+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA na Mídia: Sem propostas, leilão da ANP para exploração de petróleo perto de Fernando de Noronha fracassa pela terceira vez

Ambientalistas comemoram o resultado e alertam que área da Bacia Potiguar, a 398 km de Noronha, deve voltar a ser oferecida em próximos leilões

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis tentou, pela terceira vez, leiloar blocos de exploração na Bacia Potiguar, localizada a 398 km de Fernando de Noronha.

No leilão realizado nesta terça-feira (17), não houve propostas, o que foi comemorado por ambientalistas.

A região foi colocada em leilão pela ANP, apesar dos alertas de ambientalistas sobre os riscos de desastres ambientais.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) tentou, pela terceira vez, leiloar blocos de exploração na Bacia Potiguar, localizada a 398 km de Fernando de Noronha. No leilão realizado nesta terça-feira (17), no Rio de Janeiro, não houve propostas, o que foi comemorado por ambientalistas.

A região foi disponibilizada para exploração de petróleo e gás em leilão pela ANP, apesar dos alertas de ambientalistas sobre os riscos de desastres ambientais.

O Instituto Arayara fez um estudo sobre os riscos e entrou na Justiça para tentar impedir o leilão da área. A entidade também mobilizou possíveis empresas interessadas na exploração.

“Notificamos empresas interessadas da Europa e da Ásia, apresentamos os riscos jurídicos e os erros nos estudos feitos pela ANP. Elas entenderam que não apresentar propostas era a decisão mais adequada. Isso é motivo para comemorar”, afirmou Juliano Bueno, diretor do Instituto Arayara.

A chefe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Noronha, Lílian Hangae, também comemorou a falta de propostas.

“É um alívio, acredito que a mobilização social contrária a disponibilidade dos blocos da Bacia Potiguar, influenciou diretamente” falou Lílian, que agradeceu aos especialistas que se mobilizaram contra o leilão.

Novas propostas

Esta foi a terceira vez que a ANP colocou a área em leilão para exploração de petróleo e gás. Em todas as tentativas, não houve propostas para os blocos próximos à ilha.

Apesar da falta de propostas, Bueno alerta que é preciso continuar vigilante.“A campanha Salve Noronha (veja vídeo baixo) precisa ser permanente. Todos os anos essa área volta a ser oferecida em leilões. Diretores da ANP nos informaram que, no próximo leilão, devem insistir na oferta desse bloco”, afirmou Juliano Bueno.

O g1 entrou em contato com a ANP para avaliação do resultado do leilão e para saber se a área vai voltar a ser ofertada, mas até a última atualização desta matéria não recebemos resposta.

Fonte: G1

Foto: reprodução / Creative Commons

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Categorias
Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Reunião na ALEP Debate Novo Código Florestal do Paraná e Revela Pontos Críticos

A Assembleia Legislativa do Paraná sediou, na manhã desta quinta-feira (26), uma reunião pública para debater o Projeto de Lei nº 80/2026, que propõe a criação de uma nova Política Ambiental de Proteção, Gestão e Uso Sustentável da Vegetação no estado, na prática, um novo Código Florestal estadual. A iniciativa, conduzida pelo deputado estadual Goura (PDT), reuniu representantes do poder

Leia Mais »

LRCAP 2026: Retorno do Carvão Mineral Eleva Riscos Climáticos e Custos Energéticos ao Consumidor Brasileiro

O Instituto Internacional ARAYARA, como a maior ONG de litigância climática e ambiental da América Latina, informa à sociedade brasileira que vê com preocupação os resultados do Leilão – Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência de 2026 (LRCAP 2026) – UTEs a Gás Natural, Carvão Mineral e UHEs, que ocorreu hoje hoje (18.03). A Empresa de Pesquisa

Leia Mais »

Guerra no Irã e a transição energética

Por: Urias Neto – Engenheiro Ambiental, Gerente de Engenharia Ambientas e Ciências/Licenciamento Ambiental A possibilidade de que os Estados Unidos e Israel tenham subestimado a capacidade militar do Irã pode contribuir para a prolongação dos conflitos no Oriente Médio. Um conflito mais duradouro tende a ampliar as tensões no mercado internacional de energia, sobretudo porque a região concentra parte significativa

Leia Mais »