+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Alerta Vermelho: Petrobras avança na intenção de explorar petróleo na Margem Equatorial

O Instituto Internacional ARAYARA repudia decisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de aprovar que a Petrobras coloque em curso o plano de resgate de animais em caso de vazamento de óleo na Margem equatorial, no Amapá.

Por: Agência Avenida

A ARAYARA referência internacional em estudos climáticos, lidera campanha contra o Leilão para a exploração de petróleo na Foz do Amazonas e Margem Equatorial, marcado para 17 de junho. 

De acordo com o Instituto, essa aprovação permite que a estatal realize vistorias e simulações de emergência na região, classificando a autorização do IBAMA um avanço no processo para que a Petrobras obtenha a licença de perfuração de um poço na Bacia da Foz do Amazonas.

A empresa já preparou uma base de fauna em Oiapoque e iniciou a limpeza da sonda que será usada, aguardando a decisão final do Ibama. A realização da Avaliação Pré-Operacional (APO), com exercícios práticos de resposta a emergências, é a próxima etapa. A Petrobras comemora o avanço e afirma estar preparada para atuar de forma segura.

O Instituto ARAYARA, no entanto, contesta:

A área é infinitamente mais sensível e perigosa do que falam os integrantes do governo, para os quais o projeto é considerado estratégico e apoiado por líderes políticos locais. Não adianta simular resgate de animais, se quando há um acidente não simulado, a fauna ou a área impactada não são salvas, diz Vinícius Nora, gerente de Oceanos e Clima. Lembrando que a Petrobrás tem histórico de envolvimento em desastres ambientais por derramamento de óleo, cujos reflexos se estendem até hoje, citando, entre outros, os vazamentos ocorridos em Campos, Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio, no litoral do estado do Rio de Janeiro, e em Sergipe.

– A ARAYARAtem levantamentos em seus “Monitor da Amazônia livre de petróleo e gás” e “Monitor Oceano“, abertos a quem quiser consultar, mostrando os riscos e impactos a biomas, terras indígenas, setor econômico da pesca e áreas costeiras sensíveis com a exploração de petróleo.

Nos próximos dias, o Instituto lança a campanha “Pare o Leilão do Juízo Final”, envolvendo as diversas áreas que poderão ser afetadas, como Fernando de Noronha.

Foto: reprodução /Inês Campelo/MZ Conteúdo

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Categorias
Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

LRCAP 2026: Retorno do Carvão Mineral Eleva Riscos Climáticos e Custos Energéticos ao Consumidor Brasileiro

O Instituto Internacional ARAYARA, como a maior ONG de litigância climática e ambiental da América Latina, informa à sociedade brasileira que vê com preocupação os resultados do Leilão – Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência de 2026 (LRCAP 2026) – UTEs a Gás Natural, Carvão Mineral e UHEs, que ocorreu hoje hoje (18.03). A Empresa de Pesquisa

Leia Mais »

Guerra no Irã e a transição energética

Por: Urias Neto – Engenheiro Ambiental, Gerente de Engenharia Ambientas e Ciências/Licenciamento Ambiental A possibilidade de que os Estados Unidos e Israel tenham subestimado a capacidade militar do Irã pode contribuir para a prolongação dos conflitos no Oriente Médio. Um conflito mais duradouro tende a ampliar as tensões no mercado internacional de energia, sobretudo porque a região concentra parte significativa

Leia Mais »

Instituto Internacional Arayara participa de encontro que celebra os 45 anos do Sistema Nacional do Meio Ambiente

Com presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Herman Benjamin, evento debateu os avanços e desafios da governança ambiental no país   O Instituto Internacional Arayara participou, nesta terça-feira (10), no auditório do Ibama, em Brasília, da celebração dos 45 anos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). O diretor Juliano

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Liminar pede exclusão de térmicas a carvão do LRCap

Por: Camila Maia – MegaWhat 05/03/2026 Na petição, o instituto argumenta que as características operacionais dessas usinas são incompatíveis com o objetivo central do leilão, que é contratar potência flexível capaz de responder rapidamente às necessidades do sistema elétrico. O mecanismo foi desenhado justamente para lidar com um sistema com participação crescente de fontes intermitentes, como eólica e solar, que

Leia Mais »