+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Curso Gratuito:  Leilões de Petróleo, COP30 e Transição Justa às Vésperas de Conferência Global do Clima

A menos de cinco meses da realização da COP30, o Instituto Internacional ARAYARA promove o curso gratuito “Leilão de Petróleo e Gás da ANP, COP30 e Transição Justa”, com o objetivo de ampliar a conscientização sobre os riscos da expansão de combustíveis fósseis no Brasil e fortalecer a mobilização pela justiça climática.

O curso será realizado de forma online, no dia 10 de junho de 2025, das 19h às 21h, com emissão de certificado aos participantes.

Aberto ao público, o curso é voltado especialmente para moradores de áreas ameaçadas, ativistas, educadores, estudantes e cidadãos preocupados com a crise climática. A proposta é formar agentes multiplicadores na luta contra os retrocessos ambientais e incentivar o engajamento coletivo por uma transição energética justa e regenerativa.

Disputa entre combustíveis fósseis e compromissos climáticos

O 5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão (OPC) ocorre em um momento crítico: a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) incluiu, pela primeira vez, blocos localizados na Foz do Amazonas no modelo de oferta permanente de concessões para exploração de petróleo e gás.

Ao todo, são 47 blocos exploratórios distribuídos em quatro setores da Bacia da Foz do Amazonas, em águas profundas entre o Amapá e o Pará — uma região reconhecida por sua alta sensibilidade ambiental e riqueza ecológica.

A proximidade entre o leilão e a COP30, que ocorrerá em novembro em Belém (PA), levanta críticas sobre a coerência da política ambiental brasileira. Ambientalistas e especialistas alertam para os impactos ambientais e sociais da exploração em uma região tão estratégica para o equilíbrio climático global.

“Além dos riscos ambientais diretos, essa decisão revela um desalinhamento entre a prática e os compromissos assumidos pelo Brasil no cenário internacional”, destaca a gerente de Relações Institucionais da ARAYARA, Sara Ribeiro.

Temas abordados no curso

Durante o encontro, os participantes terão acesso a uma série de conteúdos fundamentais para compreender o cenário atual dos combustíveis fósseis no país, como:

-Contexto histórico e político da COP e das emissões de carbono;

-Explicação sobre os leilões da ANP, sua evolução e o modelo de oferta permanente;

-Impactos sociais e ambientais desses leilões e os avanços conquistados por meio da mobilização popular;

-Princípios e desafios de uma transição energética justa, o papel da sociedade civil e a crítica à chamada “falácia do gás como combustível de transição”;

-Apresentação da coalizão global contra o gás e reflexões sobre cultura regenerativa e anti-fossil.

As inscrições estão abertas e podem ser acessadas aqui 

O presidente da ARAYARA, Juliano Bueno de Araújo explica que o curso é uma oportunidade para  democratizar o acesso à informação e ampliar a participação social nos debates sobre energia e clima.

“Nosso objetivo é inspirar e capacitar comunidades, educadores e ativistas para que todos possam compreender os impactos dos leilões de petróleo e gás e se posicionar contra o avanço dos fósseis no Brasil”, afirma a organização.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

NA MÍDIA | Projeto da maior usina termelétrica do país é vetado pelo Ibama por falta de informações conclusivas

Usina Termelétrica São Paulo seria construída em Caçapava e era alvo de protestos de ambientalistas; Fiocruz apontava ameaças à saúde   Por Lucas Altino — Rio de Janeiro – O GLOBO   O projeto do que seria a maior usina termelétrica do país e da América latina, em Caçapava (SP), foi vetado pelo Ibama. Nesta quarta (21), o Instituto indeferiu

Leia Mais »

Instituto Internacional ARAYARA integra litigância climática no STF contra retrocesso histórico da Lei de Licenciamento Ambiental

O Instituto Internacional ARAYARA ocupa papel de protagonismo na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF) contra dispositivos centrais da Lei nº 15.190/2025, conhecida como Lei Geral do Licenciamento Ambiental, e da Lei nº 15.300/2025, que institui o chamado Licenciamento Ambiental Especial. A ação foi proposta pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e pela Articulação dos

Leia Mais »

Na defesa das usinas nucleares falta argumento, sobra mediocridade

Heitor Scalambrini Costa Professor associado aposentado da Universidade Federal de Pernambuco Zoraide Vilasboas Ativista socioambiental, integrante da Articulação Antinuclear Brasileira   Na discussão sobre se o Brasil avança na nuclearização de seu território com a conclusão de Angra 3 e constrói mais 10.000 MW de novas usinas nucleares, como propõe o Plano Nacional de Energia 2050, a mediocridade dos argumentos pró

Leia Mais »

Aviso de Convocação – Assembleia Geral Ordinária

O Instituto Internacional ARAYARA convoca os(as) associados(as) com filiação regular e quites com as taxas anuais e remidas, e que estejam em pleno gozo de seus direitos estatutários, para a Assembleia Geral Ordinária a ser realizada em formato híbrido no dia 18 de dezembro de 2025, às 18h30 em primeira chamada e às 19h00 em segunda chamada. A participação poderá

Leia Mais »