+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA na Mídia: Programa de apoio a ambientalistas chega à Bahia nesta semana

O Instituto Internacional Arayara irá expandir o apoio que dá a ativistas ambientais por meio do programa Defensores dos Defensores. As atividades, que já foram apresentadas em Brasília e em São Paulo, chegam nesta quinta-feira (11) a Salvador. Por meio dele, defensores dos direitos humanos e do meio ambiente que estejam sofrendo ameaças recebem gratuitamente auxílio psicológico, financeiro, jurídico e humanitário.

O programa é voltado para pessoas que atuam na linha de frente contra impactos negativos gerados por projetos de energia, como hidrelétricas, parques eólicos, linhas de transmissão, até a exploração de petróleo, gás e carvão, nos próprios territórios e que estejam sofrendo ameaças. Segundo a organização, o programa tem cinco eixos centrais: treinamento, estruturação, defesa, parcerias e pesquisa.

“O programa Defensores dos Defensores nasce para oferecer o suporte necessário para que os ativistas possam continuar lutando por seus direitos, territórios, famílias e vidas. Queremos que o programa transforme a realidade e garanta a proteção daqueles que lutam por um futuro mais justo e ambientalmente responsável. Com o projeto, buscamos garantir segurança física, jurídica e humanitária de ambientalistas e líderes comunitários que enfrentam situações de vulnerabilidade e riscos em sua atuação”, diz o diretor-técnico da Arayara, Juliano Bueno.

De acordo com Bueno, a intenção é chegar a todos os municípios brasileiros. “Temos casos concretos de vítimas ameaçadas e perseguições sob a proteção do projeto da Arayara, que agora está chegando à Bahia. Nossa intenção é estar presente em mais de 5 mil cidades brasileiras. Não se trata apenas de reconhecer a dedicação dessas pessoas, mas de garantir que elas possam seguir atuando em defesa de todos nós”, defende.

Segundo pesquisa realizada pela ONG Global Witness, o Brasil é o segundo país mais letal para ambientalistas em todo o mundo. Em 2022, em todo o mundo, pelo menos 177 ativistas ambientais foram mortos em decorrência de sua atuação. Apenas no Brasil, ocorreram 34 desses assassinatos. O Brasil ficou atrás apenas da Colômbia, com 60 assassinatos.

A apresentação do Programa Defensores dos Defensores e Formação em Proteção territorial e Auto Proteção será na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), às 9h, com acesso gratuito e transmissão pela internet.

A Arayara é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos formada por cientistas, gestores urbanos, engenheiros, urbanistas e ambientalistas. Além do Brasil, a organização atua em Portugal, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Marrocos, Alemanha, Japão, Colômbia, República Dominicana, Jamaica, Panamá, Canadá e África do Sul.

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: Reprodução / Fernando Frazão / Agência Brasil

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Welcome to the planet’s newest oil frontier

Off Brazil’s northeastern coast, where the sediment-heavy water of the vast Amazon River tips out into the Atlantic, are two very different types of treasure. The first is an ecological gem: a 3,600 square-mile deepwater coral reef discovered less than a decade ago. The second treasure puts the first in immediate danger. Billions of barrels of oil may lie in the ancient

Leia Mais »

Silêncio Judicial: Lançamento de Pesquisa Inédita na COP30 Expõe Assédio Contra Defensores Climáticos

O ARAYARA Amazon Climate Hub sediou, nesta terça-feira (11), o lançamento da pesquisa inédita “Mapeamento da Litigância Estratégica contra a Participação Pública no Brasil”, que revela como grandes atores utilizam o sistema de Justiça para intimidar, silenciar e criminalizar defensores ambientais, indígenas e quilombolas. O evento, com o tema “Litigância Estratégica contra a Participação Pública (LEPPs): tendências, impactos e caminhos

Leia Mais »

Surfistas na COP 30: a luta pelo clima desde o oceano e as pororocas

Roda de conversa no ARAYARA Amazon Climate Hub reflete sobre o surf enquanto forma de observação crítica e expressão cultural das relações entre as pessoas e o mar.   A rede EcoSurf, em parceria com a Associação Alternativa Terrazul realizou, na tarde de hoje (11), no Pátio Yard do Amazon Climate Hub,  roda de conversa Diálogos da Floresta e do

Leia Mais »

Autoproteção e Aliança: Lideranças Indígenas da América Latina se defendem em autogestão

A necessidade de fortalecer a autonomia e a autoproteção indígena diante da crise climática e da violência territorial foi o tema central do evento “Justiça Climática e Autonomia Indígena: Integrando a Defesa Territorial, a Proteção e as Estratégias de Resiliência nas Políticas Globais e Nacionaisl”, realizado no ARAYARA Amazon Climate Hub, nesta terça-feira (11). Organizado pela Alianza Latinoamericana de Defensores

Leia Mais »