+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA na Mídia: Edital do leilão de partilha deve sair na semana que vem, diz ANP

A superintendente de Promoção de Licitações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Marina Abelha, afirmou que espera para a próxima sexta-feira (23/5) a publicação do edital do leilão de partilha, quando termina o prazo para a análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A informação foi dada pela superintendente durante o Seminário da Oferta Permanente, promovido pela ANP nesta sexta (16).

“O ciclo tem essa duração completa até a assinatura do contrato, mas um novo já poderá ser aberto após a sessão pública do 5º ciclo. E com relação a partilha, nós temos um edital, que está prestes a ser publicado, com os 14 blocos (nas Bacias de Santos e Campos). A nossa expectativa é que a gente tenha a abertura do 3º ciclo com brevidade. Isso permitiria, caso as empresas sejam céleres, a realização de uma sessão pública do terceiro ciclo ainda no segundo semestre de 2025”, disse Abelha.

Além desses 14 blocos, que têm a previsão de publicação do edital para este mês, a superintendente da ANP afirmou que está trabalhando para a inclusão de outros 14, assim que possível.

Segundo a diretora da ANP, Symone Araújo, a inclusão dos novos blocos passa pela análise de uma série de aspectos ambientais. Dos 14 anunciados, 13 serão nas Bacias de Santos e Campos, no pré-sal, e o outro será o bloco Cruzeiro do Sul.

Oferta permanente de concessão

O próximo leilão de concessão da ANP está marcado para o dia 17 de junho. Ao todo, 172 estão disponíveis nesse regime de contratação. Ao todo, serão ofertados 16 setores, em cinco bacias sedimentares – quatro marítimas e uma terrestre.

“Nós estamos bastante otimistas, nós trouxemos um conjunto de blocos nas bacias na Foz do Amazonas, Potiguar, Santos, Pelotas e Parecis para as quais está havendo um grande interesse”, disse a diretora da ANP, Symone Araújo.

Durante o seminário, a diretora afirmou que, apesar de não ter havido leilão em 2024, o ano trabalho no ano passado serviu para criar instrumentos e preparar os leilões deste ano.

“A resposta que a indústria nos trouxe quando colocamos a público o edital de concessão, percebemos o grande interesse, seja porque estamos num momento especial para atração de investimentos, seja porque houve avanço nesse conjunto de instrumentos”, afirmou Araújo.

A agência prepara, ainda, a inclusão de 275 blocos exploratórios e cinco áreas com acumulações marginais para serem colocados em oferta. No próximo ciclo, segundo Symone Araújo, haverá um equilíbrio da oferta de blocos onshore e offshore, com maior oferta de blocos em terra, um contraponto à predominância dos blocos em mar.

A diretora afirmou esperar, com a maior diversidade na oferta, uma maior diversidade de perfil das empresas participantes.

Litigância ambiental

Em entrevista à eixos no fim de abril, o diretor Técnico da Arayara, Juliano Bueno, afirmou que a entidade vai entrar na Justiça contra o leilão.

Ambientalistas e organizações da sociedade civil, integrantes do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), encaminharam um manifesto a vários órgãos federais esta semana, no qual pedem a suspensão imediata do próximo leilão de petróleo.

Elas pedem a exclusão definitiva de blocos marítimos em áreas de maior sensibilidade ambiental, com base em manifestações internas da área ambiental do governo Lula. Além da Foz do Amazonas, a disputa ocorre em outras frentes exploratórias na Margem Equatorial.

Há anos, os leilões de petróleo são alvo de ações judiciais, não apenas por razões ambientais. Mesmo com vitórias pontuais, as concorrências acabam ocorrendo.

Desta vez, a Arayara conta com um parecer interno da ambiental do governo pedindo a exclusão de todos os blocos marítimos da Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte. As áreas foram mantidas pela ANP, com apoio do MME.

Dois pareceres de janeiro e março pediram a exclusão dos 31 blocos, inicialmente disponíveis na oferta permanente de áreas de exploração. Após a etapa de manifestações de interesse, 16 deles estarão disponíveis na concorrência.

O grupo é formado por quadros do Ministério do Meio Ambiente, Ibama e ICMBio. O grupo concluiu que as áreas ameaçam ecossistemas sensíveis, como a Cadeia de Fernando de Noronha, montes submarinos que se estendem do litoral do Ceará até até o arquipélago de mesmo nome em Pernambuco.

Pela legislação dos leilões, as áreas podem entrar nos leilões de petróleo, desde que possuam aval do MME e MMA, o que foi feito em 2020 e tem validade de cinco anos, portanto a tempo da concorrência de junho.

Fonte: Eixos

Foto: reprodução Eixos/ Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Congresso ‘enterrou’ de vez as medidas ambientais que protegem os biomas brasileiros

Em vez de alinhar o Brasil a uma trajetória real de transição energética justa, o cenário interno aponta para o contrário: flexibilização normativa prejudicial, criação de atalhos para megaprojetos fósseis e minerários e, agora, a tentativa de consolidar a Licença Ambiental Especial (LAE) como um instrumento de exceção. __ Passados 10 dias do término da COP30, em Belém, o Congresso

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Petróleo em Alta Reacende Alerta Ambiental

O Brasil quebrou novamente o próprio recorde de produção de petróleo. Em outubro, o país extraiu 4,03 milhões de barris de petróleo por dia e 5,255 milhões de barris de óleo equivalente (incluindo gás natural), segundo dados oficiais divulgados ontem pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). O aumento foi de 2,9% em relação a setembro e de 23,2% na comparação

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Valuing Nature, Empowering Action – Interactive Training with the CSF Calculator Hub

Irina Cabrerizo Suaznábar | December 3, 2025 Pictures / Fotos: Oruê Brasileiro / Odaraê Filmes On November 20, 2025, during COP30, we hosted the workshop “Valuing Nature, Empowering Action: Interactive Training with the CSF Calculator Hub” at the ARAYARA, Amazon Climate Hub in Belém, Brazil. The session brought together people working in conservation for a hands-on exploration of socio-environmental and economic

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Bahia propõe reconhecer a natureza como sujeito de direito

Estado quer seguir tendência de ‘constitucionalismo ecológico’ adotado em outros países, como Equador e Bolívia Por Maristela Crispim A COP30 tornou-se palco de um movimento inédito vindo do Nordeste brasileiro. O deputado Marcelino Galo (PT-BA) apresentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Direitos da Natureza, iniciativa que pretende inserir no texto constitucional baiano o reconhecimento da natureza como sujeito

Leia Mais »