O professor André Geraldes, da Faculdade de Direito da PUC-SP, coordenador do Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns e do projeto PUC no Clima, apresentou mais um episódio da série de podcasts do projeto.
O objetivo da iniciativa é promover a reflexão sobre questões climáticas dentro da universidade. Além dos podcasts, o PUC no Clima realiza seminários, oficinas em comunidades e planeja marcar presença na COP30, que acontecerá em Belém.
O episódio contou com a participação de Heloísa Simão, advogada, mestre e doutoranda em Direitos Humanos, e pesquisadora no Instituto Internacional ARAYARA, onde atua na defesa dos defensores ambientais. Heloísa compartilhou a trajetória da ONG, que há mais de 30 anos trabalha por uma transição energética justa, com foco na redução do uso de combustíveis fósseis.
Durante a entrevista, Heloísa detalhou a atuação do ARAYARA, que inclui campanhas de mobilização e protestos, como o realizado no leilão da 5ª Oferta Permanente de combustíveis fósseis, no Rio de Janeiro. Além disso, a ONG promove atividades de formação e oficinas sobre os impactos socioambientais das indústrias fósseis e realiza litígios estratégicos, tendo ingressado com cinco ações civis públicas para barrar a realização do leilão.
A convidada também abordou o programa Defensores dos Defensores, do ARAYARA, que visa proteger pessoas e comunidades defensoras do meio ambiente. O programa trabalha em estreita colaboração com movimentos sociais e organizações de base, buscando garantir a segurança e os direitos dos defensores ambientais.
Confira episódio: