+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA assume cadeira no Comitê de Bacias Hidrográficas do Norte Pioneiro do Paraná

O Instituto Internacional ARAYARA passou a integrar oficialmente o Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Cinzas, Itararé, Paranapanema 1 e 2 — conhecido como CBH Norte Pioneiro do Paraná. A posse ocorreu durante a 8ª Reunião Extraordinária do colegiado, realizada na última quarta-feira (13), marcando o início do mandato 2025-2029.

Representada pela professora e ambientalista Izabel Cristina Marson (titular) e a Analista Técnico Socioambiental Daniela Barros (suplente), a ARAYARA ocupará a cadeira destinada às organizações não governamentais no segmento da Sociedade Civil Organizada.

Marson destaca que, com a nova composição, a ARAYARA pretende contribuir tecnicamente para pautas estratégicas, como o enfrentamento à poluição hídrica, a proteção de nascentes e a preservação de ecossistemas aquáticos que garantem água para consumo humano, produção agrícola e manutenção da biodiversidade.

O CBH Norte Pioneiro, criado pelo Decreto Estadual nº 5.427/2009, é um órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo e normativo, vinculado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/PR). Ele reúne representantes do poder público, usuários de recursos hídricos e entidades da sociedade civil para definir diretrizes e ações voltadas à preservação e uso sustentável das águas.

Durante a reunião, que aconteceu de forma remota e foi transmitida ao vivo pelo YouTube, também foram empossados outros representantes dos diferentes setores que compõem o comitê. Confira:

 

 

Participação social e políticas de adaptação

O diretor técnico do Instituto Arayara, Juliano Bueno, alerta que, embora o Brasil esteja entre os países mais ricos do mundo em recursos hídricos, já perdeu cerca de 40% de sua água disponível. “Precisamos avançar urgentemente na gestão e preservação da água. Já enfrentamos uma emergência climática, e é fundamental implementar políticas de adaptação”, afirmou.

Bueno chama atenção para a crise hídrica em municípios do Paraná e a necessidade urgente de adaptar estruturas públicas e residenciais às condições climáticas extremas. Ele recorda que, durante a 1ª Conferência Livre Intermunicipal de Meio Ambiente de Sapopema, Figueira e Ibaiti — realizada em janeiro deste ano pelo Instituto ARAYARA, Observatório do Carvão Mineral e ONG Fé, Paz e Clima — foram debatidos problemas ambientais como a contaminação da água por nitratos, agrotóxicos e coliformes fecais; a infraestrutura urbana inadequada para enfrentar chuvas intensas e ondas de calor; além da poluição industrial e dos impactos da mineração de carvão.

Segundo ele, o Brasil enfrenta uma crescente precarização na gestão da água, com desafios cada vez maiores para garantir a distribuição e preservação dos recursos hídricos. Esse cenário também expõe uma limitação significativa na participação social nos processos de discussão e decisão sobre o tema, apesar das promessas de mudanças.

“Precisamos dialogar sobre a substituição do carvão por energias renováveis, a recuperação de áreas degradadas e o fortalecimento da educação ambiental, entre outras medidas. A presença da ARAYARA reforça nosso compromisso com a defesa dos recursos hídricos e com o fortalecimento da gestão participativa da água na região”, completou Bueno.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Lobby compromete negociações sobre fim dos combustíveis fósseis

Posições nacionais contrárias ao mapa do caminho para o fim dos combustíveis fósseis têm forte atuação de lobistas, avaliam especialistas. Uma questão se arrasta desde conferências do clima anteriores à COP30: a presença massiva de lobistas da indústria dos combustíveis fósseis. Belém recebeu mais de 1.600 deles, mostrou uma uma análise da coalizão Kick Big Polluters Out (KBPO), um número maior que

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: ‘Chance de crescer’ e ‘atrapalhava quem produz’: o que pensa a bancada do agro sobre o novo licenciamento ambiental

Medida Provisória que restabelece dispositivos vetados por Lula e amplia flexibilizações foi aprovada na Câmara na terça Os deputados Zé Vitor e Capitão Alberto Neto defendem o texto  Câmara Aprova MP que Flexibiliza Licenciamento Ambiental; Críticos Alertam para Riscos A Câmara aprovou a Medida Provisória que flexibiliza o licenciamento ambiental, restaurando trechos vetados por Lula. O Senado deve votar em

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: ‘O canto da sereia do lobby dos fósseis e os interesses políticos superaram a razão e a ciência climática’

Entrevista com Nicole Figueiredo Oliveira e Juliano Bueno | BRASIL A CIVICUS discute a cúpula climática COP30 com Juliano Bueno e Nicole Figueiredo Oliveira, diretor técnico e diretora executiva do Instituto Internacional Arayara, uma organização brasileira que trabalha pela distribuição justa e sustentável de recursos. Entre 10 e 22 de novembro, Belém sediou a COP30 no coração da Amazônia brasileira,

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Licença Ambiental Especial passa no Senado e segue para sanção

O plenário do Senado Federal aprovou, em votação simbólica, a Medida Provisória 1.308/2025, que cria a licença ambiental especial (LAE) para empreendimentos considerados estratégicos pelos governos federal e estadual. A matéria segue para a sanção da Presidência da República. Em agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou 63 trechos do Projeto de Lei nº 2.159/2021, que institui a Lei Geral

Leia Mais »