+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA na Mídia: Arayara avalia judicialização do próximo leilão de partilha no pré-sal

Edital terá 14 blocos nas Bacias de Campos e Santos e a ANP planeja a inclusão de outros 14 após análises ambientais

 

BRASÍLIA – O presidente do Instituto Arayara, Juliano Bueno, afirmou que as equipes da organização estão avaliando os blocos que estarão disponíveis para o próximo leilão de partilha, o que também pode resultar na abertura de uma frente judicial.

Nesta quarta-feira (28/5), a organização apresentou um conjunto de ações civis públicas para excluir 68% dos blocos do leilão de concessão, marcado para 17 de junho.

“Nós estamos em discussão, neste momento, no desenvolvimento de produtos. Sim, nós temos questionamentos e iremos apresentá-los”, disse Bueno a jornalistas.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) previa para a semana passada a publicação do edital do leilão de partilha, quando termina o prazo para a análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O edital ainda não saiu, mas prevê 14 blocos nas Bacias de Campos e Santos. Além desses, a ANP está trabalhando para a inclusão de outros 14, assim que possível. No momento, a inclusão dos novos blocos é objeto de uma série de análises ambientais, afirmou a diretora Symone Araújo em evento promovido pela agência no dia 16 de maio.

Discussão sobre o direito de preferência da Petrobras

O próximo leilão para a exploração de blocos no pré-sal ocorre em meio a discussões sobre o direito de preferência da Petrobras no pré-sal. A matéria, de autoria do ex-senador José Serra, estava parada desde 2022, mas foi desarquivada em dezembro de 2024 e teve a relatoria assumida pelo presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, Marcos Rogério (PL/RO)

Em seu relatório, favorável ao projeto, Marcos Rogério destaca que, pela legislação vigente, se a Petrobras exercer o direito de preferência e seu lance no leilão for superado, a estatal pode aderir ao consórcio vencedor na condição de operador e com participação de 30%.
Fonte: Eixos
Foto: reprodução/ Eixos Agência Petrobras

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: ONGs vão acionar a Justiça contra derrubada de vetos do Licenciamento Ambiental

Institutos alertam que texto é inconstitucional; liderança do governo diz que já identificou seis pontos que serão contestados Institutos e associações ambientalistas reagiram rapidamente à derrubada dos vetos presidenciais sobre a lei do Novo Licenciamento Ambiental, imposta pelo Congresso nesta quinta (27), e anunciaram que vão acionar a justiça. Diversos trechos, que haviam sido vetados pelo presidente Lula, são considerados inconstitucionais pelo grupo. Em

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Sociedade civil vê retrocesso grave em queda de vetos de PL Ambiental

ONGs alertam para riscos aos ecossistemas e aos povos tradicionais Organizações da sociedade civil veem como um “retrocesso grave” a decisão do Congresso Nacional de derrubar 56 dos 63 vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Lei Geral do Licenciamento Ambiental (Lei nº 15.190/2025), chamada pelos ambientalistas de “PL da Devastação”. O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) diz,

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: La Cop 30 tra delusioni e iniziative dal basso

Si è conclusa la Cop 30 (Conferenza Onu sul Clima) svoltasi a Belém, una delle città simbolo dell’Amazzonia, che avrebbe dovuto dare sistematicità ai temi di mitigazione, adattamento e investimenti ma che, ancora una volta, per l’influenza dei lobbisti (https://volerelaluna.it/ambiente/2025/11/21/cop-30-la-carica-de-lobbisti-delle-multinazionali-del-petrolio/) e dei paesi produttori di petrolio, arabi in testa, ha dato frutti deludenti, malgrado la forte spinta del Presidente Lula che, da metà Conferenza

Leia Mais »