+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA na Mídia: Sem propostas, leilão da ANP para exploração de petróleo perto de Fernando de Noronha fracassa pela terceira vez

Ambientalistas comemoram o resultado e alertam que área da Bacia Potiguar, a 398 km de Noronha, deve voltar a ser oferecida em próximos leilões

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis tentou, pela terceira vez, leiloar blocos de exploração na Bacia Potiguar, localizada a 398 km de Fernando de Noronha.

No leilão realizado nesta terça-feira (17), não houve propostas, o que foi comemorado por ambientalistas.

A região foi colocada em leilão pela ANP, apesar dos alertas de ambientalistas sobre os riscos de desastres ambientais.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) tentou, pela terceira vez, leiloar blocos de exploração na Bacia Potiguar, localizada a 398 km de Fernando de Noronha. No leilão realizado nesta terça-feira (17), no Rio de Janeiro, não houve propostas, o que foi comemorado por ambientalistas.

A região foi disponibilizada para exploração de petróleo e gás em leilão pela ANP, apesar dos alertas de ambientalistas sobre os riscos de desastres ambientais.

O Instituto Arayara fez um estudo sobre os riscos e entrou na Justiça para tentar impedir o leilão da área. A entidade também mobilizou possíveis empresas interessadas na exploração.

“Notificamos empresas interessadas da Europa e da Ásia, apresentamos os riscos jurídicos e os erros nos estudos feitos pela ANP. Elas entenderam que não apresentar propostas era a decisão mais adequada. Isso é motivo para comemorar”, afirmou Juliano Bueno, diretor do Instituto Arayara.

A chefe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Noronha, Lílian Hangae, também comemorou a falta de propostas.

“É um alívio, acredito que a mobilização social contrária a disponibilidade dos blocos da Bacia Potiguar, influenciou diretamente” falou Lílian, que agradeceu aos especialistas que se mobilizaram contra o leilão.

Novas propostas

Esta foi a terceira vez que a ANP colocou a área em leilão para exploração de petróleo e gás. Em todas as tentativas, não houve propostas para os blocos próximos à ilha.

Apesar da falta de propostas, Bueno alerta que é preciso continuar vigilante.“A campanha Salve Noronha (veja vídeo baixo) precisa ser permanente. Todos os anos essa área volta a ser oferecida em leilões. Diretores da ANP nos informaram que, no próximo leilão, devem insistir na oferta desse bloco”, afirmou Juliano Bueno.

O g1 entrou em contato com a ANP para avaliação do resultado do leilão e para saber se a área vai voltar a ser ofertada, mas até a última atualização desta matéria não recebemos resposta.

Fonte: G1

Foto: reprodução / Creative Commons

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Statement of Rejection of the Contract Between the Ministry of Mines and Energy (MME) and the Jorge Lacerda Thermal Power Complex

The International Institute ARAYARA and the National Front of Energy Consumers (FNCE) publicly express their strongest rejection of the approval of the draft Reserve Energy Contract for the Jorge Lacerda Thermal Power Complex (CER-CTJL), under the Just Energy Transition Program (TEJ), established by Law No. 14,299 of January 5, 2022. The contract, to be signed between Diamante Geração de Energia

Leia Mais »

Oficina em São Paulo discute transição energética e o futuro da Petrobras

Representantes do Observatório do Clima, do Grupo de Trabalho em Energia — entre eles o Instituto Internacional ARAYARA — participaram na última terça-feira (7/7) de uma oficina em São Paulo (SP) para avançar no estudo “Petrobras que Precisamos”. O encontro, realizado na sede da Ação Educativa, discutiu os caminhos para que a estatal assuma um papel de protagonismo na transição

Leia Mais »

Nota de Repúdio ao contrato entre o MME e o Complexo Termelétrico JORGE LACERDA

O Instituto Internacional ARAYARA e a Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE) vêm a público manifestar seu mais veemente repúdio à aprovação da minuta do Contrato de Energia de Reserva do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (CER-CTJL), no âmbito do Programa de Transição Energética Justa (TEJ), previsto na Lei nº 14.299, de 5 de janeiro de 2022. O contrato, a

Leia Mais »

Nova versão do Monitor Amazônia Livre de Petróleo e gás revela dados inéditos e funcionalidades ampliadas

O Instituto Internacional ARAYARA anunciou uma nova atualização do Monitor Amazônia Livre de Petróleo, plataforma digital que reúne dados sobre a expansão da exploração de petróleo e gás em uma das regiões mais biodiversas e sensíveis do planeta: a Amazônia. A ferramenta, que já era referência em transparência ambiental, ganhou agora novas funcionalidades que ampliam sua capacidade de análise sobre

Leia Mais »