+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Brasil está entre os mercados emergentes mais promissores para energias renováveis

O Brasil está entre os cinco mercados emergentes mais atraentes para investimentos no setor de energia renovável, de acordo com Climatescope 2019, produzido pela BloombergNEF.

O relatório considera indicadores de 104 mercados emergentes em transição energética, para medir a capacidade dos países de atrair capital para fontes de energia com baixa emissão de carbono.

O Brasil figura na terceira posição, atrás de Índia e Chile, e é apontado como promissor sobretudo graças ao avanço da energia eólica e solar fotovoltaica na matriz energética, que chegou a 18% em 2018. É um dos países com menor risco para geradores independentes, entre os pares no topo do ranque.

De acordo com os indicadores considerados no estudo os leilões programados para os próximos dois anos no Brasil tornam-se ainda mais atraentes, com arrefecimento da crise macroeconômica. O relatório destaca que o Brasil atraiu quase US$ 56 bilhões em novos investimentos para usinas de energia limpa entre 2009 e 2018 – maior mercado da América Latina.

A BloombergNEF conclui que a política energética brasileira é “abrangente e convidativa” para investimentos em renováveis e lembra que o país busca reduzir sua dependência de usinas hidrelétricas.

Fonte: epr

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Financiamento climático e fim dos fósseis são chaves para o sucesso da COP30, segundo especialistas

De acordo com ambientalistas do Instituto Internacional ARAYAR, sem recursos dos países ricos e compromisso real de redução das emissões, a conferência corre o risco de repetir os fracassos das últimas duas edições   Por: Júlia Sabino / Avenida Comunicação Às vésperas da COP30, o encontro concentra expectativas quanto ao alcance das negociações. Para especialistas do Instituto Internacional ARAYARA, o

Leia Mais »

ARAYARA debate com governo brasileiro e entrega estudo Candiota 2050 no Chile

O quarto dia da missão ao Chile foi marcado por encontros estratégicos da ARAYARA com representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) e organizações da sociedade civil. O diálogo evidenciou o contraste entre o discurso do governo brasileiro e a ausência de ações concretas para o phase-out do carvão. Durante a Semana da Transição Energética Justa, a equipe da

Leia Mais »

ARAYARA reforça alianças latino-americanas por salvaguardas socioambientais

No dia 1º de outubro, a ARAYARA participou do evento “Salvaguardas para una Transición Energética Justa en Chile y Colombia”, promovido pela Alianza Potencia Energética. O encontro reuniu representantes de organizações da América Latina, como Emerger, Transforma, RedPE e Ecosur, em um diálogo sobre os princípios fundamentais de uma transição que coloque a vida no centro. Os debates ressaltaram a

Leia Mais »