+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

FNCE promove seminário sobre transição energética rumo à COP

A Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE) realiza, no dia 14 de maio, das 9h às 13h, o seminário online e gratuito “Clima, sociedade e energia: oportunidades e desafios da transição energética no Brasil rumo à COP30”.

O evento reunirá autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir caminhos e soluções para a transição energética brasileira. Entre os nomes confirmados na abertura estão Ana Toni, diretora executiva da COP30; Thiago Barral, secretário de Transição Energética do Ministério de Minas e Energia (MME); e Luiz Eduardo Barata, presidente da FNCE.

Durante o seminário, serão lançados dois estudos inéditos: “Descarbonização dos sistemas isolados da Amazônia” e os resultados preliminares de “Alternativas justas para o fim do carvão mineral no setor elétrico”.

Um dos destaques da programação é a participação do Instituto Internacional ARAYARA no segundo painel, intitulado “Alternativas justas para o fim do carvão mineral no setor elétrico”. O diretor técnico da organização, Dr. Juliano Bueno de Araújo, será um dos palestrantes e apresentará propostas para uma transição energética justa, com foco na substituição dos subsídios ao carvão por investimentos em fontes renováveis e no desenvolvimento sustentável das regiões carboníferas. 

Neste painel, a ARAYARA apresentará dados do relatório anual da Global Energy Monitor, do qual é coautora. O estudo analisa a produção global de carvão e revela que, entre 2020 e 2024, o Brasil destinou, em média, R$1,07 bilhão (US$185 milhões) por ano em subsídios à geração de eletricidade a partir do carvão mineral.

Também compõem o painel Donato da Silva Filho, diretor-geral da Volt Robotics, e Maria Cristina Silva, diretora do Sindicato dos Eletricitários do Rio Grande do Sul. A mediação será feita por Sílvia Cappelli, procuradora do Ministério Público do RS e coordenadora do Gabinete de Estudos Climáticos.

A programação contempla ainda outros três painéis temáticos: Descarbonização dos sistemas isolados da Amazônia; Impactos das mudanças climáticas no setor elétrico; e Desafios da operação de uma matriz elétrica altamente renovável.

Os debates contarão com a presença de representantes de instituições como WWF, Climatempo, ANEEL, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Instituto E+ Transição Energética, UFRJ, Observatório do Clima, Abradee e ANA.

A Frente Nacional dos Consumidores de Energia é uma coalizão que integra diversas organizações representativas dos diferentes segmentos de consumo de energia no Brasil.O Instituto Internacional Arayara é uma das entidades que integra a coalizão, contribuindo com o debate das questões ambientais e climáticas.

Mais informações sobre o evento, acesse: consumidoresdeenergia.org

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Ministério do Meio Ambiente realiza oficina para construção do Plano Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais

Na última quarta-feira (13), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) deu início à segunda oficina de construção do Plano Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs). O Instituto Internacional ARAYARA marcou presença no encontro, que reuniu 27 das 28 representações de PCTs reconhecidos no Brasil para debater diretrizes de uma política pública capaz de transformar em

Leia Mais »

ARAYARA envia contribuições à Consulta Pública da FEPAM sobre áreas de risco e licenciamento ambiental 

O Instituto Internacional ARAYARA enviou suas contribuições à consulta pública promovida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), que discute a minuta da Diretriz Técnica sobre critérios e condições para o licenciamento ambiental de empreendimentos localizados em áreas suscetíveis a inundações, enxurradas e alagamentos. A consulta que estava disponível no site oficial da fundação foi encerrada no dia 16 de

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Linha de impedimento

Instituto ARAYARA protocola Ação Civil Pública contra preços abusivos para hospedagem na COP30 Na quinta-feira, 7 de agosto, o Instituto Internacional ARAYARA entrou em campo contra um adversário nada sustentável: os preços abusivos da hospedagem para a COP30, a ser realizada em Belém. A instituição protocolou uma Ação Civil Pública no Tribunal de Justiça do Pará para tentar frear a escalada especulativa

Leia Mais »

Inclusão de comunidades tradicionais e coerência nos compromissos climáticos são debatidos em encontro preparatório para a COP 30

Na tarde de ontem (14), em encontro promovido pelo PSOL para reunir contribuições da sociedade civil aos encaminhamentos brasileiros na COP 30, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, abriu os trabalhos apresentando um panorama dos compromissos climáticos esperados para a conferência, com destaque para o fortalecimento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre. Guajajara ressaltou que o financiamento climático deve

Leia Mais »