+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Alerta Vermelho: Petrobras avança na intenção de explorar petróleo na Margem Equatorial

O Instituto Internacional ARAYARA repudia decisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de aprovar que a Petrobras coloque em curso o plano de resgate de animais em caso de vazamento de óleo na Margem equatorial, no Amapá.

Por: Agência Avenida

A ARAYARA referência internacional em estudos climáticos, lidera campanha contra o Leilão para a exploração de petróleo na Foz do Amazonas e Margem Equatorial, marcado para 17 de junho. 

De acordo com o Instituto, essa aprovação permite que a estatal realize vistorias e simulações de emergência na região, classificando a autorização do IBAMA um avanço no processo para que a Petrobras obtenha a licença de perfuração de um poço na Bacia da Foz do Amazonas.

A empresa já preparou uma base de fauna em Oiapoque e iniciou a limpeza da sonda que será usada, aguardando a decisão final do Ibama. A realização da Avaliação Pré-Operacional (APO), com exercícios práticos de resposta a emergências, é a próxima etapa. A Petrobras comemora o avanço e afirma estar preparada para atuar de forma segura.

O Instituto ARAYARA, no entanto, contesta:

A área é infinitamente mais sensível e perigosa do que falam os integrantes do governo, para os quais o projeto é considerado estratégico e apoiado por líderes políticos locais. Não adianta simular resgate de animais, se quando há um acidente não simulado, a fauna ou a área impactada não são salvas, diz Vinícius Nora, gerente de Oceanos e Clima. Lembrando que a Petrobrás tem histórico de envolvimento em desastres ambientais por derramamento de óleo, cujos reflexos se estendem até hoje, citando, entre outros, os vazamentos ocorridos em Campos, Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio, no litoral do estado do Rio de Janeiro, e em Sergipe.

– A ARAYARAtem levantamentos em seus “Monitor da Amazônia livre de petróleo e gás” e “Monitor Oceano“, abertos a quem quiser consultar, mostrando os riscos e impactos a biomas, terras indígenas, setor econômico da pesca e áreas costeiras sensíveis com a exploração de petróleo.

Nos próximos dias, o Instituto lança a campanha “Pare o Leilão do Juízo Final”, envolvendo as diversas áreas que poderão ser afetadas, como Fernando de Noronha.

Foto: reprodução /Inês Campelo/MZ Conteúdo

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

XI Encontro e Feira dos Povos do Cerrado destaca luta por território e direitos no bioma mais ameaçado do Bras

Por quatro dias, entre 10 e 13 de setembro, a sede da FUNARTE, em Brasília, se transforma em um espaço de celebração, resistência e mobilização. O XI Encontro e Feira dos Povos do Cerrado reúne centenas de representantes indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, extrativistas e outros povos e comunidades tradicionais do bioma.  Promovido pela Rede Cerrado e parceiros, o evento é

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Legislativo sedia lançamento do programa nacional de proteção a ativistas ambientais

Ação foi realizada em parceria do Instituto Internacional Arayara com a Frente Parlamentar Mista Ambientalista e em Defesa de Territórios dos Povos e Comunidades Tradicionais, coordenada pelo deputado Marcelino Galo (PT). A Assembleia Legislativa sediou, nesta quinta-feira (11), o lançamento do programa nacional Defensores dos Defensores na Bahia. A iniciativa tem como objetivo oferecer proteção a ativistas engajados em causas

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Instituto Arayara lança programa de proteção a defensores ambientais em Salvador

Evento na Assembleia Legislativa da Bahia reuniu parlamentares, movimentos sociais e comunidades tradicionais em defesa da vida, dos territórios e da justiça climática. No Dia do Cerrado, celebrado ontem (11/09), o Instituto Internacional Arayara realizou em Salvador, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o lançamento do programa “Defensores dos Defensores”, iniciativa de proteção a ativistas ambientais que enfrentam ameaças em

Leia Mais »

COP30 e defesa de comunidades tradicionais são tema de debate em Salvador

O Instituto Internacional ARAYARA esteve presente nesta sexta-feira (12/09), em Salvador, no evento “Justiça Socioambiental e Territorial: Rumo à COP30”, organizado pelo Fórum em Defesa das Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais da Bahia e pelo Grupo Ambientalista da Bahia (Gamba), em parceria com o Ministério Público Federal (MPF). Realizado no auditório do MPF, o encontro contou com a participação especial

Leia Mais »