+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA é empossada no Conselho Estadual de Mudanças Climáticas de São Paulo

O Instituto Internacional ARAYARA assumiu oficialmente sua função como suplente no Conselho Estadual de Mudanças Climáticas de São Paulo (CEMC) nesta última quarta-feira (22). A cerimônia de posse ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, secretários estaduais, parlamentares e representantes das entidades que compõem o Conselho.

Durante o evento, a Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, apresentou o Plano de Mudanças Climáticas do Estado, destacando o papel estratégico do CEMC na elaboração e monitoramento de ações de adaptação e mitigação climática. 

Anton Altino Schwyter, Gerente de Energia, Clima e Geociências do Instituto Internacional  ARAYARA, destacou a relevância da participação no Conselho. “É uma oportunidade estratégica para promover políticas públicas e iniciativas sustentáveis de impacto. É também  uma chance valiosa de fortalecer redes de colaboração e contribuir para um futuro sustentável, não apenas para São Paulo, mas para todo o Brasil”, afirmou.

O Conselho Estadual de Mudanças Climáticas de São Paulo (CEMC), criado pela Lei nº 13.798/2009 e regulamentado pelo Decreto nº 68.308/2024, possui caráter consultivo e é composto por 18 membros, divididos de forma tripartite entre representantes do governo, municípios e sociedade civil. Sua principal missão é acompanhar e monitorar a implementação da Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC).

No âmbito dos municípios, o subgrupo do Conselho incluirá a Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma) e representantes das regiões metropolitanas de São Paulo e da Baixada Santista. A coordenação do CEMC será liderada pela Casa Civil. 

Segundo o governo, o Conselho terá atuação complementar ao Conselho Gestor da Política Estadual de Mudanças Climáticas, composto exclusivamente por representantes do governo, que serão responsáveis pela definição de diretrizes e pela tomada de decisões estratégicas.

Coalizão contra crise climática

O Instituto Internacional ARAYARA foi eleito suplente em uma chapa que inclui organizações de destaque na área socioambiental e de transição energética, como o Instituto Conservação Costeira (ICC), Gaia Social, Iniciativa Verde, a SOS Mata Atlântica e a Sea Shepherd Brasil. Para Juliano Bueno de Araújo, diretor técnico da ARAYARA, a coalizão reforça a importância do trabalho conjunto entre entidades comprometidas com a crise climática. “Esse grupo fortalece a voz da sociedade civil, permitindo que possamos monitorar políticas climáticas de forma ativa, com foco em uma transição energética justa”, pontuou.

Em discurso, o governador reafirmou o compromisso de São Paulo em liderar esforços para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas, com ênfase na sustentabilidade e resiliência.

Apesar do tom otimista da cerimônia e dos compromissos assumidos, o orçamento estadual para 2025 da Operação São Paulo Sem Fogo – responsável pela prevenção e combate a queimadas – sofreu redução, passando de R$ 3,3 milhões para R$ 2,97 milhões, mesmo com o aumento expressivo de queimadas no estado, conforme apontou reportagem do UOL.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

XI Encontro e Feira dos Povos do Cerrado destaca luta por território e direitos no bioma mais ameaçado do Bras

Por quatro dias, entre 10 e 13 de setembro, a sede da FUNARTE, em Brasília, se transforma em um espaço de celebração, resistência e mobilização. O XI Encontro e Feira dos Povos do Cerrado reúne centenas de representantes indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, extrativistas e outros povos e comunidades tradicionais do bioma.  Promovido pela Rede Cerrado e parceiros, o evento é

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Legislativo sedia lançamento do programa nacional de proteção a ativistas ambientais

Ação foi realizada em parceria do Instituto Internacional Arayara com a Frente Parlamentar Mista Ambientalista e em Defesa de Territórios dos Povos e Comunidades Tradicionais, coordenada pelo deputado Marcelino Galo (PT). A Assembleia Legislativa sediou, nesta quinta-feira (11), o lançamento do programa nacional Defensores dos Defensores na Bahia. A iniciativa tem como objetivo oferecer proteção a ativistas engajados em causas

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Instituto Arayara lança programa de proteção a defensores ambientais em Salvador

Evento na Assembleia Legislativa da Bahia reuniu parlamentares, movimentos sociais e comunidades tradicionais em defesa da vida, dos territórios e da justiça climática. No Dia do Cerrado, celebrado ontem (11/09), o Instituto Internacional Arayara realizou em Salvador, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o lançamento do programa “Defensores dos Defensores”, iniciativa de proteção a ativistas ambientais que enfrentam ameaças em

Leia Mais »

COP30 e defesa de comunidades tradicionais são tema de debate em Salvador

O Instituto Internacional ARAYARA esteve presente nesta sexta-feira (12/09), em Salvador, no evento “Justiça Socioambiental e Territorial: Rumo à COP30”, organizado pelo Fórum em Defesa das Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais da Bahia e pelo Grupo Ambientalista da Bahia (Gamba), em parceria com o Ministério Público Federal (MPF). Realizado no auditório do MPF, o encontro contou com a participação especial

Leia Mais »