O Fórum Nacional de Transição Energética (Fonte) realizou, ontem (15/4), a eleição para o ciclo 2025/2026. Entre as instituições da sociedade civil organizada, o Instituto Internacional ARAYARA foi eleito para ocupar a cadeira referente à temática de petróleo e gás. Além disso, a organização contribuirá com as discussões em todas as temáticas abordadas pelo Fórum.
O resultado da eleição é celebrado pela ARAYARA como um reconhecimento à sua trajetória e contribuição técnica na área de energia. A diretora executiva da instituição, Nicole Figueiredo de Oliveira, destacou que a publicação do edital era aguardada com grande expectativa e representa um marco fundamental para assegurar a participação das múltiplas vozes da sociedade no debate e na construção de políticas públicas voltadas à transição energética no Brasil.
“A habilitação da ARAYARA no Fonte é uma grande responsabilidade e simboliza o reconhecimento de uma trajetória de 33 anos, ao longo da qual aprimoramos nossa capacidade técnica e fortalecemos nosso compromisso com a formulação de políticas energéticas sustentáveis”, afirma Oliveira.
No subsegmento Organização da Sociedade Civil – OSC foram eleitas:
-Biocombustíveis e Transporte
1 vaga
WWF-Brasil
-Elétrico e suas fontes relacionadas à transição energética
2 vagas
Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA)
Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc)
-Mineral
1 vaga
Associação Reverbera/Observatório da Mineração
-Petróleo e Gás
1 vaga
Instituto Internacional ARAYARA
-Temas Transversais: Consumidores
1 vaga
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC)
-Temas Transversais: Mudanças Climáticas e Transição Energética
1 vaga
Instituto E+ Transição Energética (E+)
Sobre o Fórum Nacional de Transição Energética (Fonte)
O Fonte é um mecanismo permanente e consultivo da Política Nacional de Transição Energética (PNTE), criado para ampliar e democratizar as discussões sobre a transição energética no Brasil. Composto por 87 membros, o fórum é estruturado para assegurar equilíbrio entre os setores governamental, produtivo e sociedade civil e apresentará anualmente uma carta de recomendações ao CNPE – Conselho Nacional de Política Energética.
O processo seletivo seguiu os critérios definidos em edital, incluindo análise documental e prazo para recursos. Confira o resultado geral de seleção das instituições da sociedade civil para o plenário do Fonte para o biênio 2025/2026.
Foto: reprodução/ Carlo Columba/CC – Creative Commons