+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

2020 tem o janeiro mais quente da história, diz agência americana

Em 141 anos de medições da Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa, na sigla em inglês), nunca houve um janeiro tão quente como o de 2020.  É o 44º janeiro consecutivo em que o primeiro mês do ano registra temperatura acima da média e o 421º mês com temperatura acima da média para o século 20. 

A temperatura global (terra e oceano) ficou 1,14°C acima da média para o século 20, ultrapassando o recorde de janeiro de 2016 em 0,02°C.

Olhando os hemisférios separadamente, o Norte também teve o janeiro mais quente da história, com 1,5°C acima da média. Já o Sul registra o segundo no ranking. Com 0,78°C acima da média em 2020, fica atrás de janeiro de 2016. 

Outros eventos climáticos que apareceram no relatório da agência americana foram temperaturas recordes em partes de Escandinávia, Ásia, Oceano Índico, Oceano Pacífico central e ocidental, Oceano Atlântico e América Central e do Sul. 

Também chamou a atenção que a cobertura antártica de gelo marinho ficou 9,8% abaixo da média e empatou com janeiro de 2011 como o 10º menor.

Além disso, a cobertura de neve do Hemisfério Norte ficou abaixo da média de 1981-2010, com a 18ª menor em janeiro no recorde de 54 anos.

Fonte: GaúchaZH

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

MPE é contrário à cassação de registro de Comandante Nádia

Destinado a diversificar a matriz energética brasileira com incentivo a fontes limpas, o projeto de lei que regulamenta a exploração de energia eólica a partir de unidades instaladas no mar, o chamado PL das Eólicas Offshore, foi aprovado ontem pela Comissão de Infraestrutura do Senado. Os parlamentares aprovaram na íntegra o relatório do senador Weverton Rocha (PDT-MA), que, além de

Leia Mais »

Terra Indígena Rio dos Pardos: da luta à conquista

O povo indígena Xokleng, conhecido por sua profunda conexão com a natureza, ocupou uma vasta área do Planalto Norte Catarinense, porém, quase desapareceu devido à colonização no início do século 20. Os indígenas sobreviventes foram confinados em pequenas parcelas de terra, estabelecidas pelo Estado em 1914, medida que seguiu marginalizando esse povo em prol do desenvolvimento econômico predatório. Entre as áreas concedidas

Leia Mais »

Estudo sobre Carvão Mineral tem lançamento em Candiota (RS), região que abriga 90% das reservas do Brasil

Plataforma reunirá dados sobre impacto da exploração subsidiada do mineral, a pior fonte de energia para potencializar os eventos climáticos extremos No próximo dia 16 de dezembro, o Instituto Internacional Arayara lançará oficialmente o Monitor de Energia, plataforma online com estudos, dados, infográficos e legislações sobre a matriz energética do Brasil. Na ocasião será apresentado o estudo UTE Candiota 2050 –

Leia Mais »

Marco regulatório de energia offshore passa pela Comissão de Infraestrutura do Senado

A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado aprovou aprovou aprovou nesta terça-feira (10) o projeto de lei (PL) 576/2021, conhecido como o marco regulatório para a exploração de energia elétrica offshore (no mar). O texto deve passar nesta quarta-feira (11) no Plenário da Casa para depois seguir para

Leia Mais »