+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ARAYARA na Mídia: Ibama barra usina que ameaçava escola rural e rio no DF

Parecer aponta inviabilidade ambiental do projeto da UTE Brasília

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou um parecer nesta quarta-feira (15) indeferindo a licença prévia para a instalação da Usina Termelétrica de Brasília (UTE). A decisão reconheceu a inviabilidade ambiental e locacional do empreendimento.

O projeto previa a construção da UTE  na Fazenda Guariroba, localizada entre as regiões administrativas de Samambaia e Recanto das Emas. Para a viabilidade do empreendimento, seria necessário o deslocamento da Escola Guariroba, única unidade que atende a população rural do local, com cerca de 400 estudantes.

Além da própria usina, seriam realizadas outras duas obras: a construção do gasoduto Brasil Central, sob responsabilidade da Transportadora de Gás Brasil Central (TGBC), e um ramal de distribuição de energia da Companhia Brasiliense de Gás (Cebgás). O empreendimento também iria captar os recursos hídricos e fariam um despejo de resíduos no Rio Melchior.

O parecer reconheceu que, caso a licença fosse deferida, o impacto na vida dos estudantes devido à remoção da escola, representaria grave prejuízo pedagógico, social e cultural, contrariando o interesse público e o direito fundamental à educação.

A decisão também levou em conta a sensibilidade ambiental sobre o Rio Melchior, que é descrito como um dos cursos d’água mais poluídos do Distrito Federal e avaliado na categoria mais crítica de contaminação (Classe 4), proibindo qualquer contato humano, atividade de pesca ou irrigação.

Pressão popular

Movimentos ambientalistas comemoram a negativa do Ibama. O Instituto Internacional Arayara e o Movimento Salve o Rio Melchior atuaram nas mobilizações para barrar o projeto. O gerente de Transição Energética da Arayara, John Wurdig, acredita que a Termo Norte Energia, empresa responsável pelo empreendimento, não consiga uma reversão judicial.

“É um indeferimento de um longo processo de análise. Os pontos trazidos pelo Ibama são incontestáveis. Dificilmente a empresa vai conseguir obter na justiça essa reversão, porque é um um parecer muito bem fundamentado”, declarou.

Em março, Ibama havia convocado uma audiência pública para discutir a viabilização da proposta. No entanto, integrantes do Instituto se reuniram em frente ao local da reunião e pediram o adiamento da discussão, questionando a transparência do processo e a falha na divulgação do debate público. Porém, a audiência nunca foi realizada.

Integrante do movimento Salve o Rio Melchior, Newton Vieira classificou a decisão do do órgão como “acertada” e uma “vitória para a humanidade”.

“O Ibama acertou em cassar essa autorização e principalmente neste ano da COP 30, onde o mundo todo vai estar olhando para o Brasil. Não faria nenhum sentido ter uma termelétrica na capital do país neste ano”, comemora.

Para Elisa Mergulhão dirigente do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) a decisão do Ibama comprova que a termelétrica não tem viabilidade ambiental e nem social.

“Esse tipo de usina só serve para poluir o ar, aumentar a falta de água e encarecer ainda mais nossa conta de luz. A negativa da licença é resultado de uma análise técnica, mas também é uma vitória da luta popular, pois houve um amplo processo de mobilização que mostrou que a população do distrito federal rejeita esse projeto de energia suja e cara”, destaca.

Fonte: Brasil de Fato

Foto: ARAYARA.org

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Entidades sindicais e ambientais lançam carta conjunta contra a 3ª Oferta Permanente de Partilha (OPP)

O Instituto Internacional ARAYARA, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), o Sindipetro Rio de Janeiro, Sindipetro Pará/ Amazonas/ Maranhão/ Amapá, Sindipetro Sergipe/ Alagoas e Sindipetro Litoral Paulista lançaram uma carta conjunta convocando sindicatos, movimentos sociais e ambientalistas a se mobilizarem contra a 3ª Oferta Permanente de Partilha (OPP), cuja sessão está marcada para o dia 22 de outubro. O ato

Leia Mais »

ARAYARA contribui em debate sobre transição energética em evento preparatório à COP30

Nos dias 14 e 15 de outubro, o Instituto Internacional ARAYARA participou do evento “O Caminho para Belém: Contribuições da Sociedade Civil”, realizado em Brasília. Organizado pela Presidência da COP30 e pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS), o encontro reuniu organizações, redes e movimentos sociais para alinhar estratégias e fortalecer a participação da sociedade civil nos principais debates que ocorrerão

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Ibama nega licença para usina térmica bilionária de “rei do gás”

Projeto da UTE Brasília, da Termo Norte, prevê 1.470 MW de potência instalada; autarquia ambiental citou impactos para escola e para rio no DF Com 1.470 MW (megawatts) de potência e usando gás natural, o projeto é orçado em R$ 6,5 bilhões e tem como sócio o empresário baiano Carlos Suarez, conhecido como “rei do gás”. Com o indeferimento, a UTE Brasília fica impedida

Leia Mais »