+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA na Mídia: STJ discute uso do fracking em audiência pública em dezembro

Tribunal federal promove evento em 11 de dezembro para debater a exploração de recursos energéticos não convencionais no Brasil

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) anunciou a realização de uma audiência pública no dia 11 de dezembro, às 9h, no auditório da Primeira Seção, para discutir a exploração de recursos energéticos de fontes não convencionais, como óleo e gás de xisto ou folhelho, por meio do método conhecido como fraturamento hidráulico ou fracking. O evento visa abordar as condições para a atividade, que é alvo de controvérsias e processos judiciais no país.

Debate sobre o fracking e suas controvérsias no Brasil

A audiência pública faz parte de um incidente de assunção de competência (IAC 21), que será julgado pela Primeira Seção do tribunal sob relatoria do ministro Afrânio Vilela. O objetivo é analisar os riscos ambientais, à saúde pública, à água e à sismicidade relacionados à técnica do fracking, além das questões regulatórias e de segurança energética.

Participantes e temas discutidos

Manifestações iniciais e conflitos

O evento começará com apresentações que abordarão a utilização do fracking no Brasil e no mundo, bem como os conflitos em torno de sua realização. Após a fala do relator, representantes do Ministério Público Federal, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia (FNSME), além de membros do Fórum Econômico Mundial, participarão do debate.

 

Riscos técnico-científicos e impactos ambientais

Numa segunda parte, especialistas da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), da Aida, da ABPIP e do Ministério da Saúde discutirão os riscos relacionados à saúde, água, sismicidade e aspectos ambientais ligados ao fracking.

Justiça climática e desenvolvimento financeiro

À tarde, a pauta será dedicada à justiça climática, desenvolvimento econômico sustentável e segurança energética. Entre os convidados do período estão representantes do Instituto Arayara, da Defensoria Pública da União, do Ministério de Minas e Energia, da Casa Civil e da Defensoria Pública de São Paulo.

Participação e perguntas na audiência

Segundo o ministro Afrânio Vilela, as manifestações poderão incluir perguntas da audiência, incluindo a remota, bem como trocas de intervenções entre expositores. A organização do evento alertou para a possibilidade de intervenções cruzadas, sempre a critério do presidente da mesa e dependendo do tempo disponível.

Para aprofundar o tema, o órgão disponibiliza na página de Processos Estruturais do STJ:

Os expositores interessados em usar materiais audiovisuais devem enviá-los até 5 de dezembro para o e-mail stj.iac21@stj.jus.br. Solicitações de participação por videoconferência devem ser justificadas até 9 de dezembro.

Leia também o despacho sobre a audiência pública no REsp 1.957.818.

Fonte: Diário do Povo

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Na Mídia | Flexibilização do licenciamento ambiental entra em vigor nesta quarta com ações no STF alegando inconstitucionalidade

Derrubada de 56 vetos de Lula pelo Congresso restituiu ao texto dispositivos que ampliam modalidades simplificadas, reduzem a participação de órgãos setoriais e restringem exigências previstas em normas anteriores Por Luis Felipe Azevedo — Rio de Janeiro – O Globo   A Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que flexibiliza o processo de concessão de licenças, entrou em vigor nesta quarta-feira, 180

Leia Mais »

Na mídia | Fracking: STJ pode avaliar uso de técnica controversa e redefinir exploração de gás neste semestre

Processo que discute viabilidade jurídica e condições técnicas para o fraturamento hidráulico foi instaurado pelo tribunal após 11 anos de impasse; tema mobiliza mais de 500 municípios brasileiros Por: Gabriela da Cunha –  Estadão.com Com a volta do ano judiciário, em fevereiro, o STJ pode levar a julgamento, ainda neste semestre, a ação sobre o uso do fracking no País.

Leia Mais »

Na mídia | Mapa do caminho: sociedade civil propõe diretrizes para que plano de transição energética vá além da retórica

Por Luciana Casemiro – O Globo (28/01/2026) Termina na próxima sexta-feira o prazo dado pelo presidente Lula para que sejam estabelecidas as diretrizes para o plano transição energética no Brasil. O chamado mapa do caminho para o fim da dependência dos combustíveis fósseis foi uma proposta apresentada pelo governo brasileiro durante a COP, realizada em Belém, em novembro do ano

Leia Mais »

NA MÍDIA | Projeto da maior usina termelétrica do país é vetado pelo Ibama por falta de informações conclusivas

Usina Termelétrica São Paulo seria construída em Caçapava e era alvo de protestos de ambientalistas; Fiocruz apontava ameaças à saúde   Por Lucas Altino — Rio de Janeiro – O GLOBO   O projeto do que seria a maior usina termelétrica do país e da América latina, em Caçapava (SP), foi vetado pelo Ibama. Nesta quarta (21), o Instituto indeferiu

Leia Mais »