+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA é empossada no Conselho Estadual de Mudanças Climáticas de São Paulo

O Instituto Internacional ARAYARA assumiu oficialmente sua função como suplente no Conselho Estadual de Mudanças Climáticas de São Paulo (CEMC) nesta última quarta-feira (22). A cerimônia de posse ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, secretários estaduais, parlamentares e representantes das entidades que compõem o Conselho.

Durante o evento, a Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, apresentou o Plano de Mudanças Climáticas do Estado, destacando o papel estratégico do CEMC na elaboração e monitoramento de ações de adaptação e mitigação climática. 

Anton Altino Schwyter, Gerente de Energia, Clima e Geociências do Instituto Internacional  ARAYARA, destacou a relevância da participação no Conselho. “É uma oportunidade estratégica para promover políticas públicas e iniciativas sustentáveis de impacto. É também  uma chance valiosa de fortalecer redes de colaboração e contribuir para um futuro sustentável, não apenas para São Paulo, mas para todo o Brasil”, afirmou.

O Conselho Estadual de Mudanças Climáticas de São Paulo (CEMC), criado pela Lei nº 13.798/2009 e regulamentado pelo Decreto nº 68.308/2024, possui caráter consultivo e é composto por 18 membros, divididos de forma tripartite entre representantes do governo, municípios e sociedade civil. Sua principal missão é acompanhar e monitorar a implementação da Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC).

No âmbito dos municípios, o subgrupo do Conselho incluirá a Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma) e representantes das regiões metropolitanas de São Paulo e da Baixada Santista. A coordenação do CEMC será liderada pela Casa Civil. 

Segundo o governo, o Conselho terá atuação complementar ao Conselho Gestor da Política Estadual de Mudanças Climáticas, composto exclusivamente por representantes do governo, que serão responsáveis pela definição de diretrizes e pela tomada de decisões estratégicas.

Coalizão contra crise climática

O Instituto Internacional ARAYARA foi eleito suplente em uma chapa que inclui organizações de destaque na área socioambiental e de transição energética, como o Instituto Conservação Costeira (ICC), Gaia Social, Iniciativa Verde, a SOS Mata Atlântica e a Sea Shepherd Brasil. Para Juliano Bueno de Araújo, diretor técnico da ARAYARA, a coalizão reforça a importância do trabalho conjunto entre entidades comprometidas com a crise climática. “Esse grupo fortalece a voz da sociedade civil, permitindo que possamos monitorar políticas climáticas de forma ativa, com foco em uma transição energética justa”, pontuou.

Em discurso, o governador reafirmou o compromisso de São Paulo em liderar esforços para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas, com ênfase na sustentabilidade e resiliência.

Apesar do tom otimista da cerimônia e dos compromissos assumidos, o orçamento estadual para 2025 da Operação São Paulo Sem Fogo – responsável pela prevenção e combate a queimadas – sofreu redução, passando de R$ 3,3 milhões para R$ 2,97 milhões, mesmo com o aumento expressivo de queimadas no estado, conforme apontou reportagem do UOL.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Liminar pede exclusão de térmicas a carvão do LRCap

Por: Camila Maia – MegaWhat 05/03/2026 Na petição, o instituto argumenta que as características operacionais dessas usinas são incompatíveis com o objetivo central do leilão, que é contratar potência flexível capaz de responder rapidamente às necessidades do sistema elétrico. O mecanismo foi desenhado justamente para lidar com um sistema com participação crescente de fontes intermitentes, como eólica e solar, que

Leia Mais »

A proteção do Oceano é destaque em agenda no Peru

Nos dias 24 e 25 de janeiro, o Instituto Arayara participou, em Lima (Peru), da Consulta Regional sobre Capacidades Legais para a Proteção do Oceano, promovida pela Asociación Interamericana para la Defensa del Ambiente (AIDA). O encontro reuniu especialistas em temas marinhos de toda a região da América do Sul, em uma oficina de discussão e diálogo, com o objetivo

Leia Mais »

Na Mídia | Flexibilização do licenciamento ambiental entra em vigor nesta quarta com ações no STF alegando inconstitucionalidade

Derrubada de 56 vetos de Lula pelo Congresso restituiu ao texto dispositivos que ampliam modalidades simplificadas, reduzem a participação de órgãos setoriais e restringem exigências previstas em normas anteriores Por Luis Felipe Azevedo — Rio de Janeiro – O Globo   A Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que flexibiliza o processo de concessão de licenças, entrou em vigor nesta quarta-feira, 180

Leia Mais »

Na mídia | Fracking: STJ pode avaliar uso de técnica controversa e redefinir exploração de gás neste semestre

Processo que discute viabilidade jurídica e condições técnicas para o fraturamento hidráulico foi instaurado pelo tribunal após 11 anos de impasse; tema mobiliza mais de 500 municípios brasileiros Por: Gabriela da Cunha –  Estadão.com Com a volta do ano judiciário, em fevereiro, o STJ pode levar a julgamento, ainda neste semestre, a ação sobre o uso do fracking no País.

Leia Mais »