+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA participa da Climate Week NYC com debates sobre tecnologia e proteção de defensores ambientais

Na quinta-feira, 25 de setembro, a ARAYARA estará presente em dois importantes eventos da Climate Week NYC 2025, reforçando sua agenda de atuação em defesa dos direitos humanos e da justiça climática. Os encontros tratam da criminalização de defensores ambientais e da segurança digital.

O Climate Week NYC é considerado, depois da COP, o maior evento climático do mundo. Neste ano, tem como lema “Power Up”, com a questão energética como foco de discussão. O evento acontece anualmente, com uma ampla programação em toda a cidade de Nova York, coincidindo com a Assembleia Geral da ONU. A ocasião serve como uma plataforma para líderes globais, empresas e organizações da sociedade civil compartilharem soluções inovadoras, discutirem políticas climáticas e promoverem compromissos concretos para enfrentar a crise climática.

Os dois lados da tecnologia para o clima

Das 14h às 16h (horário local, ET), no Lever House, acontece o painel “A Espada dos Oponentes e o Escudo dos Defensores” (The Opponents’ Sword and Defenders’ Shield). A atividade é organizada pela Global Climate Legal Defense em parceria com a ARAYARA.

O debate reúne ativistas, jornalistas e lideranças internacionais para discutir o duplo papel da tecnologia nos movimentos socioambientais. Serão abordados os riscos de vigilância, manipulação de dados e ataques digitais, mas também as oportunidades de democratizar a comunicação e fortalecer a mobilização.

A ARAYARA será representada por Heloisa Simão, pesquisadora do programa Defensores dos Defensores (Defenders for Defenders) da organização. Simão deve usar o exemplo do programa para apresentar estratégias que integrem comunicação e proteção digital para ativistas e movimentos ambientais, com atenção também ao contexto atual de violações de direitos nos Estados Unidos.

Advogados ambientais sob ameaça

No mesmo dia, às 9h (horário de Brasília; 10h ET), acontece o webinar “Advogados ambientalistas sob ameaça: como a comunidade jurídica pode responder?” (“Environmental lawyers under threat: how can the legal community respond?”). O encontro é promovido pela International Bar Association (IBA) e pode ser acessado online, com inscrição gratuita.

Advogados ambientalistas têm papel fundamental na garantia de direitos e na aplicação de leis de proteção de ecossistemas e comunidades mais afetadas pela emergência climática. Porém, a categoria sofre cada vez mais ameaças e perseguições no mundo inteiro. O objetivo desta discussão é encontrar novas soluções para apoiar advogados ambientais que sofrem intimidações e ataques de empresas e governos.

Nicole Figueiredo de Oliveira, diretora-executiva da ARAYARA, participa da atividade e considera a conversa “essencial para garantir que vozes comprometidas com a proteção do meio ambiente não sejam silenciadas”. Também estarão presentes especialistas da ONU, do Lawyers for Lawyers e do Philippine Earth Justice Center.

Serviço:
Painel “A Espada dos Oponentes e o Escudo dos Defensores” (“The Opponents’ Sword and Defenders’ Shield”)
Local: Lever House, 390 Park Avenue, 3º andar, Nova York
Data: Quinta-feira, 25 de setembro
Horário: 14h às 16h ET (15h às 17h BRT)
Mais informações: climatelegaldefense.org/resources/climateweek2025

Webinar “Advogados ambientalistas sob ameaça: como a comunidade jurídica pode responder?” (“Environmental lawyers under threat: how can the legal community respond?”)
Online: inscrição gratuita: ibanet.org/conference-details/CONF2779
Data: Quinta-feira, 25 de setembro
Horário: 8h às 9h ET (9h às 10h BRT)

Ambos os eventos fazem parte da agenda oficial da Climate Week NYC 2025

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Sob críticas de ambientalistas, Lula pede que ministérios elaborem ‘mapa do caminho’ nacional para transição energética

Medida que fala em ‘redução gradativa dos combustíveis fósseis’ vem em meio às repercussões sobre exploração na Margem Equatorial e três semanas após o fim da COP30, quando elaboração de documento semelhante para o mundo foi prometida pela presidência brasileira Por Lucas Altino e Luis Felipe Azevedo — Rio e Belém 08/12/2025 12h57 O presidente Lula determinou que ministérios elaborem,

Leia Mais »

POSICIONAMENTO: Não se financia solução ampliando o problema

O Instituto Internacional ARAYARA vê com profunda preocupação o fato de o despacho presidencial propor que a transição energética brasileira seja financiada justamente pelas receitas provenientes da exploração continuada de petróleo e gás. Trata-se de uma contradição estrutural: não é coerente — nem sustentável — financiar a superação dos combustíveis fósseis com a ampliação da sua própria extração. Essa lógica

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Congresso inclui em MP brecha para asfaltamento da BR-319, via na Amazônia que gerou bate-boca de senadores com Marina

A Licença Ambiental Especial (LAE), aprovada pelo Senado anteontem, contém uma brecha para a liberação da pavimentação da rodovia BR-319 em até 90 dias. A obra, que corta o coração da Amazônia, é apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e está no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ao mesmo tempo em que é criticada por ambientalistas,

Leia Mais »

URGENTE | Leilão do Pré-Sal: ARAYARA cobra governança pública e popular e defesa da soberania energética e climática

O Instituto Internacional ARAYARA vem a público manifestar profunda preocupação com a atual estratégia da Petrobras e a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), que insiste na entrega de seus ativos para acionistas privados e estrangeiros, em flagrante contradição com a emergência climática e a própria abundância de reservas nacionais já conhecidas. Esse contra senso é agravado diante da necessidade de que

Leia Mais »