+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA na Mídia: Vígilia em frente ao Palácio do Planalto pede que Lula vete integralmente o PL da Devastação

Mobilização foi realizada na noite desta terça-feira (29) em Brasília

 

Movimentos sociais e ambientalistas realizaram nesta terça-feira (29) uma vigília em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, pelo veto integral do Projeto de Lei 2159/21, apelidado de PL da Devastação, aprovado na Câmara Federal na madrugada do dia 17 de julho com 267 votos a favor e 116 contrários.

O objetivo da vigília é sensibilizar o presidente Lula para que vete o PL. “A vigília hoje é mais uma manifestação dentre as várias que estão sendo organizadas pelo país para trazer atenção em relação a importância do veto e para que o presidente escute a demanda do povo, principalmente de povos indígenas e quilombolas”, destaca Raissa Felippe, mobilizadora socioambiental do Instituto Arayara.

De acordo com organizações socioambientais, a Lei Geral do Licenciamento Ambiental abre precedentes para um aumento exponencial de mortes e outras consequências graves em decorrência da crise climática no Brasil. Além dos impactos diretos à biodiversidade, atividades como agricultura familiar, pesca artesanal e turismo ecológico, por exemplo, serão prejudicadas pela degradação de biomas, poluição de rios e desmatamento, impactando a subsistência de diversas comunidades e a economia local.

Na avaliação do advogado do Instituto Arayara Lucas Canoa, o PL da Devastação é inconstitucional e viola os artigos 225 (proteção ambiental) e o 170 (ordem econômica e soberania nacional) e fragiliza a soberania brasileira, atendendo a interesses econômicos de outros países.

“Além disso, ele também colide sobre a proteção ambiental e que acaba vulnerabilizando grupos sociais já vulneráveis como povos e comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas, pescadores, que estão nesse contexto de realidade e que vão ser impactados pela pressão econômica de quem quer soterrar tudo em monoculturas de soja, eucalipto, mineração”, observa.

Veta Lula

Atos nacionais serão realizados neste sábado (2)

 

O PL da devastação é considerado o maior retrocesso ambiental dos últimos 40 anos. De acordo com a consultora de advocacy do Painel Mar Letícia Camargo, a vigília realizada em Brasília integra uma campanha de mobilização que culmina com atos nacionais que ocorrem no dia 2 de agosto em várias cidades do país e uma marcha em Brasília no dia 7 de agosto, que integra a programação da Marcha das Mulheres Indígenas.

“Depois de fazer a campanha no Congresso Nacional pela não aprovação, agora estamos lutando pelo veto integral do presidente ao PL, estamos fazendo várias mobilizações para chamar a atenção sobre esse retrocesso”, ressaltou.

O presidente Lula tem até o próximo dia 8 para sancionar ou vetar o texto final. O advogado do Instituto Arayara Canoa aponta que caso não haja o veto presidencial outras alternativas podem ser propostas, como uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF).

Foto: reprodução/ Caína Castanha/ BdF DF

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Arayara lança programa de proteção a defensores ambientais em Salvador no Dia do Cerrado

Evento na Assembleia Legislativa da Bahia reuniu parlamentares, movimentos sociais e comunidades tradicionais em defesa da vida, dos territórios e da justiça climática. No Dia do Cerrado (11/09), o Instituto Internacional Arayara realizou em Salvador, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o lançamento do programa “Defensores dos Defensores”, iniciativa de proteção a ativistas ambientais que enfrentam ameaças em seus territórios.

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Programa de apoio a ambientalistas chega à Bahia nesta semana

O Instituto Internacional Arayara irá expandir o apoio que dá a ativistas ambientais por meio do programa Defensores dos Defensores. As atividades, que já foram apresentadas em Brasília e em São Paulo, chegam nesta quinta-feira (11) a Salvador. Por meio dele, defensores dos direitos humanos e do meio ambiente que estejam sofrendo ameaças recebem gratuitamente auxílio psicológico, financeiro, jurídico e

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Dia do Cerrado: Bioma enfrenta ameaças de termelétricas e gasoduto

Instituto Arayara denuncia impactos ambientais, climáticos e sociais de quatro usinas e um gasoduto no coração das águas do Brasil.   O Cerrado, conhecido como o berço das águas por alimentar oito das doze grandes bacias hidrográficas brasileiras, enfrenta uma nova e grave ameaça: a expansão acelerada da indústria fóssil sobre o bioma. Um levantamento inédito da Plataforma Monitor Energia, desenvolvido pelo Instituto Internacional Arayara, revela que

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia:Programa de apoio a ambientalistas chega à Bahia nesta semana

O Instituto Internacional Arayara irá expandir o apoio que dá a ativistas ambientais por meio do programa Defensores dos Defensores. As atividades, que já foram apresentadas em Brasília e em São Paulo, chegam nesta quinta-feira (11) a Salvador. Por meio dele, defensores dos direitos humanos e do meio ambiente que estejam sofrendo ameaças recebem gratuitamente auxílio psicológico, financeiro, jurídico e humanitário.   Agência Brasili

Leia Mais »