+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

FNCE promove seminário sobre transição energética rumo à COP

A Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE) realiza, no dia 14 de maio, das 9h às 13h, o seminário online e gratuito “Clima, sociedade e energia: oportunidades e desafios da transição energética no Brasil rumo à COP30”.

O evento reunirá autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir caminhos e soluções para a transição energética brasileira. Entre os nomes confirmados na abertura estão Ana Toni, diretora executiva da COP30; Thiago Barral, secretário de Transição Energética do Ministério de Minas e Energia (MME); e Luiz Eduardo Barata, presidente da FNCE.

Durante o seminário, serão lançados dois estudos inéditos: “Descarbonização dos sistemas isolados da Amazônia” e os resultados preliminares de “Alternativas justas para o fim do carvão mineral no setor elétrico”.

Um dos destaques da programação é a participação do Instituto Internacional ARAYARA no segundo painel, intitulado “Alternativas justas para o fim do carvão mineral no setor elétrico”. O diretor técnico da organização, Dr. Juliano Bueno de Araújo, será um dos palestrantes e apresentará propostas para uma transição energética justa, com foco na substituição dos subsídios ao carvão por investimentos em fontes renováveis e no desenvolvimento sustentável das regiões carboníferas. 

Neste painel, a ARAYARA apresentará dados do relatório anual da Global Energy Monitor, do qual é coautora. O estudo analisa a produção global de carvão e revela que, entre 2020 e 2024, o Brasil destinou, em média, R$1,07 bilhão (US$185 milhões) por ano em subsídios à geração de eletricidade a partir do carvão mineral.

Também compõem o painel Donato da Silva Filho, diretor-geral da Volt Robotics, e Maria Cristina Silva, diretora do Sindicato dos Eletricitários do Rio Grande do Sul. A mediação será feita por Sílvia Cappelli, procuradora do Ministério Público do RS e coordenadora do Gabinete de Estudos Climáticos.

A programação contempla ainda outros três painéis temáticos: Descarbonização dos sistemas isolados da Amazônia; Impactos das mudanças climáticas no setor elétrico; e Desafios da operação de uma matriz elétrica altamente renovável.

Os debates contarão com a presença de representantes de instituições como WWF, Climatempo, ANEEL, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Instituto E+ Transição Energética, UFRJ, Observatório do Clima, Abradee e ANA.

A Frente Nacional dos Consumidores de Energia é uma coalizão que integra diversas organizações representativas dos diferentes segmentos de consumo de energia no Brasil.O Instituto Internacional Arayara é uma das entidades que integra a coalizão, contribuindo com o debate das questões ambientais e climáticas.

Mais informações sobre o evento, acesse: consumidoresdeenergia.org

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

Audiência pública sobre o fracking no STJ : uma das maiores ameaças à saúde humana e prejuízos ao agronegócio e às mulheres do Brasil

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) sedia, no dia 11 de dezembro de 2025, uma audiência pública de importância crucial para o futuro energético e ambiental do Brasil. O evento coloca em debate a exploração de gás de xisto (shale gas) por meio do fraturamento hidráulico (fracking), uma técnica não-convencional que, segundo dados e subsídios científicos compilados pelo Instituto Internacional

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Roteiro brasileiro para fim dos combustíveis fósseis começa a sair do papel

Lula dá 60 dias para os ministérios do Meio Ambiente, Fazenda e Minas e Energia, e Casa Civil apresentarem as diretrizes para a transição energética justa, mas condiciona financiamento à exploração de petróleo e gás O despacho publicado ontem no Diário Oficial da União onde o presidente Lula convoca os ministérios de Minas e Energia, Fazenda e Meio Ambiente e mais a

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: Direitos humanos e violência política são temas de roda de conversa nesta quarta (10)

A atividade realizada no Dia Internacional dos Direitos Humanos, acontece na sede da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD) Nesta quarta-feira, 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, roda de conversa sobre Direitos Humanos e Violência Política, acontece às 9h, na Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), no Pelourinho. O encontro, iniciativa da vereadora Eliete Paraguassu (PSOL), tem como objetivo fortalecer a

Leia Mais »

ARAYARA na Mídia: STJ:audiência pública discute fracking e impactos ambientais na exploração de gás de xisto

Por Gabriela da Cunha Rio, 8/12/2025 – O Superior Tribunal de Justiça (STJ) analisará nesta quinta-feira, 11, a possibilidade de uso do fraturamento hidráulico (fracking) na exploração de óleo e gás de xisto, durante audiência pública convocada pela Primeira Seção sob relatoria do ministro Afrânio Vilela. No primeiro bloco, apresentarão argumentos o Ministério Público Federal, a Agência Nacional do Petróleo,

Leia Mais »