+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA na Mídia: Entidades vão à Justiça contra leilão da ANP com áreas na foz do Amazonas

Organizações ainda lançaram carta pedindo exclusão definitiva de blocos em áreas de maior sensibilidade ambiental de certames da agência.

Clima Info – Ambientalistas e organizações da sociedade civil encaminharam um manifesto a vários órgãos federais pedindo a suspensão imediata do próximo leilão da Agência Nacional do Petróleo (ANP), marcado para 17 de junho. Além disso, o Instituto Arayara prepara uma ação judicial para impedir o certame.

No documento, as entidades pedem a exclusão definitiva de blocos marítimos em áreas de maior sensibilidade ambiental dos leilões da agência, com base em manifestações da área ambiental do governo, destacou a agência eixos. Isso inclui blocos para explorar combustíveis fósseis nas foz do Amazonas e em outras bacias da Margem Equatorial, do Rio Grande do Norte ao Amapá.

O manifesto das organizações é endereçado ao presidente Lula, à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; à diretora-geral da ANP, Patrícia Baran; e à diretora executiva da COP30, Ana Toni. A carta foi apresentada na semana passada em reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) ao secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), João Paulo Capobianco, e ao presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho.

A ANP rebateu a reivindicação das organizações. Segundo a agência, todos os blocos do leilão estão sustentados por manifestações conjuntas das pastas de Minas e Energia (MME) e Meio Ambiente. E informou que potenciais interferências em áreas prioritárias para a diversidade são avaliadas durante o processo de licenciamento – ou seja, jogou a bola para o IBAMA.

A justificativa não convenceu o Instituto Arayara. O diretor técnico da entidade, Juliano Bueno, afirmou que vai entrar na Justiça contra o leilão. O Arayara conta com um parecer interno da área ambiental do governo pedindo a exclusão de todos os blocos marítimos da Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte. Apesar disso, as áreas foram mantidas pela ANP, com apoio do MME.

Explicando: dois pareceres, de janeiro e março deste ano, pediram a exclusão dos 31 blocos na Bacia Potiguar inicialmente listados no edital da oferta permanente de concessão de áreas de exploração. O MME ignorou o pedido e avalizou a continuidade do processo pela ANP. Após a etapa de manifestações de interesse, 16 deles estarão disponíveis na concorrência. E não porque a agência foi “boazinha” e retirou 15 áreas, mas sim porque nenhuma petroleira se interessou por elas.

Fonte: Ponto de Pauta

Foto: reprodução  – Ponto de Pauta / Petrobras

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Audiência pública sobre o fracking no STJ : uma das maiores ameaças à saúde humana e prejuízos ao agronegócio e às mulheres do Brasil

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) sedia, no dia 11 de dezembro de 2025, uma audiência pública de importância crucial para o futuro energético e ambiental do Brasil. O evento coloca em debate a exploração de gás de xisto (shale gas) por meio do fraturamento hidráulico (fracking), uma técnica não-convencional que, segundo dados e subsídios científicos compilados pelo Instituto Internacional

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Roteiro brasileiro para fim dos combustíveis fósseis começa a sair do papel

Lula dá 60 dias para os ministérios do Meio Ambiente, Fazenda e Minas e Energia, e Casa Civil apresentarem as diretrizes para a transição energética justa, mas condiciona financiamento à exploração de petróleo e gás O despacho publicado ontem no Diário Oficial da União onde o presidente Lula convoca os ministérios de Minas e Energia, Fazenda e Meio Ambiente e mais a

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Direitos humanos e violência política são temas de roda de conversa nesta quarta (10)

A atividade realizada no Dia Internacional dos Direitos Humanos, acontece na sede da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD) Nesta quarta-feira, 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, roda de conversa sobre Direitos Humanos e Violência Política, acontece às 9h, na Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), no Pelourinho. O encontro, iniciativa da vereadora Eliete Paraguassu (PSOL), tem como objetivo fortalecer a

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: STJ:audiência pública discute fracking e impactos ambientais na exploração de gás de xisto

Por Gabriela da Cunha Rio, 8/12/2025 – O Superior Tribunal de Justiça (STJ) analisará nesta quinta-feira, 11, a possibilidade de uso do fraturamento hidráulico (fracking) na exploração de óleo e gás de xisto, durante audiência pública convocada pela Primeira Seção sob relatoria do ministro Afrânio Vilela. No primeiro bloco, apresentarão argumentos o Ministério Público Federal, a Agência Nacional do Petróleo,

Leia Mais »