+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Curso Gratuito:  Leilões de Petróleo, COP30 e Transição Justa às Vésperas de Conferência Global do Clima

A menos de cinco meses da realização da COP30, o Instituto Internacional ARAYARA promove o curso gratuito “Leilão de Petróleo e Gás da ANP, COP30 e Transição Justa”, com o objetivo de ampliar a conscientização sobre os riscos da expansão de combustíveis fósseis no Brasil e fortalecer a mobilização pela justiça climática.

O curso será realizado de forma online, no dia 10 de junho de 2025, das 19h às 21h, com emissão de certificado aos participantes.

Aberto ao público, o curso é voltado especialmente para moradores de áreas ameaçadas, ativistas, educadores, estudantes e cidadãos preocupados com a crise climática. A proposta é formar agentes multiplicadores na luta contra os retrocessos ambientais e incentivar o engajamento coletivo por uma transição energética justa e regenerativa.

Disputa entre combustíveis fósseis e compromissos climáticos

O 5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão (OPC) ocorre em um momento crítico: a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) incluiu, pela primeira vez, blocos localizados na Foz do Amazonas no modelo de oferta permanente de concessões para exploração de petróleo e gás.

Ao todo, são 47 blocos exploratórios distribuídos em quatro setores da Bacia da Foz do Amazonas, em águas profundas entre o Amapá e o Pará — uma região reconhecida por sua alta sensibilidade ambiental e riqueza ecológica.

A proximidade entre o leilão e a COP30, que ocorrerá em novembro em Belém (PA), levanta críticas sobre a coerência da política ambiental brasileira. Ambientalistas e especialistas alertam para os impactos ambientais e sociais da exploração em uma região tão estratégica para o equilíbrio climático global.

“Além dos riscos ambientais diretos, essa decisão revela um desalinhamento entre a prática e os compromissos assumidos pelo Brasil no cenário internacional”, destaca a gerente de Relações Institucionais da ARAYARA, Sara Ribeiro.

Temas abordados no curso

Durante o encontro, os participantes terão acesso a uma série de conteúdos fundamentais para compreender o cenário atual dos combustíveis fósseis no país, como:

-Contexto histórico e político da COP e das emissões de carbono;

-Explicação sobre os leilões da ANP, sua evolução e o modelo de oferta permanente;

-Impactos sociais e ambientais desses leilões e os avanços conquistados por meio da mobilização popular;

-Princípios e desafios de uma transição energética justa, o papel da sociedade civil e a crítica à chamada “falácia do gás como combustível de transição”;

-Apresentação da coalizão global contra o gás e reflexões sobre cultura regenerativa e anti-fossil.

As inscrições estão abertas e podem ser acessadas aqui 

O presidente da ARAYARA, Juliano Bueno de Araújo explica que o curso é uma oportunidade para  democratizar o acesso à informação e ampliar a participação social nos debates sobre energia e clima.

“Nosso objetivo é inspirar e capacitar comunidades, educadores e ativistas para que todos possam compreender os impactos dos leilões de petróleo e gás e se posicionar contra o avanço dos fósseis no Brasil”, afirma a organização.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: A toque de caixa: Senado aprova em 5 minutos lei que beneficia termelétricas a carvão

Foram necessários menos de cinco minutos nesta quinta-feira, 30 de outubro, para o Senado Federal aprovar, em votação simbólica, a Medida Provisória (MP 1.304) que altera a legislação do setor elétrico. O texto dá novos benefícios para usinas termelétricas movidas a carvão mineral e prioriza hidrelétricas no processo de licenciamento ambiental. Agora, segue para a sanção ou veto do presidente

Leia Mais »

ARAYARA toma posse no FONTE e cobra urgência e coerência na transição energética às vésperas da COP30

Ao longo desta segunda-feira (03), em Brasília, ocorreu a reunião de instalação do Plenário do Fórum Nacional de Transição Energética (FONTE), mecanismo consultivo da Política Nacional de Transição Energética (PNTE). Após mais de sete meses desde o processo eleitoral, o FONTE iniciou efetivamente suas atividades, em um encontro que reuniu representantes do governo federal, iniciativa privada e sociedade civil. Entre

Leia Mais »

ARAYARA é premiada em congresso internacional por estudo sobre financiamento halal para energia limpa

Pesquisa destaca o Green Sukuk como modelo ético e sustentável para viabilizar a transição energética, unindo princípios islâmicos e compromissos climáticos globais O Instituto Internacional ARAYARA conquistou reconhecimento internacional no Congresso Técnico-Científico Halal (CETEC Halal 2025), realizado nos dias 27 e 28 de outubro, durante o Global Halal Business Forum. O trabalho intitulado “Green Sukuk: Financiamento Halal para Projetos de

Leia Mais »