+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Workshop da presidência da COP30 discute soluções climáticas baseadas no oceano

No dia 15 de outubro de 2025, o Instituto Internacional ARAYARA participou do workshop “Mutirão Azul: Acelerando Soluções Climáticas Baseadas no Oceano, organizado pela presidência da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). O encontro reuniu representantes da sociedade civil, povos indígenas, comunidades tradicionais, academia, investidores e órgãos governamentais envolvidos com as agendas de oceano e clima, e contou com a presença da enviada especial para Oceanos, Marinez Scherer.

O evento teve como objetivo discutir estratégias de ação climática alinhadas à Agenda Global de Ação Climática, com foco especial nas soluções baseadas no oceano e sua integração aos planos nacionais e internacionais de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Durante o workshop, a ARAYARA, representada por Kerlem Carvalho, Coordenadora de Oceano e Águas da organização, participou ativamente das discussões relacionadas à energia oceânica renovável e à conservação marinha, temas centrais do “Pacote Azul: Soluções Baseadas no Oceano para a Crise Climática”, principal iniciativa da Agenda de Ação para o Oceano da COP30. O documento, que reúne propostas concretas de políticas e mecanismos de cooperação para proteger os oceanos e promover a descarbonização, será apresentado oficialmente antes da conferência em Belém (PA).


A participação reforçou o compromisso da ARAYARA com a mobilização e articulação política em prol de soluções climáticas baseadas no oceano, evidenciando o papel da organização na defesa de uma transição energética justa e limpa. “O Brasil precisa investir em uma economia azul sustentável, priorizando fontes renováveis e a proteção dos ecossistemas marinhos, em vez de expandir a fronteira dos combustíveis fósseis”, destacou Kerlem.

A ARAYARA apresentou ainda as contribuições do Monitor Oceano, plataforma de acompanhamento e transparência sobre atividades energéticas no litoral brasileiro, que vem subsidiando debates técnicos e políticos sobre os riscos da exploração de petróleo na Margem Equatorial e os impactos sobre comunidades pesqueiras e ecossistemas costeiros.

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Congresso ‘enterrou’ de vez as medidas ambientais que protegem os biomas brasileiros

Em vez de alinhar o Brasil a uma trajetória real de transição energética justa, o cenário interno aponta para o contrário: flexibilização normativa prejudicial, criação de atalhos para megaprojetos fósseis e minerários e, agora, a tentativa de consolidar a Licença Ambiental Especial (LAE) como um instrumento de exceção. __ Passados 10 dias do término da COP30, em Belém, o Congresso

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Petróleo em Alta Reacende Alerta Ambiental

O Brasil quebrou novamente o próprio recorde de produção de petróleo. Em outubro, o país extraiu 4,03 milhões de barris de petróleo por dia e 5,255 milhões de barris de óleo equivalente (incluindo gás natural), segundo dados oficiais divulgados ontem pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). O aumento foi de 2,9% em relação a setembro e de 23,2% na comparação

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Valuing Nature, Empowering Action – Interactive Training with the CSF Calculator Hub

Irina Cabrerizo Suaznábar | December 3, 2025 Pictures / Fotos: Oruê Brasileiro / Odaraê Filmes On November 20, 2025, during COP30, we hosted the workshop “Valuing Nature, Empowering Action: Interactive Training with the CSF Calculator Hub” at the ARAYARA, Amazon Climate Hub in Belém, Brazil. The session brought together people working in conservation for a hands-on exploration of socio-environmental and economic

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Bahia propõe reconhecer a natureza como sujeito de direito

Estado quer seguir tendência de ‘constitucionalismo ecológico’ adotado em outros países, como Equador e Bolívia Por Maristela Crispim A COP30 tornou-se palco de um movimento inédito vindo do Nordeste brasileiro. O deputado Marcelino Galo (PT-BA) apresentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Direitos da Natureza, iniciativa que pretende inserir no texto constitucional baiano o reconhecimento da natureza como sujeito

Leia Mais »