+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Ato em Belém denuncia ameaça da exploração de petróleo na Foz do Amazonas

Na noite desta terça-feira (21), movimentos sociais, organizações ambientais, pescadores e lideranças comunitárias se reuniram em Belém (PA) para protestar contra a autorização de perfuração do bloco FZA-M-59, na Foz do Amazonas. O ato — que teve concentração na Escadinha do Cais do Porto e seguiu até a Estação das Docas — reuniu dezenas de pessoas em defesa da vida, da pesca e da Amazônia frente à expansão do petróleo na costa. 

A mobilização ocorreu a menos de um mês da COP30 e expôs a contradição entre o discurso de transição energética do governo brasileiro e a continuidade da política de exploração fóssil. Para os manifestantes, a decisão do Ibama de liberar a perfuração marítima abre um perigoso precedente e ameaça ecossistemas marinhos únicos, comunidades pesqueiras e a soberania alimentar da região.

Pesquisas do Instituto Internacional ARAYARA e do OPG – Observatório do Petróleo e Gás indicam que os blocos já leiloados na Margem Equatorial podem restringir mais de 16 mil km² de áreas de pesca, impactando diretamente comunidades do Amapá, Pará e Maranhão. 

Projetos como o gasoduto de Calçoene e novas rotas de navegação da indústria petrolífera também devem agravar conflitos pelo uso do mar e prejudicar espécies como pargo, piramutaba, gurijuba, pescada amarela e camarão-rosa.

O ato simbólico reuniu ativistas das instituições ambientalistas Pororoka e Rede Cuíras, professores, comunitários dos maretórios, pescadores, além de artistas do coletivo Carimbó Cobra Venenosa, que ecoaram através da  expressão da cultura local versos de proteção aos seus territórios ameaçados. O protesto reforçou o sentimento de resistência da população amazônica frente à nova fronteira de exploração fóssil. Entre cartazes, tambores e cânticos, a mensagem ecoou forte às margens da Baía do Guajará: a Amazônia não está à venda — e o futuro da região depende da defesa da vida, da água e da justiça climática.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Novo estudo do Inesc aponta queda nos subsídios aos fósseis, mas Brasil ainda privilegia combustíveis poluentes

Na tarde desta quinta-feira (23), diretores do Instituto Internacional ARAYARA participaram do lançamento da oitava edição do Monitoramento dos Subsídios às Fontes de Energia no Brasil (2023-2024), realizado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). O estudo revela que, pela primeira vez em oito anos, os subsídios aos combustíveis fósseis caíram 42% em 2024. Apesar da redução, o Brasil ainda mantém

Leia Mais »

Ato em Belém denuncia ameaça da exploração de petróleo na Foz do Amazonas

Na noite desta terça-feira (21), movimentos sociais, organizações ambientais, pescadores e lideranças comunitárias se reuniram em Belém (PA) para protestar contra a autorização de perfuração do bloco FZA-M-59, na Foz do Amazonas. O ato — que teve concentração na Escadinha do Cais do Porto e seguiu até a Estação das Docas — reuniu dezenas de pessoas em defesa da vida,

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Ambientalistas entram com ação para interromper perfuração da Petrobras na Margem Equatorial

Oito organizações e redes dos movimentos ambientalistas, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira, 22, com uma ação na Justiça Federal do Pará contra o Ibama, a Petrobras e a União, pedindo anulação do licenciamento do bloco FZA-M-59, que permitiu à Petrobras iniciar a perfuração de petróleo na bacia sedimentar da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial brasileira.

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: NGOs sue to suspend Petrobras drilling in the Foz do Amazonas basin and challenge Ibama’s license, focusing on environmental impact and traditional peoples.

NGOs file a lawsuit in the Federal Court of Pará to block Petrobras’ drilling in the Foz do Amazonas basin, alleging environmental risks and questioning the license granted by Ibama. This Wednesday (22), a group of NGOs filed a public civil action in the Federal Court of Pará to suspend drilling of oil by Petrobras in the Foz do Amazonas basin. According to information

Leia Mais »