+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Conexão Amazônia-Indonésia: Cinema e Sabedoria Ancestral Unem o Sul Global Contra a Crise Climática

A experiência de comunidades tradicionais do Brasil e da Indonésia converge na luta pela justiça climática. Essa foi a força motriz do evento “Vozes da Indonésia: Conhecimento Indígena, Alimentos Azuis e Narrativas Climáticas”, que transformou o ARAYARA Amazon Climate Hub em um palco de intercâmbio Sul-Sul na noite de sábado, 15 de novembro.

Promovido pelo The Climate Reality Project Indonesia, o encontro uniu jovens líderes, o Movimento Escoteiro e o público da COP30 para debater soluções e narrativas de resistência, focando no poder da comunicação e da identificação global.

Um Espelho de Vulnerabilidade Global

As falas de abertura, conduzidas por Arefah Handayani (Gerente de Ação Comunitária do Climate Reality Indonesia) e Pedro Jesús (Organização Mundial do Movimento dos Escoteiros), destacaram a semelhança dos desafios enfrentados pelos dois países.

“Os problemas que o Brasil enfrenta são parecidos com os que a Indonésia enfrenta em relação à emergência climática,” observaram os painelistas, que reforçaram que a juventude deve estar à frente da luta.

Eles lembraram a urgência do momento, dez anos após o Acordo de Paris, ressaltando que “os níveis do mar já subiram, o 1,5º já está alcançado”, o que exige que projetos de adaptação e mitigação se transformem em “implementação e ações concretas” nos territórios.

O Poder Político da História Contada

O ponto central da noite foi a exibição do documentário Demokrasi. A diretora, Ahgnetta, destacou em mensagem de vídeo a relação do título com a justiça climática, criticando a “falha dos sistemas de governos e instituições em assistir às populações mais vulneráveis” e a fragilidade da democracia no Sul Global.

O filme ilustrou como a crise é sentida em três ambientes diferentes da Indonésia – urbano, costeiro e de povos originários – gerando forte conexão com o público brasileiro. O potencial da comunicação para gerar identificação foi ressaltado por Isaura Rodriguez (Organização Mundial do Movimento dos Escoteiros).

“Eu acredito muito no poder de contar histórias. E contar histórias em vídeo tem um potencial muito forte, é diferente de falar aqui sobre isso,” afirmou Isaura.

A emoção na plateia refletiu essa conexão. Uma participante, de uma comunidade tradicional de pesca do Rio Grande do Norte, compartilhou:

“Me senti muito representada, me emocionou… É incrível como a minha vivência se conecta com as vivências de pessoas do outro lado do mundo.”

Os relatos difíceis do filme abriram o debate sobre ecoansiedade, reforçando que falar sobre os impactos nos territórios e os sentimentos gerados pela crise é parte crucial da ação climática.

O evento buscou conectar saberes tradicionais com as políticas globais, promovendo um diálogo sobre o Conhecimento Indígena como base de resiliência e as dietas de Alimentos Azuis como estratégias de adaptação.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Na Mídia | Flexibilização do licenciamento ambiental entra em vigor nesta quarta com ações no STF alegando inconstitucionalidade

Derrubada de 56 vetos de Lula pelo Congresso restituiu ao texto dispositivos que ampliam modalidades simplificadas, reduzem a participação de órgãos setoriais e restringem exigências previstas em normas anteriores Por Luis Felipe Azevedo — Rio de Janeiro – O Globo   A Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que flexibiliza o processo de concessão de licenças, entrou em vigor nesta quarta-feira, 180

Leia Mais »

Na mídia | Fracking: STJ pode avaliar uso de técnica controversa e redefinir exploração de gás neste semestre

Processo que discute viabilidade jurídica e condições técnicas para o fraturamento hidráulico foi instaurado pelo tribunal após 11 anos de impasse; tema mobiliza mais de 500 municípios brasileiros Por: Gabriela da Cunha –  Estadão.com Com a volta do ano judiciário, em fevereiro, o STJ pode levar a julgamento, ainda neste semestre, a ação sobre o uso do fracking no País.

Leia Mais »

Mega-Sena do Carvão Mineral: O prêmio de R$ 1 bilhão que o brasileiro pagou na conta de luz em 2025 para o setor elétrico carbonífero

O prêmio histórico de R$ 1,09 bilhão da Mega da Virada 2025 não é apenas o maior já pago aos apostadores: ele se aproxima do montante bilionário que o Governo Federal, sobre as diretrizes do Ministério de Minas e Energia, destinou em subsídios a apenas duas termelétricas a carvão mineral na Região Sul do Brasil no ano passado.    O

Leia Mais »