+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

São João dos Patos relata problemas com exploração de gás de xisto

A equipe da Não Fracking Brasil conversou com moradores da cidade, que disseram não ter contato com os pesquisadores

O que é o fracking?

O fracking – também chamado de fraturamento hidráulico – é um processo que envolve a injeção de grandes volumes de água, produtos químicos e areia, a alta pressão, em camadas de rocha do subsolo para liberar o gás natural que está preso. Apesar de ser uma técnica já utilizada em vários países, ela é controversa por causar danos ambientais e ecológicos, incluindo contaminação da água subterrânea, liberação de gases de efeito estufa, terremotos induzidos etc.

 

A COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pela Água e Vida, uma campanha do Instituto Internacional Arayara, entrevistou, em 14 de setembro de 2022,  a senhora Julia Leopoldino, moradora de São João dos Patos, no Maranhão. Julia compartilhou sua experiência sobre a abordagem dos funcionários de uma empresa de pesquisa que buscavam autorização para entrar em sua propriedade e realizar estudos. Segundo ela, os funcionários chegaram, conversaram com a família e levaram um documento para que assinassem, autorizando a pesquisa. 

 

“Eles falaram que a rede não afeta nada, é só uma coisinha”, relatou Julia.

 

A moradora conta que todos da região assinaram o documento. Situações semelhantes ocorreram no estado do Paraná, onde também houve autorização da população para a realização de pesquisas relacionadas à extração de gás por fraturamento hidráulico. No entanto, os danos causados pelos estudos foram grandes, resultando em rachaduras em casas e estruturas devido a atividades sísmicas causadas pela pesquisa.

Em Santa Catarina, os moradores, produtores rurais e fazendeiros, cientes dos impactos negativos do fracking em suas propriedades, decidiram se unir e criar um movimento. Eles colocaram placas informativas nas portas e entradas de suas propriedades, proibindo a entrada da empresa de pesquisa. A comunidade se uniu para lutar contra o fracking, e o governo, pressionado pelos cidadãos, promulgou uma lei proibindo o fraturamento hidráulico em todo o estado catarinense.

Julia também relata que a equipe de pesquisadores não é composta por moradores locais, sendo apenas dois deles da região. O fracking não gera empregos significativos para a comunidade. Os trabalhadores vivem em um complexo isolado, dormindo em alojamentos e trazendo sua própria comida, o que não beneficia a economia local, incluindo hotéis e restaurantes. Os pesquisadores são vistos apenas nos postos de gasolina, abastecendo suas frotas de jipes, e nas propriedades pedindo autorizações.

Ao ser questionada pela equipe da COESUS sobre a finalidade do gás extraído por meio do fracking, Julia relatou que os pesquisadores não explicaram para que esse gás serviria.

Esses relatos reforçam a importância de uma conscientização efetiva sobre os impactos do fracking e a necessidade de buscar alternativas energéticas mais sustentáveis. A COESUS segue empenhada em promover a conscientização sobre os riscos do fracking e incentivar ações coletivas que visem a preservação da vida e do meio ambiente.

 

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Categorias
Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Brazilian Federal Court Sets Historic Climate Precedent in Coal Power Plant Licensing Case

Brazil has just reached a historic milestone in climate and environmental litigation. In an unprecedented ruling, the Federal Court of Rio Grande do Sul determined that climate impacts and greenhouse gas (GHG) emissions must be formally considered as mandatory criteria in the environmental licensing process for a coal-fired power plant. The decision was issued in a public civil action filed

Leia Mais »

Justiça cria precedente histórico ao exigir análise climática para renovação da licença da Usina Candiota III

O Brasil acaba de registrar um marco inédito na Justiça climática e ambiental. Uma decisão da Justiça Federal do Rio Grande do Sul reconheceu, pela primeira vez, que os impactos climáticos e as emissões de gases de efeito estufa (GEE) precisam fazer parte obrigatoriamente da análise para renovação da licença ambiental de uma usina termelétrica a carvão mineral. A decisão

Leia Mais »

Na Mídia | LRCAP 2026: relatório pede suspensão e PF investiga leilão de energia

Documento aponta indícios de cartel, sigilo de cálculos e impacto bilionário na tarifa; especialistas defendem alternativas limpas ao modelo de térmicas fósseis Por: painelpolitico.com Na tarde desta quarta-feira (6), a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados recebeu um relatório explosivo: o deputado federal Danilo Forte (PP-CE) recomenda a suspensão imediata do Leilão de Reserva de Capacidade de 2026 (LRCAP), a não homologação

Leia Mais »

PAMEC 2026: Arayara reforça protagonismo na transição energética offshore

Evento internacional reuniu especialistas em energias oceânicas no Rio de Janeiro e evidenciou o potencial do Brasil para a transição energética no ambiente marinho.   A Pan-American Marine Energy Conference (PAMEC) 2026 integrou o conjunto de conferências internacionais dedicadas à pesquisa e desenvolvimento de energias renováveis marinhas. Realizada entre os dias 10 e 15 de abril de 2026, na COPPE/UFRJ,

Leia Mais »