+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

TFFF garante US$ 3 Bi e Haddad celebra mecanismo inédito para proteger florestas

Apesar de o governo brasileiro ter sido surpreendido com a informação de que o Reino Unido não fará aportes ao TFFF, Ministros celebram o mecanismo inédito de financiamento de florestas para sempre.

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou estar muito satisfeito e que “vai ter uma boa noite de sono” com a adesão de diversos países ao fundo de financiamento para as florestas em pé. “É um mecanismo inédito, desenvolvido pelo governo brasileiro nos últimos dois anos e hoje já tivemos o comprometimento de 3 bilhões de dólares da Noruega, anunciado na Cúpula do Clima, encontro que reúne chefes de estado antes da COP30. Só do que foi anunciado, Indonésia, Brasil Noruega e França, superamos 50% daquilo que nós imaginamos para o final do ano que vem”.

O Fundo de Florestas Tropicais para Sempre será constituido por aportes que formarão um capital com recursos diversificados, entre ações e títulos, com lucros distribuídos aos governos de países de florestas tropicais e investidores. Recursos que também terão parte destinada aos povos indígenas e comunidades tradicionais.

Ainda de acordo com o Ministro Haddad, para cada 1 dólar alocado pelo setor publico, cerca de 4 dólares serão advindos de recursos privados.
A expectativa é que a Alemanha anuncie ainda estes dias apoio financeiro ao TFFF e que o Fundo receba mais adesões até o final da Conferência.

“Defender a preservação da floresta e a garantia de direitos aos povos indígenas, povos e comunidades tradicionais que são os verdadeiros guardiões desse bioma sociobiodiverso é responsabilidade de todos nós. Proteger a floresta é importante, mas abrir para a exploração de petróleo e gás contradiz os esforços do TFFF. Esperamos que o Governo mostre coerência nessa COP30″, afirmou Nicole Figueiredo, diretora executiva do Instituto Internacional Arayara.

Texto e Foto por Fátima França/ Avenida Comunicação – ARAYARA.org

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: A toque de caixa: Senado aprova em 5 minutos lei que beneficia termelétricas a carvão

Foram necessários menos de cinco minutos nesta quinta-feira, 30 de outubro, para o Senado Federal aprovar, em votação simbólica, a Medida Provisória (MP 1.304) que altera a legislação do setor elétrico. O texto dá novos benefícios para usinas termelétricas movidas a carvão mineral e prioriza hidrelétricas no processo de licenciamento ambiental. Agora, segue para a sanção ou veto do presidente

Leia Mais »

ARAYARA toma posse no FONTE e cobra urgência e coerência na transição energética às vésperas da COP30

Ao longo desta segunda-feira (03), em Brasília, ocorreu a reunião de instalação do Plenário do Fórum Nacional de Transição Energética (FONTE), mecanismo consultivo da Política Nacional de Transição Energética (PNTE). Após mais de sete meses desde o processo eleitoral, o FONTE iniciou efetivamente suas atividades, em um encontro que reuniu representantes do governo federal, iniciativa privada e sociedade civil. Entre

Leia Mais »

ARAYARA é premiada em congresso internacional por estudo sobre financiamento halal para energia limpa

Pesquisa destaca o Green Sukuk como modelo ético e sustentável para viabilizar a transição energética, unindo princípios islâmicos e compromissos climáticos globais O Instituto Internacional ARAYARA conquistou reconhecimento internacional no Congresso Técnico-Científico Halal (CETEC Halal 2025), realizado nos dias 27 e 28 de outubro, durante o Global Halal Business Forum. O trabalho intitulado “Green Sukuk: Financiamento Halal para Projetos de

Leia Mais »