+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Risco de Sacrifício: Amazônia Debate a Mineração Estratégica e a Corrida por Minerais na Transição Energética

A crescente demanda global por minerais essenciais à descarbonização coloca a Amazônia diante de uma encruzilhada perigosa. O painel “Amazonía y Transición Energética Justa: Propuestas para Abordar la Minería y los Derechos de Pueblos Indígenas y Comunidades Locales”, realizado no ARAYARA Amazon Climate Hub, reuniu lideranças pan-amazônicas e especialistas para debater como garantir que a busca por cobre e lítio não crie um novo ciclo de exploração na região.

O evento, realizado nessa sexta-feira (14), foi promovido pela Fundación Gaia Amazonas, e expôs o vácuo normativo, a pressão sobre Povos Indígenas em Isolamento Voluntário (PIA) e a necessidade de uma transição energética que comece pelo respeito aos direitos territoriais.

A Nova “Febre do Ouro” da Transição Verde

Juan Sebastián Anaya (Fundación Gaia Amazonas) contextualizou a pressão sobre o bioma, descrevendo uma nova “febre de mineração” ligada à extração de minerais estratégicos e críticos para as tecnologias de descarbonização.

Ele alertou que há um “boom de especulação” nos países amazônicos, agravando violações existentes e criando novas, impulsionadas por uma rede transnacional de extração, tráfico e acúmulo de minerais.

“No Brasil em 2025 há muitos registros de pedidos de extração de minerais próximo à área de indígenas isolados. Registros semelhantes são observados em Venezuela, Colômbia e Bolívia,” revelou Anaya.

O custo social e ecológico é alto, e a falta de ferramentas adequadas dos Estados para regular essa extração alimenta a ilegalidade e a pressão sobre populações vulneráveis.

O Elefante na Sala: Mineração para a Guerra e para a Transição

O consultor internacional Antenor Vaz, especialista em proteção de PIA, questionou a própria classificação de “minerais críticos”, sugerindo que a demanda não é apenas para a transição energética, mas também para a indústria bélica.

“Não somos ingênuos para achar que esses minerais são apenas para a transição energética, também são para a indústria da guerra,” afirmou Vaz.

A ameaça da mineração é uma questão de vida ou morte para os Povos Indígenas em Isolamento Voluntário (PIA).

“Essas comunidades dependem exclusivamente dos recursos da floresta, se você altera de qualquer forma as condições da floresta, essas pessoas têm sua sobrevivência altamente prejudicada,” explicou. “Então, autorizar esse tipo de interferência, não tomar providência pela proteção desses povos, significa autorizar o processo de genocídio desse povo.”

Paul E. Maquet (CooperAcción/Grupo Regional para uma Transição Energética Justa) complementou a crítica, dizendo que a relação entre os minerais da transição e a indústria da guerra é “o elefante na sala do qual ninguém quer falar”. Ele defendeu que a extração para a transição deve ser balizada por critérios rigorosos, priorizando o “direito a dizer não” e a autodeterminação das comunidades, em um modelo de democratização dos bens comuns.

O Impacto que Impede a Vida no Território

Jessica Alejandra Solórzano (UFPA) detalhou os múltiplos impactos da mineração, dividindo-os em três recortes:

  1. Biofísicos: Uso e contaminação da água, desmatamento e alteração da materialidade do ecossistema.

  2. Socioeconômicos e Culturais: Modificação da economia local, gerando expectativas de emprego e atraindo grupos armados, o que impede a população local de manter suas roças e colher frutos.

  3. Epistemológicos e Culturais: A mineração impõe um status industrial ao território que supera a possibilidade do próprio ecossistema de manter a vida e impede que seja usado como um território de vida pelas comunidades tradicionais.

“A possibilidade de decidir o que se faz num território é o que vai definir a possibilidade de uma vida de se desenvolver nele,” finalizou Solórzano. Concluindo com a exposição de como a mineração, portanto, afeta a cadeia de direitos humanos fundamentais dos povos amazônicos e do restante da América do Sul.

Foto: Odaraê Filmes

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Aviso de Convocação – Assembleia Geral Ordinária

O Instituto Internacional ARAYARA convoca os(as) associados(as) com filiação regular e quites com as taxas anuais e remidas, e que estejam em pleno gozo de seus direitos estatutários, para a Assembleia Geral Ordinária a ser realizada em formato híbrido no dia 18 de dezembro de 2025, às 18h30 em primeira chamada e às 19h00 em segunda chamada. A participação poderá

Leia Mais »

Audiência pública sobre o fracking no STJ : uma das maiores ameaças à saúde humana e prejuízos ao agronegócio e às mulheres do Brasil

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) sedia, no dia 11 de dezembro de 2025, uma audiência pública de importância crucial para o futuro energético e ambiental do Brasil. O evento coloca em debate a exploração de gás de xisto (shale gas) por meio do fraturamento hidráulico (fracking), uma técnica não-convencional que, segundo dados e subsídios científicos compilados pelo Instituto Internacional

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Roteiro brasileiro para fim dos combustíveis fósseis começa a sair do papel

Lula dá 60 dias para os ministérios do Meio Ambiente, Fazenda e Minas e Energia, e Casa Civil apresentarem as diretrizes para a transição energética justa, mas condiciona financiamento à exploração de petróleo e gás O despacho publicado ontem no Diário Oficial da União onde o presidente Lula convoca os ministérios de Minas e Energia, Fazenda e Meio Ambiente e mais a

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Direitos humanos e violência política são temas de roda de conversa nesta quarta (10)

A atividade realizada no Dia Internacional dos Direitos Humanos, acontece na sede da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD) Nesta quarta-feira, 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, roda de conversa sobre Direitos Humanos e Violência Política, acontece às 9h, na Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), no Pelourinho. O encontro, iniciativa da vereadora Eliete Paraguassu (PSOL), tem como objetivo fortalecer a

Leia Mais »