+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Aulão: entidades reforçam mobilização nacional contra o “PL da Devastação”

Na tarde de ontem (13), o Instituto Internacional Arayara integrou um debate online promovido pela Frente Nacional contra o “PL da Devastação”, transmitido ao vivo pelo canal da coalizão no YouTube.

A iniciativa  reuniu especialistas, estudantes, organizações e movimentos sociais para discutir os riscos ambientais, políticos e jurídicos do Projeto de Lei 2.159, que flexibiliza o licenciamento ambiental no Brasil.

A proposta, apelidada de “PL da Devastação”, permite que empreendimentos de grande impacto, como mineração e termelétricas, avancem com autolicenciamento, dispensando análises de órgãos ambientais. Para entidades e ambientalistas, a medida ameaça ecossistemas, povos indígenas, comunidades tradicionais e abre caminho para tragédias como a de Brumadinho..

O encontro contou com a participação do professor Paulo Horta (UFSC), que analisou os vetos do Executivo ao PL 2.159 e o retorno do texto ao Congresso. Também participou Juliano Bueno de Araújo, diretor técnico da Arayara, que apresentou uma análise sobre a exploração de petróleo e gás na Amazônia, a expansão de termelétricas e os riscos da Licença Ambiental por Etapas (LAE).

Para Araújo, existem diversos fatores que explicam a aprovação da proposta, mas o que mais o preocupa são as consequências irreversíveis que a nova lei pode trazer. “Os impactos ambientais, sociais e financeiros não afetarão apenas a nossa geração, mas também as futuras. Infelizmente, não temos um ‘planeta B’”, alertou.

A Frente Nacional contra o “PL da Devastação” reúne por diversas entidades da sociedade civil com o objetivo de articular ações conjuntas nas ruas, redes sociais e espaços institucionais para barrar a proposta no Congresso.

Confira:https://www.youtube.com/watch?v=_D8v97GyExM

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA Amazon Climate Hub: o legado de Belém e o futuro da ação climática

O Amazon Climate Hub, iniciativa do Instituto Internacional ARAYARA, nasceu de uma visão ambiciosa: a de que o ponto de inflexão crítico da crise climática exigia uma resposta igualmente poderosa, enraizada na Amazônia, mas com ressonância global. Durante a COP30, realizada em Belém, este espaço não apenas se consolidou como um ponto de encontro, mas como um verdadeiro laboratório de

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Congresso enterra a legislação ambiental brasileira

Hoje, dia 2 de novembro de 2025, o Congresso Nacional abriu caminho para um modelo de licenças ambientais “especiais”, guiadas mais por pressão política do que por critérios técnicos e científicos. A Licença Ambiental Especial (LAE), criada pela Medida Provisória 1.308/2025, permite, a partir de agora, acelerar o licenciamento de empreendimentos definidos pelo governo como “estratégicos”. Com a aprovação da LAE, também

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Nova geração de ativistas do clima quer dar voz a quem não tem

A dificuldade de encontrar consenso em negociações, observada durante a COP30 e edições anteriores da conferência, coloca o peso da busca por soluções para frear o aquecimento global nas costas das jovens gerações de ativistas ambientais. Serão eles, que já nasceram com o DNA da conservação latente, que mais sentirão na pele os efeitos do agravamento das mudanças do clima.

Leia Mais »