+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Projeto Conexões Oceânicas Sudeste em Vila Velha (ES) reforça compromisso com a justiça climática e a proteção dos oceanos

Entre os dias 6 e 8 de junho, o Instituto Internacional ARAYARA participou da oficina presencial do projeto Conexões Oceânicas Sudeste, realizada em Vila Velha (ES).

O encontro marcou o encerramento do ciclo de oficinas virtuais e presenciais do projeto, reunindo representantes de comunidades tradicionais, pescadores, surfistas, pesquisadores, ativistas e organizações da sociedade civil comprometidas com a defesa dos ecossistemas costeiros e marinhos.

O objetivo central da oficina foi promover o debate sobre os impactos da indústria petrolífera, da poluição marinha e das mudanças climáticas nos modos de vida das populações costeiras, incentivando também estratégias de enfrentamento à desinformação e fortalecimento da comunicação ambiental.

Representando a ARAYARA, George Mendes, coordenador técnico de Geociências, apresentou o trabalho desenvolvido pela organização, com destaque para as ferramentas de monitoramento ambiental como o Monitor da Amazônia Livre de Petróleo e o Monitor Oceano. Durante sua fala, Mendes fez um chamado ao engajamento coletivo no ato nacional contra o 5º Leilão de Petróleo, previsto para o dia 17 de junho.

A programação contou ainda com a participação especial da jornalista Cristina Serra, que compartilhou reflexões sobre os desafios enfrentados pela comunicação ambiental no Brasil, especialmente diante da crescente desinformação sobre temas socioambientais.

O evento reforçou a importância do diálogo entre ciência, comunidades e políticas públicas na construção de soluções sustentáveis para os territórios costeiros. Ao final do encontro, os organizadores anunciaram a produção de um relatório em formato policy brief, com recomendações voltadas a jornalistas e tomadores de decisão. O documento será apresentado durante a COP30, que ocorrerá em Belém (PA), em 2025.

Mobilizações contra o 5º leilão de petróleo e gás 

Como parte das mobilizações do projeto, no domingo (8), Dia Mundial dos Oceanos, cerca de 30 nadadores e caiaqueiros realizaram um ato simbólico na Prainha da Ilha do Frade, em Vitória (ES). A manifestação alertou sobre os riscos da perfuração de poços de petróleo no litoral capixaba e defendeu a regulamentação da profissão de salva-vidas. 

O protesto também se posicionou contra o avanço de empreendimentos predatórios, como resorts, sobre áreas sensíveis dos ecossistemas costeiros. 

“Este evento é parte de um esforço coletivo para barrar o leilão da ANP, que ameaça áreas de extrema sensibilidade ambiental”, afirma George Mendes, do Instituto Internacional Arayara.

Ele alerta que o 5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão (OPC) ocorre em um momento crítico, com a inclusão inédita de 47 blocos na Bacia da Foz do Amazonas, em águas profundas entre o Amapá e o Pará — uma região de alta relevância ecológica. “Não podemos ficar inertes diante de um ataque tão grave à biodiversidade e aos territórios tradicionais.”

Mendes destaca ainda que a ARAYARA entrou com cinco ações civis públicas, pedindo a retirada de 117 dos 172 blocos ofertados, com base em estudos técnicos que apontam riscos significativos a terras indígenas, unidades de conservação e ecossistemas marinhos e continentais em regiões como a Foz do Amazonas, Fernando de Noronha, Mato Grosso e Rondônia.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Relatório revela bilhões de dólares em petróleo e gás e alerta que a Amazônia pode perder sua batalha climática

Relatório internacional revela impacto direto de bancos globais e amplia alerta sobre ponto de não retorno do bioma Primeiramente, um relatório divulgado em 29 de setembro de 2024 expôs o financiamento bilionário de combustíveis fósseis na América Latina e Caribe. Além disso, a publicação “The Money Trail Behind Fossil Fuel Expansion in Latin America and the Caribbean” reuniu organizações da

Leia Mais »

Latin American e Caribbean Report

The Money Trail Behind fossil fuel expansion in latin america DOWNLOAD here This report presents a critical analysis of fossil fuel expansion in Latin America and the Caribbean, detailing the role of companies, banks, and global investors involved in developing new areas for oil, gas, and coal exploration. It addresses the social, environmental, economic, and public health impacts caused by

Leia Mais »

Audiência na Câmara debate PDE 2034 e revela contradições na transição energética

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (30), audiência pública sobre o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2034, principal instrumento de planejamento do setor energético brasileiro. O documento, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) com apoio do Ministério de Minas e Energia, projeta as diretrizes para o setor no período de

Leia Mais »

ARAYARA participa da Semana da Energia no Chile e destaca contrastes entre Brasil e América Latina na transição energética

O Instituto Internacional ARAYARA está participando da 10ª edição da Semana da Energia, que ocorre entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro em Santiago, no Chile. O evento é organizado pela Organização Latino-Americana de Energia (OLADE), em parceria com o governo chileno, e reúne representantes de 27 países da América Latina e Caribe, além de lideranças do

Leia Mais »