+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA na Mídia: Dados do Monitor Energia integram nota da FNCE contra a recontratação da usina Candiota

Dados do Monitor Energia do Instituto Internacional ARAYARA integram nota publicada pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE), que ganhou destaque hoje (14) em matérias publicadas nos portais O GloboEIXOS ,  Portal Tela, Isto É Dinheiro e UOL.

A FNCE criticou a possível recontratação da usina de Candiota, defendendo o fim da geração a carvão no Brasil. Dados do estudo lançado pela ARAYARA em dezembro  do ano passado,  UTE Candiota 2050 – O futuro insustentável da produção de energia elétrica a partir do carvão mineral subsidiado foram mencionados pela frente em nota que também defende que governo encontre alternativas para as comunidades que dependem do carvão mineral. Os dados fazem parte do Monitor de Energia, plataforma online com estudos, dados, infográficos e legislações sobre a matriz energética do Brasil.

Acesse a nota emitida pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia: Nota_FNCE_MP do Carvão_13022025 (1).docx (3)

 

De acordo com o estudo, o Rio Grande do Sul possui 90% das reservas de carvão do Brasil, sendo que 40% estão em Candiota. A cidade abriga as usinas de Candiota e Pampa Sul, tornando-se o maior emissor de gases do efeito estufa do estado. A UTE Candiota III já emitiu 21,5 milhões de toneladas de CO2 equivalente, e ambas as usinas estão entre as maiores emissoras do Sistema Interligado Nacional.

Em reunião no Ministério de Minas e Energia esta semana, a bancada gaúcha e o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), pediram a edição de uma medida provisória que garanta a volta ao funcionamento de Candiota.

Seria uma alternativa à derrubada dos vetos da lei das eólicas offshore, sancionada em janeiro sem os dispositivos que previam a recontratação de termelétricas a gás e a carvão.

Sobre a FNCE

A Frente Nacional dos Consumidores de Energia, da qual o Instituto Internacional ARAYARA é membro fundador e ocupa uma cadeira no Conselho de Gestão,  é uma coalizão que reúne organizações de diversos segmentos para participar ativamente das discussões sobre o Setor Elétrico Brasileiro. Sua atuação foca na formulação e acompanhamento de políticas públicas para defender os interesses de todos os consumidores de energia.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Na Mídia | Flexibilização do licenciamento ambiental entra em vigor nesta quarta com ações no STF alegando inconstitucionalidade

Derrubada de 56 vetos de Lula pelo Congresso restituiu ao texto dispositivos que ampliam modalidades simplificadas, reduzem a participação de órgãos setoriais e restringem exigências previstas em normas anteriores Por Luis Felipe Azevedo — Rio de Janeiro – O Globo   A Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que flexibiliza o processo de concessão de licenças, entrou em vigor nesta quarta-feira, 180

Leia Mais »

Na mídia | Fracking: STJ pode avaliar uso de técnica controversa e redefinir exploração de gás neste semestre

Processo que discute viabilidade jurídica e condições técnicas para o fraturamento hidráulico foi instaurado pelo tribunal após 11 anos de impasse; tema mobiliza mais de 500 municípios brasileiros Por: Gabriela da Cunha –  Estadão.com Com a volta do ano judiciário, em fevereiro, o STJ pode levar a julgamento, ainda neste semestre, a ação sobre o uso do fracking no País.

Leia Mais »

Mega-Sena do Carvão Mineral: O prêmio de R$ 1 bilhão que o brasileiro pagou na conta de luz em 2025 para o setor elétrico carbonífero

O prêmio histórico de R$ 1,09 bilhão da Mega da Virada 2025 não é apenas o maior já pago aos apostadores: ele se aproxima do montante bilionário que o Governo Federal, sobre as diretrizes do Ministério de Minas e Energia, destinou em subsídios a apenas duas termelétricas a carvão mineral na Região Sul do Brasil no ano passado.    O

Leia Mais »