+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Semana Laudato si’: construir juntos um mundo melhor

A Semana Laudato si’ faz parte de uma campanha global por ocasião do 5º aniversário da Encíclica sobre o Cuidado da Casa comum. O tema da semana é “Tudo está conectado”. A Laudato si’ é um documento escrito há cinco anos pelo Papa Francisco.

Teve início hoje, sábado (16/05), a Semana Laudato si’, uma iniciativa promovida pelo Vaticano, que se concluirá em 24 de maio, ao meio dia, hora local, com um Dia Mundial de Oração.

A Semana Laudato si’ faz parte de uma campanha global por ocasião do 5º aniversário da Encíclica sobre o Cuidado da Casa comum. O tema da semana é “Tudo está conectado”. De 16 a 24 de maio, os católicos são convidados a participar de seminários de formação on-line, interativos e colaborativos.

Numa mensagem de vídeo, divulgada recentemente, o Papa Francisco encoraja os fiéis a participar e a pensar no futuro da nossa Casa comum.

“Que tipo de mundo queremos deixar para aqueles que vêm depois de nós, para as crianças que estão crescendo?” A partir dessa pergunta, o Papa renova seu “apelo urgente a fim de responder à crise ecológica, ao grito da terra e ao grito dos pobres que não podem mais esperar. Cuidemos da criação, presente do nosso bom Deus criador. Celebremos juntos a Semana Laudato si’. Que Deus os abençoe e não se esqueçam de rezar por mim”, afirma o Papa na videomensagem.

Brasil

No Brasil, a 350.org está potencializando a luta pela chamada casa comum e sua proteção. Em uma campanha digital, a organização quer alertar as pessoas sobre a conexão de tudo que nos cerca. A ação dura até o dia 5 de junho de 2020, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Para o 5 de junho, às 20h, horário de Brasília, a 350.org convida a todos que acendam uma vela e coloquem na janela de suas casas para sinalizar sua preocupação e cuidado com a casa comum e a saúde da humanidade.

Para Renan Andrade, gestor ambiental e coordenador do programa Fé, Paz e Clima da 350.org no Brasil, o momento mundial pede essa reflexão. “Propusemos uma vigília porque todos precisamos de um momento de reflexão. Precisamos que as pessoas se unam em uma grande corrente de fé e cuidem umas das outras, cuidem do planeta, do próximo e todas as formas de vida. Tudo está interligado, como disse o Papa Francisco na Laudato si`. A pandemia que o mundo enfrenta, hoje, confirma isso”, afirmou Andrade.

Veja, a seguir, a mensagem do Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, sobre a Semana Laudato si’.

Com informações do Vaticano

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Técnicos do Ibama rejeitam licença de exploração de petróleo na Foz do Amazonas, mas presidente do órgão mantém discussão

Em uma decisão que reflete o impasse entre as áreas técnica e administrativa, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) analisou a concessão de licença para exploração de petróleo pela Petrobras no bloco 59 da Bacia da Foz do Amazonas A nota técnica, assinada por 26 técnicos do órgão, recomendou o arquivamento do pedido da

Leia Mais »

Biodiversidade em perigo: aquecimento dos oceanos e branqueamento dos corais

Entrevistada pelo Instituto Internacional Arayara, a bióloga responsável Biofábrica de Corais, Maria Gabriela Moreno Ávila, explica fenômeno que ameaça a vida marinha na costa brasileira A Conferência das Partes (COP) da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CDB) ocorre a cada dois anos, constituindo o principal fórum internacional para promover a cooperação em prol da conservação e do uso

Leia Mais »

A duas semanas da COP29, o alerta: emissões máximas, esforços mínimos

A liberação de gases de efeito estufa nunca foi tão alta. Ao mesmo tempo, avaliação das contribuições nacionais para contê-los aponta uma redução de apenas 2,6% até 2026, colocando a meta principal do Acordo de Paris em risco   A duas semanas da Conferência do Clima de Baku, no Azerbaijão (COP29), que começa em 11 de novembro, dois documentos da

Leia Mais »

COP16: Brasil apoia frente parlamentar em defesa de um futuro livre dos combustíveis fósseis

Na manhã desta sexta-feira (25), o Instituto Internacional Arayara uniu-se a uma coalizão de parlamentares latino-americanos para conter a expansão da exploração de petróleo na Amazônia, durante a primeira audiência pública da Frente Parlamentar Global pelo Futuro Livre de Combustíveis Fósseis. O evento faz parte da programação da COP16, que acontece até o dia 1º de novembro em Cali, na

Leia Mais »