+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Curso Gratuito:  Leilões de Petróleo, COP30 e Transição Justa às Vésperas de Conferência Global do Clima

A menos de cinco meses da realização da COP30, o Instituto Internacional ARAYARA promove o curso gratuito “Leilão de Petróleo e Gás da ANP, COP30 e Transição Justa”, com o objetivo de ampliar a conscientização sobre os riscos da expansão de combustíveis fósseis no Brasil e fortalecer a mobilização pela justiça climática.

O curso será realizado de forma online, no dia 10 de junho de 2025, das 19h às 21h, com emissão de certificado aos participantes.

Aberto ao público, o curso é voltado especialmente para moradores de áreas ameaçadas, ativistas, educadores, estudantes e cidadãos preocupados com a crise climática. A proposta é formar agentes multiplicadores na luta contra os retrocessos ambientais e incentivar o engajamento coletivo por uma transição energética justa e regenerativa.

Disputa entre combustíveis fósseis e compromissos climáticos

O 5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão (OPC) ocorre em um momento crítico: a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) incluiu, pela primeira vez, blocos localizados na Foz do Amazonas no modelo de oferta permanente de concessões para exploração de petróleo e gás.

Ao todo, são 47 blocos exploratórios distribuídos em quatro setores da Bacia da Foz do Amazonas, em águas profundas entre o Amapá e o Pará — uma região reconhecida por sua alta sensibilidade ambiental e riqueza ecológica.

A proximidade entre o leilão e a COP30, que ocorrerá em novembro em Belém (PA), levanta críticas sobre a coerência da política ambiental brasileira. Ambientalistas e especialistas alertam para os impactos ambientais e sociais da exploração em uma região tão estratégica para o equilíbrio climático global.

“Além dos riscos ambientais diretos, essa decisão revela um desalinhamento entre a prática e os compromissos assumidos pelo Brasil no cenário internacional”, destaca a gerente de Relações Institucionais da ARAYARA, Sara Ribeiro.

Temas abordados no curso

Durante o encontro, os participantes terão acesso a uma série de conteúdos fundamentais para compreender o cenário atual dos combustíveis fósseis no país, como:

-Contexto histórico e político da COP e das emissões de carbono;

-Explicação sobre os leilões da ANP, sua evolução e o modelo de oferta permanente;

-Impactos sociais e ambientais desses leilões e os avanços conquistados por meio da mobilização popular;

-Princípios e desafios de uma transição energética justa, o papel da sociedade civil e a crítica à chamada “falácia do gás como combustível de transição”;

-Apresentação da coalizão global contra o gás e reflexões sobre cultura regenerativa e anti-fossil.

As inscrições estão abertas e podem ser acessadas aqui 

O presidente da ARAYARA, Juliano Bueno de Araújo explica que o curso é uma oportunidade para  democratizar o acesso à informação e ampliar a participação social nos debates sobre energia e clima.

“Nosso objetivo é inspirar e capacitar comunidades, educadores e ativistas para que todos possam compreender os impactos dos leilões de petróleo e gás e se posicionar contra o avanço dos fósseis no Brasil”, afirma a organização.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Derrubada do veto empurra Brasil à devastação, afirma Instituto Arayara

O Instituto Internacional ARAYARA manifesta extrema preocupação com a derrubada de todos os itens do Veto 29/2025 que foram apreciados hoje, classificando a atitude do Congresso como uma “negociação de vidas” que fragiliza a proteção socioambiental e inviabiliza o cumprimento das metas climáticas assumidas pelo Brasil na COP30. A ARAYARA reforça que a sanção da Presidência com veto parcial já

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Sociedade civil vê retrocesso grave em queda de vetos de PL Ambiental

Organizações da sociedade civil veem como um “retrocesso grave” a decisão do Congresso Nacional de derrubar 56 dos 63 vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Lei Geral do Licenciamento Ambiental (Lei nº 15.190/2025), chamada pelos ambientalistas de “PL da Devastação”. O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) diz, em nota, que a decisão do Congresso coloca em risco

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: ONGs vão acionar a Justiça contra derrubada de vetos do Licenciamento Ambiental

Institutos alertam que texto é inconstitucional; liderança do governo diz que já identificou seis pontos que serão contestados Institutos e associações ambientalistas reagiram rapidamente à derrubada dos vetos presidenciais sobre a lei do Novo Licenciamento Ambiental, imposta pelo Congresso nesta quinta (27), e anunciaram que vão acionar a justiça. Diversos trechos, que haviam sido vetados pelo presidente Lula, são considerados inconstitucionais pelo grupo. Em

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Sociedade civil vê retrocesso grave em queda de vetos de PL Ambiental

ONGs alertam para riscos aos ecossistemas e aos povos tradicionais Organizações da sociedade civil veem como um “retrocesso grave” a decisão do Congresso Nacional de derrubar 56 dos 63 vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Lei Geral do Licenciamento Ambiental (Lei nº 15.190/2025), chamada pelos ambientalistas de “PL da Devastação”. O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) diz,

Leia Mais »