+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Moradores afetados pela chuva em SC contam prejuízos causados por alagamentos e deslizamentos

A chuva causou estragos em ao menos 17 municípios catarinenses. No Vale do Itajaí, 14 pessoas ficaram desabrigadas.

chuva dos últimos dias em Santa Catarina continua provocando estragos em diversas cidades. Segundo a Defesa Civil estadual e prefeituras, desde domingo (17) ao menos 17 cidades registraram prejuízos após deslizamentos, quedas de árvores e bloqueios de vias.

Nesta sexta-feira (22), o risco de desastres no estado permanece alto, já que a previsão de tempo indica condições para instabilidade. Até o momento, não há ocorrência envolvendo feridos ou mortos.

Em Rio dos Cedros, uma família com três pessoas precisou deixar a residência momentaneamente por risco de deslizamento de terra na noite de quarta-feira (20).

Em Timbó, no Vale do Itajaí, 14 pessoas ficaram desabrigadas na quinta-feira (21). A prefeitura enviou os desabrigados para uma escola na cidade e abriu dois abrigos para as famílias guardarem móveis e objetos. Outras pessoas atingidas foram para casa de amigos ou parentes.

Apesar da chuva dos últimos dias, foi na manhã de quinta que a diarista Meire Silva viu a água do Rio Benedito, que corta Timbó, entrar rapidamente na residência onde mora. Sem conseguir tirar todos os móveis, ela precisou deixar o local e recebeu ajuda de amigos.

“Perdi um monte de coisa, tem um monte de coisas dentro de casa. O que eu pude tirar estou tirando e estou indo embora. Estou indo na casa de amigos meus, que estão me abrigando, estão me dando um lugar pra colocar as minhas coisas. Aí não sei … Se daqui uma semana ou alguns dias eu puder voltar…. Porque eu não tenho para onde ir”, contou.

Ruas e casas atingidas pela chuva em Timbó na tarde de quinta-feira — Foto: Luiz Sousa/ NSC TV

Ruas e casas atingidas pela chuva em Timbó na tarde de quinta-feira — Foto: Luiz Sousa/ NSC TV

Cidades atingidas de 17 a 21 de janeiro

  1. Pescaria Brava: deslizamento de pequena encosta, derrubando muro no entorno de residência;
  2. Bom Retiro: quedas de barreiras e danificando bueiro;
  3. Imbituba: oito residências alagadas;
  4. Ilhota: bairros do município atingidos;
  5. Rodeio: queda de muro, deslizamento de terra, alagamentos;
  6. Brusque: ocorrências relacionadas às chuvas;
  7. Apiúna: quedas de barreiras e árvores;
  8. Papanduva: quatro casas foram invadidas pela água;
  9. Itaiópolis: alagamentos, com desmoronamento de muros e comprometimento de moradias;
  10. Benedito Novo: transbordamento na calha do Rio Benedito, deslizamento de terras;
  11. São João do Itaperiú: alagamentos em ruas urbanas e rurais do município;
  12. Balneário Piçarras: deslizamentos, alagamentos enchente;
  13. Jaraguá do Sul: deslizamento de terra e quedas de árvores;
  14. Rio dos Cedros: uma família desalojada;
  15. Timbó: alagamentos e 14 desabrigados;
  16. Florianópolis: deslizamento de terra e alagamentos;
  17. São José: queda de árvores e alagamentos.

Fonte: G1

Imagens: Luiz Sousa/ NSC TV

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Aviso de Convocação – Assembleia Geral Ordinária

O Instituto Internacional ARAYARA convoca os(as) associados(as) com filiação regular e quites com as taxas anuais e remidas, e que estejam em pleno gozo de seus direitos estatutários, para a Assembleia Geral Ordinária a ser realizada em formato híbrido no dia 18 de dezembro de 2025, às 18h30 em primeira chamada e às 19h00 em segunda chamada. A participação poderá

Leia Mais »

Audiência pública sobre o fracking no STJ : uma das maiores ameaças à saúde humana e prejuízos ao agronegócio e às mulheres do Brasil

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) sedia, no dia 11 de dezembro de 2025, uma audiência pública de importância crucial para o futuro energético e ambiental do Brasil. O evento coloca em debate a exploração de gás de xisto (shale gas) por meio do fraturamento hidráulico (fracking), uma técnica não-convencional que, segundo dados e subsídios científicos compilados pelo Instituto Internacional

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Roteiro brasileiro para fim dos combustíveis fósseis começa a sair do papel

Lula dá 60 dias para os ministérios do Meio Ambiente, Fazenda e Minas e Energia, e Casa Civil apresentarem as diretrizes para a transição energética justa, mas condiciona financiamento à exploração de petróleo e gás O despacho publicado ontem no Diário Oficial da União onde o presidente Lula convoca os ministérios de Minas e Energia, Fazenda e Meio Ambiente e mais a

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Direitos humanos e violência política são temas de roda de conversa nesta quarta (10)

A atividade realizada no Dia Internacional dos Direitos Humanos, acontece na sede da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD) Nesta quarta-feira, 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, roda de conversa sobre Direitos Humanos e Violência Política, acontece às 9h, na Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), no Pelourinho. O encontro, iniciativa da vereadora Eliete Paraguassu (PSOL), tem como objetivo fortalecer a

Leia Mais »