+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Procuradoria Geral do Município de Macaé reconhece eleição de Thiers Wilberger como Vice-Presidente do COMMADS

COMUNICADO DE IMPRENSA

Macaé, 22 de junho de 2023 

A Procuradoria Geral do Município de Macaé emitiu uma determinação hoje, reconhecendo a eleição de Thiers Wilberger, representante da ARAYARA, para incorporar a vice-presidência do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (COMMADS). Essa decisão representa uma vitória para o Instituto Internacional Arayara e para todos os ativistas ambientais engajados na luta pela preservação do meio ambiente.

Desde o dia 15 de agosto de 2022, a ARAYARA tem lutado pela garantia do direito de representar os interesses da comunidade no Conselho de Meio Ambiente de Macaé. A organização propôs uma ação legal contestando o parecer favorável da Procuradoria Geral do Município ao pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaé (CDL) para invalidar não apenas a eleição dos conselheiros para o biênio 2022-2024, realizada em 25 de abril, mas também todos os atos praticados pelo órgão desde então.

Através de uma eleição legítima, Thiers Wilberger, renomado biólogo e ambientalista, foi eleito por uma ampla margem de oito votos a favor e dois contra para incorporar a vice-presidência do COMMADS. Com essa conquista, a ARAYARA assegurou sua presença no conselho, reforçando sua capacidade de fiscalizar e promover a preservação ambiental na cidade de Macaé.

Como membro do COMMADS, a ARAYARA tem se dedicado a defender iniciativas que visam proteger o rio Macaé e áreas de preservação permanente, como as restingas. Uma das preocupações centrais diz respeito ao rio, que está sob pressão devido à anunciada expansão de usinas termelétricas. Atualmente, existem planos para a construção de 11 usinas na cidade, o que representa um risco para a segurança hídrica do município, que já enfrenta problemas críticos de escassez de água.

A alegação do CDL, acolhida pela Procuradoria de Macaé, para anular uma eleição legítima, é uma tentativa ilegal e inconstitucional de violar um direito adquirido pela ARAYARA. No entanto, por meio de uma liminar concedida pela justiça de Macaé, a instituição conseguiu manter seu representante na vice-presidência do COMMADS e suspendeu os atos do conselho desde o dia 15 de agosto, quando deliberadamente tentaram anular ilegalmente a eleição de Thiers Wilberger.

A ARAYARA continua empenhada em sua missão de proteger o meio ambiente e defender os interesses da comunidade de Macaé. A organização acredita que a decisão da Procuradoria Geral do Município é um passo importante para garantir a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região.

 

Para mais informações, favor entrar em contato com:

Nome: Sara Ribeiro

Cargo: Gerente de Mídias, Produtos, Comunicação e Eventos

Empresa: Instituto Internacional Arayara

Endereço: Rua Gaspar Carrilho Junior, 001 – Bosque Gutierrez – Memorial Chico Mendes 80810210 Curitiba, PR.

E-mail: sara.ribeiro@arayara.org 

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

3 Comentários

  1. Hugo Zecchn

    Importante conquista que arroja a luta ambiental num patamar elevado traduzido num debate qualificado no COMMADS. Parabéns!!! Ganha a sociedade macaense e da região. Vamos juntos!!!

    Responder
    • LEONARDO ESTEVES DA SILVA

      O CDL de Macaé assumiu um papel patético frente aos riscos ambientais e da emergência climática que afeta, cada vez mais, os moradores de Macaé, especialmente os mais pobres. Com a ação obscurantista, esse CDL conseguiu de paralisar o Conselho (COMMADS) num dos momentos mais importantes da história ambiental de Macaé, onde megaprojetos de alto impacto se desenham no horizonte, enchendo de promessas – maior parte vazia – de melhoria da vida. Atuou nesse caso como um verdadeiro clubinho da ‘elite do atraso’, que mesmo com todo o seu dinheiro não sacou que não há um outro planeta exclusivo para eles.

      Responder
  2. Ketan Madeira

    Foi uma escolha assertiva. O Município de Macaé e toda a sua população, só tem a ganhar com a indicação do renomado cientista ambiental Thiers Spielberg.

    Responder

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Ao barrar licenciamento de termelétrica em Brasília, Ibama desarma ‘bomba de carbono’, diz especialista em emergência ambientais

Uma bomba de carbono acaba de ser desarmada com o indeferimento, por parte do Ibama, da Licença Prévia da Usina Termelétrica a Gás Natural Fóssil (UTE) Brasília, projeto com capacidade de 1.470 MW, proposto pela empresa Termo Norte Energia. A decisão reconhece a inviabilidade ambiental e locacional do empreendimento, duramente criticado por ambientalistas, parlamentares e pela comunidade escolar da região. Doutor

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: A emergência dos saberes tradicionais na governança Global

A emergência climática que enfrentamos exige muito mais que soluções tecnológicas pontuais; demanda uma transformação civilizatória profunda Barcelona transformou-se, em 2025, no epicentro de uma revolução silenciosa na governança climática global. Durante a terceira edição da conferência MONDIACULT, que teve suas duas primeiras reuniões no México em 1982 e 2022, se consolidou um novo paradigma que posiciona a cultura como elemento

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Brasil na contramão do clima: a conta bilionária do carvão e o risco de uma regressão energética

Brasil gasta bilhões em subsídios ao carvão, contrariando metas climáticas e atrasando a transição energética Juliano Bueno de Araújo, John Wurdig InícioCoberturas EspeciaisDiálogos da COP30 Energia não renovável Brasil na contramão do clima: a conta bilionária do carvão e o risco de uma regressão energética Brasil gasta bilhões em subsídios ao carvão, contrariando metas climáticas e atrasando a transição energética Esta

Leia Mais »