+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA participa da 10ª Reunião do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas

O Instituto Internacional ARAYARA esteve presente na 10ª Reunião Ordinária do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC), realizada na última quinta-feira (20/3) pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Representando a organização, o voluntário e ativista ambiental Yuri Silva, que também atua como delegado na 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, participou do encontro.

 

A reunião, conduzida pela secretária da Sema e presidente do fórum, Marjorie Kauffmann, ocorreu na sede da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), em Porto Alegre, com transmissão ao vivo pelo YouTube

 

Criado pelo Decreto nº 56.437/2022 e posteriormente modificado pelo Decreto nº 57.063/2023, o Fórum é uma iniciativa do Governo do Rio Grande do Sul destinada a promover debates e propor ações governamentais, com a participação da sociedade, voltadas à mitigação, redução e adaptação às mudanças climáticas globais. 

 

Entre os temas abordados no encontro, destacam-se a atualização sobre a Conformidade Climática, apresentada pelo Iclei – Governos Locais Pela Sustentabilidade, além da contração de novas estações de monitoramento da qualidade do ar no Estado. Também foi debatida a redução das emissões de metano no setor de resíduos sólidos urbanos, com apresentação do especialista Caio Raposo.

 

Plano estadual de Transição Energética

 

Em outubro de 2024, durante o encontro, a secretária Sema anunciou a criação de uma Comissão Técnica para acompanhar a elaboração do Plano Estadual de Transição Energética Justa e Sustentável do Rio Grande do Sul. 

 

A iniciativa atende a uma recomendação do Ministério Público Estadual, resultante de uma Ação Civil Pública movida pela ARAYARA, que reivindicou a formação de um comitê participativo para planejar a transição energética e o descomissionamento do setor termoelétrico movido a combustíveis fósseis. Além disso, a instituição também formalizou um pedido para integrar permanentemente o Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC).

 

O Plano Estadual de Transição Energética Justa visa reduzir a dependência do carvão em 19 municípios gaúchos, fortemente impactados pela cadeia carbonífera e pelos efeitos das mudanças climáticas.

 

.O diretor técnico da ARAYARA, Juliano Bueno de Araújo, alerta para  a tragédia vivida pelo estado do RS em 2023, que afetou mais de 2,3 milhões de pessoas e 95% dos seus municípios. “Reafirmamos o nosso compromisso em colaborar com o governo do RS na elaboração do primeiro Plano Estadual de Transição Energética Justa e Sustentável do Brasil para a reconstrução do estado”, declarou o diretor técnico da ARAYARA, doutor em Riscos e Emergências Ambientais, Juliano Bueno de Araújo.

 

A próxima reunião do FGMC está prevista para o dia 10 de julho, na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

 

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Ambientalistas fazem ato no Planalto pelo veto do PL do licenciamento ambiental

Grupos chamam texto de “PL da Devastação” e citam efeitos danosos inclusive para produtores rurais e empresários a médio e longo prazo Representantes de grupos ambientalistas promoveram um ato em frente ao Palácio do Planalto, na noite desta terça-feira (29/7), em defesa do veto presidencial do Projeto de Lei 2159/2021, que tramitou durante 20 anos no Congresso Nacional e foi

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Organizações pró-meio ambiente fazem campanha para vetar lei do licenciamento

Movimento pressiona governo para que Lula barre texto aprovado na Câmara; petição atinge 570 mil assinaturas Organizações ligadas à causa do meio ambiente fizeram uma campanha de pressão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que ele vete a lei do licenciamento ambiental. O movimento tem uma petição na internet, que tinha cerca de 570 mil assinaturas por

Leia Mais »

Opinião: PL da Devastação deve acelerar empreendimentos fósseis no Brasil

A PL da Devastação (PL 2.159/2021), aprovada pelo Congresso Nacional, representa um grave retrocesso na política ambiental brasileira ao modificar profundamente o licenciamento ambiental, fragilizando instrumentos de controle, fiscalização e participação social. Embora o mecanismo de Licenciamento por Adesão e Compromisso (LAC) — conhecido como autolicenciamento — tenha recebido maior atenção crítica, a proposta legislativa contempla outras formas de flexibilização

Leia Mais »

ARAYARA marca presença no Indonesia Net-Zero Summit 2025

Neste sábado (26), a ARAYARA participa do Indonesia Net-Zero Summit 2025, realizado em Jacarta, integrando um importante debate sobre o papel de países emergentes na liderança climática global.  Nossa diretora executiva, Nicole Figueiredo de Oliveira, é uma das painelistas da sessão “Middle Powers Rising! How Countries Turn Climate Action into Growth Engines in the 21st Century”, ao lado de representantes

Leia Mais »