+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Documento fortalece a luta por uma transição energética justa no Chile e na Colômbia

Foi lançado, nesta segunda-feira (30), o documento “Salvaguardas para una Transición Energética Justa en Chile y Colombia”, durante evento realizado no Chile e transmitido pelo canal da Alianza Potencia Energética Latinoamérica. A publicação reúne recomendações para proteger comunidades e territórios no processo de transição energética, a partir de experiências coletivas no Chile e na Colômbia. O Instituto Internacional ARAYARA esteve presente na atividade, dando sequência à programação da Missão Transição Energética Justa e Sustentável Chile-Brasil ARAYARA 2025.

No Chile, as salvaguardas foram elaboradas pela Fundação Ecosur, Rede Pobreza Energética (RedPE) e ONG Energía Colectiva, com facilitação da ArtycStudio e apoio da Aliança Latino-Americana de Energia. Já na Colômbia, o processo envolveu comunidades indígenas e afrodescendentes, sindicatos, cooperativas, organizações juvenis e mídia comunitária, com apoio do Fondo Socioambiental Emerger e da Energy Power Alliance.

Durante a apresentação, a liderança comunitária Luna Gámez, de Cañaverales, La Guajira (Colômbia), relatou a luta de sua comunidade contra a instalação de uma das maiores minas de carvão mineral do país, planejada pela multinacional turca Best Coal Company (BCC). Relatou a luta pela preservação do seu território e modo de vida, sob ameaça constante.

Na roda de diálogo que seguiu à apresentação, John Wurdig, gerente de transição energética da ARAYARA, compartilhou a experiência de resistência no Rio Grande do Sul, onde a mobilização social e ações judiciais impediram a instalação da maior mina de carvão prevista no Brasil. Ele destacou o paralelo com a luta de Cañaverales e perguntou aos painelistas quais seriam os caminhos para garantir salvaguardas reais às populações afetadas pelo ciclo do carvão, especialmente na Colômbia, de onde parte significativa do minério é exportada para termelétricas brasileiras.

A representante do Fondo Emerger, Isabel Preciado Ochoa, respondeu que o desafio central está em pressionar empresas e governos a incorporarem salvaguardas em seus processos de licenciamento e contratos. Para ela, é urgente assegurar o direito à consulta livre, prévia e informada às comunidades locais e avançar em alternativas energéticas regionais e renováveis, capazes de reduzir a dependência do carvão.

Os documentos podem do Chile e da Colômbia podem ser acessado online na íntegra.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Na Mídia | Flexibilização do licenciamento ambiental entra em vigor nesta quarta com ações no STF alegando inconstitucionalidade

Derrubada de 56 vetos de Lula pelo Congresso restituiu ao texto dispositivos que ampliam modalidades simplificadas, reduzem a participação de órgãos setoriais e restringem exigências previstas em normas anteriores Por Luis Felipe Azevedo — Rio de Janeiro – O Globo   A Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que flexibiliza o processo de concessão de licenças, entrou em vigor nesta quarta-feira, 180

Leia Mais »

Na mídia | Fracking: STJ pode avaliar uso de técnica controversa e redefinir exploração de gás neste semestre

Processo que discute viabilidade jurídica e condições técnicas para o fraturamento hidráulico foi instaurado pelo tribunal após 11 anos de impasse; tema mobiliza mais de 500 municípios brasileiros Por: Gabriela da Cunha –  Estadão.com Com a volta do ano judiciário, em fevereiro, o STJ pode levar a julgamento, ainda neste semestre, a ação sobre o uso do fracking no País.

Leia Mais »

Na mídia | Mapa do caminho: sociedade civil propõe diretrizes para que plano de transição energética vá além da retórica

Por Luciana Casemiro – O Globo (28/01/2026) Termina na próxima sexta-feira o prazo dado pelo presidente Lula para que sejam estabelecidas as diretrizes para o plano transição energética no Brasil. O chamado mapa do caminho para o fim da dependência dos combustíveis fósseis foi uma proposta apresentada pelo governo brasileiro durante a COP, realizada em Belém, em novembro do ano

Leia Mais »

NA MÍDIA | Projeto da maior usina termelétrica do país é vetado pelo Ibama por falta de informações conclusivas

Usina Termelétrica São Paulo seria construída em Caçapava e era alvo de protestos de ambientalistas; Fiocruz apontava ameaças à saúde   Por Lucas Altino — Rio de Janeiro – O GLOBO   O projeto do que seria a maior usina termelétrica do país e da América latina, em Caçapava (SP), foi vetado pelo Ibama. Nesta quarta (21), o Instituto indeferiu

Leia Mais »