+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA participa do lançamento da Frente pelo Clima em Porto Alegre

Na noite de ontem (27), aconteceu o lançamento oficial da Frente pelo Clima da Câmara Municipal de Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A iniciativa, liderada pelo vereador Giovani Culau, do Mandato Coletivo, visa enfrentar os desafios ambientais e promover a justiça climática na capital gaúcha.

O evento contou com a palestra do professor Francisco Aquino, do Departamento de Geografia e Centro Polar e Climático da UFRGS. Conhecido como Chico Geleira, Aquino abordou o impacto das mudanças climáticas na região e alertou sobre a vulnerabilidade do Rio Grande do Sul a eventos climáticos extremos.

Entre abril e maio de 2024, inundações sem precedentes atingiram o estado, afetando 469 municípios. De acordo com a Defesa Civil Estadual, mais de 2,3 milhões de pessoas foram impactadas, com chuvas que ultrapassaram 800 milímetros em 60% do território. A tragédia resultou em 55.813 pessoas desabrigadas, 581.638 desalojadas, 806 feridos, 42 desaparecidos e 172 mortos, configurando o maior evento climático extremo da história do Rio Grande do Sul.

O Gerente de Transição Energética do Instituto Internacional ARAYARA, John Wurdig, teve participação ativa no evento. Durante sua fala, o engenheiro ambiental destacou a atuação da organização no estado. Ele ressaltou a luta contra o empreendimento Mina Guaíba, arquivado em 2022, e a Ação Civil Pública (ACP) movida contra o Governo do Rio Grande do Sul, na qual a ARAYARA solicitou a criação de um comitê participativo para desenvolver um plano de transição energética justa. O objetivo é estabelecer medidas para o descomissionamento do setor termoelétrico movido a combustíveis fósseis.

Wurdig reafirmou o compromisso da Arayara em contribuir para a formulação de políticas públicas voltadas à adaptação e resiliência climática em Porto Alegre.

Durante o evento, o vereador Giovani Culau entregou o Troféu Câmara à Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), em reconhecimento à sua histórica contribuição para a defesa ambiental no estado.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Amazon Climate Hub debate transição energética e papel da Petrobras no futuro de baixo carbono

Na desta quinta-feira (13/11), o ARAYARA Amazon Climate Hub promoveu um debate sobre a transição energética no Brasil, reunindo especialistas, sindicalistas, pesquisadores, representantes da sociedade civil e parlamentares para discutir caminhos para a descarbonização do setor e o papel da Petrobras nesse processo. Com o tema:  “Desafios técnico-econômicos da transição energética: que barreiras precisam ser superadas e propostas de soluções

Leia Mais »

Estrutura e Sobrevivência: Parlamentares na COP30 Debatem o Papel da Escola como Centro de Adaptação Climática

A escola precisa ser mais do que um local de ensino: deve se tornar um ponto central de adaptação e resiliência diante da crise climática. Este foi o foco do painel “Educação, Parlamento e Cidades: Construindo Adaptação Climática no Brasil”, realizado nesta quinta-feira (13), no ARAYARA Amazon Climate Hub durante a COP30. O encontro reuniu vereadores e deputados de grandes

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Lula precisa vetar prorrogação dos subsídios às usinas a carvão

Não há justificativa técnica, econômica, social ou ambiental para manter esses incentivos É urgente que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva corrija o erro mais flagrante cometido pelo Congresso com a aprovação da Medida Provisória 1.304: a prorrogação dos incentivos às usinas termelétricas a carvão até 2040. Não há justificativa técnica, econômica, social ou ambiental para manter os subsídios. O carvão

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Críticos de Foz do Amazonas veem contradição de Lula e usam COP30 para buscar apoio contra petróleo

Ministério Público, indígenas e ONGs defendem compromisso mais ambicioso pelo fim dos fósseis Exploração da Margem Equatorial foi alvo de protestos desta terça (11) durante reunião diplomática Belém (PA) e Rio de Janeiro Durante discursos na COP30 (a conferência sobre mudança climática das Nações Unidas), o presidente Lula (PT) defendeu o fim dos combustíveis fósseis. Grupos que defendem a medida

Leia Mais »