+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA na Mídia: Entidades ambientalistas e sociais pedem na Justiça anulação da licença da Petrobras na Foz do Amazonas

As oito entidades ainda pediram uma liminar suspendendo imediatamente as atividades de perfuração, “sob risco de danos irreversíveis ao meio ambiente”

Oito entidades ambientalistas e de movimentos indígena, quilombola e de pescadores informaram que entraram na quarta-feira (22) com uma ação na Justiça Federal do Pará contra o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Petrobras e a União em que pedem a anulação da licença ambiental concedida à Petrobras nesta semana para perfuração de poço de petróleo na Foz do Amazonas.

De acordo com nota do Observatório do Clima (OC), um dos que ingressaram com a ação, o Ibama concedeu o licenciamento à estatal “contrariando pareceres técnicos do próprio instituto e recomendações do Ministério Público Federal”.

Na ação, protocolada na 9ª Vara de Belém (PA), as entidades ainda pediram uma liminar suspendendo imediatamente as atividades de perfuração, “sob risco de danos irreversíveis ao meio ambiente”.

De acordo com o OC, a ação judicial se baseia em três vícios principais contidos na autorização para que a Petrobras possa pesquisar se há petróleo num primeiro momento na Margem Equatorial: o licenciamento não consultou povos indígenas e tradicionais; o processo tem falhas graves de modelagem que põem em risco a biodiversidade da região; e o licenciamento ignorou os impactos climáticos do projeto.

“O processo de licenciamento possui diversas inconsistências técnicas e jurídicas que, de forma irrefutável, demonstram a inadequação da licença emitida pelo Ibama. Há fragilidade nas modelagens, descumprimento da Convenção 169 da OIT [Organização Internacional do Trabalho] e outros problemas sérios. Ao invés de proteger os ecossistemas e o sistema climático e prezar pelo cumprimento da Constituição Federal, liberou-se a perfuração de forma inconsequente. Não há outra medida cabível que não a propositura da ação judicial, disse Suely Araújo, coordenadora de Políticas Públicas do Observatório do Clima.

Entre as entidades que moveram a ação, além do OC, estão a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib); a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab); a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq); a Comissão Nacional para o Fortalecimento das Reservas Extrativistas e dos Povos Extrativistas Costeiros e Marinhos (Confrem); o Greenpeace Brasil, o Instituto Arayara, e o WWF-Brasil.

Fonte: Valor Econômico

Foto: Reprodução / Leo Pinheiro / Valor

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Na mídia | Fracking: STJ pode avaliar uso de técnica controversa e redefinir exploração de gás neste semestre

Processo que discute viabilidade jurídica e condições técnicas para o fraturamento hidráulico foi instaurado pelo tribunal após 11 anos de impasse; tema mobiliza mais de 500 municípios brasileiros Por: Gabriela da Cunha –  Estadão.com Com a volta do ano judiciário, em fevereiro, o STJ pode levar a julgamento, ainda neste semestre, a ação sobre o uso do fracking no País.

Leia Mais »

Mega-Sena do Carvão Mineral: O prêmio de R$ 1 bilhão que o brasileiro pagou na conta de luz em 2025 para o setor elétrico carbonífero

O prêmio histórico de R$ 1,09 bilhão da Mega da Virada 2025 não é apenas o maior já pago aos apostadores: ele se aproxima do montante bilionário que o Governo Federal, sobre as diretrizes do Ministério de Minas e Energia, destinou em subsídios a apenas duas termelétricas a carvão mineral na Região Sul do Brasil no ano passado.    O

Leia Mais »

Na mídia | Mapa do caminho: sociedade civil propõe diretrizes para que plano de transição energética vá além da retórica

Por Luciana Casemiro – O Globo (28/01/2026) Termina na próxima sexta-feira o prazo dado pelo presidente Lula para que sejam estabelecidas as diretrizes para o plano transição energética no Brasil. O chamado mapa do caminho para o fim da dependência dos combustíveis fósseis foi uma proposta apresentada pelo governo brasileiro durante a COP, realizada em Belém, em novembro do ano

Leia Mais »