+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA participa da 10ª Reunião do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas

O Instituto Internacional ARAYARA esteve presente na 10ª Reunião Ordinária do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC), realizada na última quinta-feira (20/3) pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Representando a organização, o voluntário e ativista ambiental Yuri Silva, que também atua como delegado na 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, participou do encontro.

 

A reunião, conduzida pela secretária da Sema e presidente do fórum, Marjorie Kauffmann, ocorreu na sede da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), em Porto Alegre, com transmissão ao vivo pelo YouTube

 

Criado pelo Decreto nº 56.437/2022 e posteriormente modificado pelo Decreto nº 57.063/2023, o Fórum é uma iniciativa do Governo do Rio Grande do Sul destinada a promover debates e propor ações governamentais, com a participação da sociedade, voltadas à mitigação, redução e adaptação às mudanças climáticas globais. 

 

Entre os temas abordados no encontro, destacam-se a atualização sobre a Conformidade Climática, apresentada pelo Iclei – Governos Locais Pela Sustentabilidade, além da contração de novas estações de monitoramento da qualidade do ar no Estado. Também foi debatida a redução das emissões de metano no setor de resíduos sólidos urbanos, com apresentação do especialista Caio Raposo.

 

Plano estadual de Transição Energética

 

Em outubro de 2024, durante o encontro, a secretária Sema anunciou a criação de uma Comissão Técnica para acompanhar a elaboração do Plano Estadual de Transição Energética Justa e Sustentável do Rio Grande do Sul. 

 

A iniciativa atende a uma recomendação do Ministério Público Estadual, resultante de uma Ação Civil Pública movida pela ARAYARA, que reivindicou a formação de um comitê participativo para planejar a transição energética e o descomissionamento do setor termoelétrico movido a combustíveis fósseis. Além disso, a instituição também formalizou um pedido para integrar permanentemente o Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC).

 

O Plano Estadual de Transição Energética Justa visa reduzir a dependência do carvão em 19 municípios gaúchos, fortemente impactados pela cadeia carbonífera e pelos efeitos das mudanças climáticas.

 

.O diretor técnico da ARAYARA, Juliano Bueno de Araújo, alerta para  a tragédia vivida pelo estado do RS em 2023, que afetou mais de 2,3 milhões de pessoas e 95% dos seus municípios. “Reafirmamos o nosso compromisso em colaborar com o governo do RS na elaboração do primeiro Plano Estadual de Transição Energética Justa e Sustentável do Brasil para a reconstrução do estado”, declarou o diretor técnico da ARAYARA, doutor em Riscos e Emergências Ambientais, Juliano Bueno de Araújo.

 

A próxima reunião do FGMC está prevista para o dia 10 de julho, na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

 

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Se cumprir meta climática, Brasil não precisará importar petróleo, nem explorar Foz do Amazonas

A Petrobras alega que o Brasil precisará importar petróleo em 10 anos se não descobrir novas reservas na Foz do Amazonas. Mas análise exclusiva da InfoAmazonia mostra que, se o país cumprir suas metas climáticas, as reservas já provadas duram até pelo menos 2039. Por Leandro Barbosa and Fábio Bispo 25 março 2025 at 14:09   “A gente pode voltar a ser

Leia Mais »

Audiência Pública debate Impactos da UTE Brasília e gera repercussão

Na última sexta-feira (21), o deputado distrital Gabriel Magno (PT/DF), em parceria com o Instituto Internacional ARAYARA, deputados Distritais movimentos socioambientais, realizou uma audiência pública para discutir os impactos da Usina Termelétrica Brasília (UTE), da Termo Norte Energia.  O encontro , realizado no Auditório do IFB , em Ceilândia , ocorreu em resposta a diversas denúncias e pedidos de esclarecimento

Leia Mais »

ARAYARA participa da 10ª Reunião do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas

O Instituto Internacional ARAYARA esteve presente na 10ª Reunião Ordinária do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC), realizada na última quinta-feira (20/3) pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Representando a organização, o voluntário e ativista ambiental Yuri Silva, que também atua como delegado na 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, participou do encontro.

Leia Mais »

Debate na Câmara reforça urgência da ratificação do Acordo de Escazú

Na manhã do dia 20 de março, o Instituto Internacional ARAYARA marcou presença no debate sobre o Acordo Regional sobre Acesso à Informação, Participação Pública e Acesso à Justiça em Assuntos Ambientais na América Latina e no Caribe, mais conhecido como Acordo de Escazú. O evento, promovido pela Frente Parlamentar Mista Ambientalista, coordenada pelo deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), aconteceu

Leia Mais »