+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA conquista cadeira no Fórum Nacional de Transição Energética (Fonte)

O Fórum Nacional de Transição Energética (Fonte) realizou, ontem (15/4), a eleição para o ciclo 2025/2026. Entre as instituições da sociedade civil organizada, o Instituto Internacional ARAYARA foi eleito para ocupar a cadeira referente à temática de petróleo e gás. Além disso, a organização contribuirá com as discussões em todas as temáticas abordadas pelo Fórum.

O resultado da eleição é celebrado pela ARAYARA como um reconhecimento à sua trajetória e contribuição técnica na área de energia. A diretora executiva da instituição, Nicole Figueiredo de Oliveira, destacou que a publicação do edital era aguardada com grande expectativa e representa um marco fundamental para assegurar a participação das múltiplas vozes da sociedade no debate e na construção de políticas públicas voltadas à transição energética no Brasil.

“A habilitação da ARAYARA no Fonte é uma grande responsabilidade e simboliza o reconhecimento de uma trajetória de 33 anos, ao longo da qual aprimoramos nossa capacidade técnica e fortalecemos nosso compromisso com a formulação de políticas energéticas sustentáveis”, afirma Oliveira.

No subsegmento Organização da Sociedade Civil – OSC foram eleitas:

-Biocombustíveis e Transporte
1 vaga
WWF-Brasil

-Elétrico e suas fontes relacionadas à transição energética
2 vagas
Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA)
Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc)

-Mineral
1 vaga
Associação Reverbera/Observatório da Mineração

-Petróleo e Gás
1 vaga
Instituto Internacional ARAYARA

-Temas Transversais: Consumidores
1 vaga
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC)

-Temas Transversais: Mudanças Climáticas e Transição Energética
1 vaga
Instituto E+ Transição Energética (E+)

Sobre o Fórum Nacional de Transição Energética (Fonte)

O Fonte é um mecanismo permanente e consultivo da Política Nacional de Transição Energética (PNTE), criado para ampliar e democratizar as discussões sobre a transição energética no Brasil. Composto por 87 membros, o fórum é estruturado para assegurar equilíbrio entre os setores governamental, produtivo e sociedade civil e apresentará anualmente uma carta de recomendações ao CNPE – Conselho Nacional de Política Energética.

O processo seletivo seguiu os critérios definidos em edital, incluindo análise documental e prazo para recursos. Confira o resultado geral de seleção das instituições da sociedade civil para o plenário do Fonte para o biênio 2025/2026.

 

 

Foto: reprodução/  Carlo Columba/CC – Creative Commons

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Ambientalistas pedem suspensão de leilão da ANP e preparam ação judicial

Ambientalistas alegam riscos para áreas ambientalmente sensíveis, como Foz do Amazonas e Potiguar. Governo afirma cumprir regras ambientais e minimiza ação, enquanto organizações prometem ação judicial BRASÍLIA – Ambientalistas e organizações da sociedade civil, integrantes do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), encaminharam um manifesto a vários órgãos federais esta semana, no qual pedem a suspensão imediata do próximo leilão

Leia Mais »

Falta de quórum impede andamento da CPI do Rio Melchior no DF pela terceira vez

A terceira reunião ordinária da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a poluição do Rio Melchior, no Distrito Federal, foi cancelada nesta quinta-feira (24), mais uma vez por falta de quórum. Desde a primeira reunião a CPI não consegue ser realizada pelo não comparecimento de todos os deputados distritais. A ausência de parlamentares, incluindo suplentes, gerou críticas por parte

Leia Mais »