+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Transição energética justa: protagonismo das comunidades marca painel na 10ª Semana da Energia OLADE

Seguindo a programação da Missão “Transição Energética Justa e Sustentável Chile-Brasil ARAYARA 2025”, o gerente de Transição Energética, John Wurdig, e o analista técnico e climático Joubert Marques, participaram do painel “Desafíos socioterritoriales de la transición en ALC”, realizado durante a 10ª Semana da Energia da OLADE, em Santiago.

 

O debate colocou em evidência um ponto central: a transição energética só será possível se as comunidades forem protagonistas. “Não se trata apenas de instalar linhas de transmissão ou parques solares. Precisamos garantir que as comunidades compartilhem os benefícios e que os territórios afetados pelo carvão recebam um fechamento justo”, destacou uma das exposições iniciais.

A ausência de ordenamento territorial e a falta de consulta prévia adequada foram apontadas como fatores que alimentam conflitos locais. Para a pesquisadora Alicia Williner (CEPAL), o desafio está em “compatibilizar desenvolvimento sustentável, justiça social e sustentabilidade ambiental, sem perder de vista que os territórios são diversos e as comunidades precisam ser fortalecidas”.

Outro ponto debatido foi a necessidade de repartir os frutos da transição. Juan Fernando Patiño (ISA) lembrou que o setor privado precisa superar relações puramente transacionais com os territórios. “Não basta apenas mitigar impactos. As comunidades devem ser parceiras, com modelos produtivos e de governança que lhes deem autonomia e benefícios duradouros“, afirmou.

As falas também chamaram atenção para as dívidas históricas do Estado com regiões marcadas por exploração de carvão. Segundo Jessica Arias-Gaviria (Polen Transiciones Justas), é fundamental chegar a esses lugares com humildade: “São territórios onde o abandono foi estrutural. Qualquer tentativa de diálogo precisa reconhecer esse histórico e construir presença real, não apenas pesquisas ou visitas pontuais.”

A diretora do Chile Sustentável, Sara Larraín, alertou ainda para a legitimidade da transição: “Não podemos falar em energia limpa quando as comunidades seguem convivendo com cinzas e passivos tóxicos deixados por centrais a carvão. Sem reparar o passado, o Estado e as empresas perdem credibilidade para propor o futuro.”

O gerente de Transição Energética da ARAYARA destaca que a aceleração da transição energética só será possível mediante a combinação equilibrada de tecnologia, política e confiança. “ Esse caminho exige a garantia de consulta prévia efetiva, o fortalecimento do planejamento participativo e a implementação de mecanismos institucionais que assegurem que os benefícios cheguem, de forma justa e concreta, às comunidades locais“.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Congresso ‘enterrou’ de vez as medidas ambientais que protegem os biomas brasileiros

Em vez de alinhar o Brasil a uma trajetória real de transição energética justa, o cenário interno aponta para o contrário: flexibilização normativa prejudicial, criação de atalhos para megaprojetos fósseis e minerários e, agora, a tentativa de consolidar a Licença Ambiental Especial (LAE) como um instrumento de exceção. __ Passados 10 dias do término da COP30, em Belém, o Congresso

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Petróleo em Alta Reacende Alerta Ambiental

O Brasil quebrou novamente o próprio recorde de produção de petróleo. Em outubro, o país extraiu 4,03 milhões de barris de petróleo por dia e 5,255 milhões de barris de óleo equivalente (incluindo gás natural), segundo dados oficiais divulgados ontem pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). O aumento foi de 2,9% em relação a setembro e de 23,2% na comparação

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Valuing Nature, Empowering Action – Interactive Training with the CSF Calculator Hub

Irina Cabrerizo Suaznábar | December 3, 2025 Pictures / Fotos: Oruê Brasileiro / Odaraê Filmes On November 20, 2025, during COP30, we hosted the workshop “Valuing Nature, Empowering Action: Interactive Training with the CSF Calculator Hub” at the ARAYARA, Amazon Climate Hub in Belém, Brazil. The session brought together people working in conservation for a hands-on exploration of socio-environmental and economic

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Bahia propõe reconhecer a natureza como sujeito de direito

Estado quer seguir tendência de ‘constitucionalismo ecológico’ adotado em outros países, como Equador e Bolívia Por Maristela Crispim A COP30 tornou-se palco de um movimento inédito vindo do Nordeste brasileiro. O deputado Marcelino Galo (PT-BA) apresentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Direitos da Natureza, iniciativa que pretende inserir no texto constitucional baiano o reconhecimento da natureza como sujeito

Leia Mais »