+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA na Mídia: Ambientalistas criticam fala de Lula sobre Ibama ser contra o governo

Presidente defendeu a perfuração de bloco exploratório e disse que Petrobras tem responsabilidade e condições de explorar a região

BRASÍLIA — O Instituto Arayara reagiu às críticas de Lula (PT) ao Ibama, nesta quarta (12/2), classificando como “ofensa às autoridades ambientais” a declaração do presidente durante entrevista a uma rádio de Macapá (AP).

Ao comentar a indefinição quanto à licença ambiental e falta de resposta à análise do pedido de reconsideração da Petrobras para a perfuração de poço exploratório na bacia da Foz do Amazonas, Lula disse que o Ibama atua contra o governo na exploração de petróleo na Margem Equatorial.

“Na semana que vem, ou esta semana ainda, vai ter uma reunião da Casa Civil com o Ibama e nós precisamos autorizar que a Petrobras faça a pesquisa. É isso que nós queremos, se depois a gente vai explorar, é outra discussão. O que não dá é para a gente ficar nesse lenga-lenga. O Ibama é um órgão do governo, parecendo que é um órgão contra o governo”, reforçou Lula.

Para a Arayara, o pedido de licença não pode se resumir a um “estudo”. A organização enxerga no movimento político um incentivo à expansão da atividade de exploração de combustíveis fósseis no país, indo na contramão dos esforços que precisam ser feitos para limitar a crise climática.

“O Instituto Internacional Arayara lamenta o posicionamento do presidente da República. Para usarmos a expressão adotada pela maior autoridade do país, lenga-lenga é a postura dúbia de governantes que se dizem preocupados com o aquecimento mas não resistem ao canto da sereia do poderoso setor de combustíveis fósseis, causa maior das mudanças climáticas que ameaçam o planeta”, diz o comunicado da instituição.

Agenda no Amapá

Lula embarca amanhã (13/2) para Macapá, onde cumpre agenda até sexta. O presidente será acompanhado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), com roteiro voltado para o setor de energia.

A comitiva da presidência irá inaugurar obras de linha de transmissão e há previsão de visita às obras da Petrobras que fazem parte do licenciamento para a perfuração na Foz do Amazonas, em Oiapoque (AP).

Ibama defende atuação técnica e refuta críticas de Lula

A Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional) também se posicionou em defesa do órgão. Em resposta às declarações de Lula, a Ascema ressaltou, em nota, que “o Ibama é um órgão de Estado, cuja missão é a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais do Brasil, e todas as suas decisões são baseadas em critérios técnicos, científicos e legais”.

A associação refutou a alegação de que o Ibama estaria “contra o governo”, enfatizando que o processo de licenciamento ambiental é conduzido de forma rigorosa e responsável, com foco na preservação da biodiversidade e no bem-estar das populações afetadas.

A Ascema também destacou as dificuldades enfrentadas pelo órgão devido ao sucateamento da gestão socioambiental, o que tem dificultado a aceleração dos processos de licenciamento.

A posição dos servidores do Ibama se opõe às declarações de Lula, que sugeriu que o órgão estivesse obstruindo os planos do governo no setor de petróleo. Para a Ascema, a interferência política nas ações do Ibama, especialmente em um processo tão sensível como o licenciamento de atividades na Bacia da Foz do Amazonas, seria prejudicial à proteção ambiental, podendo “resultar em impactos ambientais irreversíveis”.

Fonte: Eixos  Foto: reprodução Eixos: (Ricardo Stuckert/PR)

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: STJ:audiência pública discute fracking e impactos ambientais na exploração de gás de xisto

Por Gabriela da Cunha Rio, 8/12/2025 – O Superior Tribunal de Justiça (STJ) analisará nesta quinta-feira, 11, a possibilidade de uso do fraturamento hidráulico (fracking) na exploração de óleo e gás de xisto, durante audiência pública convocada pela Primeira Seção sob relatoria do ministro Afrânio Vilela. No primeiro bloco, apresentarão argumentos o Ministério Público Federal, a Agência Nacional do Petróleo,

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: After COP30, Brazilian oil continues its rush towards the global market

A decision to drill at the mouth of the Amazon drew criticism at the UN summit. But Brazil’s oil production still soars, as it hopes to consolidate its role as an exporter decision to approve oil exploration off the coast of Brazil weeks before the country hosted the COP30 climate conference signals the country’s intention to increasingly target the international market, despite

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Brasil escolhe trilhar o mapa do caminho do carvão mineral

Enquanto defende no plano internacional a transição para longe dos combustíveis, o Brasil segue aprovando medidas que dão sobrevida à indústria do carvão mineral Segunda-feira, 24 de novembro, primeiro dia útil após o fim da COP30, a conferência do clima das Nações Unidas. Dois dias depois de lançar ao mundo o mapa do caminho para longe dos combustíveis fósseis, o Brasil sancionou a Medida

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Leilão expõe contradição da política energética e afasta Petrobras da transição justa

Oferta de áreas do pré-sal pela PPSA ignora tendência global de queda do petróleo e compromete estratégia climática brasileira O Primeiro Leilão de Áreas Não Contratadas do pré-sal representa mais um passo na contramão da transição energética que o Brasil afirma liderar, ampliando a entrega de recursos estratégicos a empresas privadas nacionais e estrangeiras. Enquanto o mundo se prepara para

Leia Mais »