+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA é eleita para compor o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) no biênio 2025–2027

O Instituto Internacional ARAYARA foi eleito uma das duas entidades representantes da região Centro-Oeste no Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) para o mandato de 2025 a 2027.

A eleição ocorreu entre os dias 2 e 9 de maio, com a participação de entidades cadastradas no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA), e teve o resultado oficial publicado no último dia 12/5.

Reconhecida por sua trajetória técnica e histórica na defesa dos biomas brasileiros e das comunidades impactadas por grandes empreendimentos, a ARAYARA atuará em um dos principais fóruns ambientais do país. Além da ARAYARA, foi eleita para a vaga regional a Fundação Pró-Natureza (FUNATURA). Confira lista completa .

“A eleição da ARAYARA para o CONAMA representa uma vitória da sociedade civil na luta por um meio ambiente saudável e por políticas públicas responsáveis. Estaremos vigilantes e atuantes para garantir que os direitos da natureza, das comunidades e das futuras gerações sejam respeitados nas decisões deste conselho”, afirmou Juliano Bueno de Araújo, presidente da ARAYARA.

Participação da sociedade civil

O CONAMA é um órgão integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) e responsável por definir diretrizes e normas vinculantes sobre o licenciamento ambiental, controle de emissões e uso sustentável dos recursos naturais. Apesar da relevância do conselho, sua composição atual ainda reflete baixa participação da sociedade civil: apenas 17% das cadeiras são ocupadas por organizações não governamentais.

Para Araújo, a presença da ARAYARA no CONAMA é uma oportunidade de reequilibrar esse cenário. Temos mais de três décadas de atuação técnica e independente, e estamos preparados para contribuir com propostas baseadas na ciência, na justiça climática e no interesse público”, reforça Araújo, que é mestre em Gestão Ambiental e doutor em Urgências e Emergências Ambientais.

Com sede em Brasília, presença nacional e internacional, a ARAYARA é referência em políticas públicas, litigância climática e mobilização socioambiental. No Centro-Oeste, a instituição tem intensificado sua atuação em defesa do Cerrado e contra a instalação da Usina Termelétrica Brasília, com destaque para a campanha “Xô Termelétrica”, que mobiliza escolas, movimentos sociais e especialistas diante dos riscos ambientais do projeto.

Recentemente, a ARAYARA também coordenou a articulação de uma carta-manifesto contra a ampliação da exploração petrolífera no país, com adesão unânime das entidades do CNEA. O documento contesta o 5º Ciclo da Oferta Permanente da ANP, que prevê a liberação de 172 blocos de exploração em áreas sensíveis.  A organização também se soma à campanha nacional, coordenada pelo Observatório do Clima, contra o PL da Devastação (PL 2.159/2021).

Araújo ressalta que o fortalecimento da representação técnica e da sociedade civil no principal órgão colegiado ambiental do Brasil é essencial para garantir que a pauta da sustentabilidade e da justiça climática tenha voz ativa da sociedade civil nas políticas públicas do país.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: ‘Se a gente se juntar, ninguém vai construir’, diz criança em audiência sobre instalação de Usina em Brasília

“Por que construir uma usina termelétrica, se ela não vai ajudar a gente a aprender a ler e escrever?”, questionou Sheila, estudante do 5º ano da Escola Classe (EC) Guariroba, durante seminário realizado na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (13), para debater os impactos da construção da Usina Termelétrica (UTE) de Brasília.

Leia Mais »

Seminário da FNCE discute desafios e oportunidades da transição energética rumo à COP30

Na manhã de ontem (14), a Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE) — articulação da qual o Instituto Internacional ARAYARA é membro — , realizou o seminário online e gratuito “Clima, sociedade e energia: oportunidades e desafios da transição energética no Brasil rumo à COP30”. O evento reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir os desafios

Leia Mais »

Ministra do Meio Ambiente defende políticas sociais de Lula, mas evita falar sobre possível exploração de petróleo na Amazônia

Durante o encerramento da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, a ministra Marina Silva afirmou que só foi possível ao governo ampliar o Bolsa Família pelo entendimento do presidente Lula de que “sem sustentabilidade política seria impossível tirar da pobreza milhões de pessoas.” Por: Agência Avenida Marina Silva expandiu o conceito de sustentabilidade, além das dimensões econômica, social e ambiental

Leia Mais »

 Silêncio da Termo Norte amplia indignação contra projeto da UTE Brasília

Em meio à crescente mobilização social e a críticas contundentes, a Câmara dos Deputados sediou na manhã da última terça-feira (13) um seminário para debater os impactos socioambientais da Usina Termelétrica (UTE) Brasília, projeto da empresa Termo Norte Energia. Organizado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o evento reuniu parlamentares, especialistas, representantes de movimentos sociais, órgãos públicos e

Leia Mais »