+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Câmara debate impacto do fracking para extração de gás de xisto no meio ambiente e na saúde humana

As comissões de Saúde e de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados realizam audiência pública nesta quinta-feira (30) para debater os impactos na saúde e no meio ambiente da prática do fracking (fraturamento hidráulico) na extração de gás de xisto.

Essa técnica consiste em realizar perfurações que superam os 3,2 mil metros de profundidade no solo para extrair gás de xisto ou folhelho. Por meio da tubulação instalada nessas perfurações, é injetada uma grande quantidade de água em conjunto com solventes químicos comprimidos, sendo alguns com potencial cancerígeno.

Contaminação
O autor do requerimento para a realização da audiência é o deputado Jorge Solla (PT-BA). Ele cita estudos que mostram que mais de 90% de fluidos resultantes do fracking podem permanecer no subsolo. Parte desse fluido, porém, retorna à superfície contaminando o solo, o ar e os lençóis de água subterrânea.

“A destruição dos recursos naturais afeta diretamente a agricultura, a pecuária, o turismo e o bem-estar das pessoas que vivem nas regiões de extração, além de impedir a exportação da produção”, alerta o deputado. “Por todos esses danos e riscos, vários países já proibiram esta prática, como Alemanha, França, Holanda, Suécia, Bulgária, Polônia e Israel”, acrescenta.

A audiência pode ser acompanhada online no link da Câmara Federal.

Os requerimentos foram feitos pelos Deputados Ivan Valente (PSOL/SP), Coronel Chrisóstomo (PL/RO), Marcelo Queiroz (PP/RJ), Nilto Tatto (PT/SP) e Deputado Jorge Solla (PT/BA).

Confira a lista de convidados para a reunião, que está marcada para as 10 horas, no plenário 2:

EDMILSON COMPARINI MATURANA (presença confirmada – remota)
Coordenador-geral de Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Fluviais e Pontuais Terrestres (CGTef)

THAIS ARAÚJO (presença confirmada – remota)
Assessora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA-MS)
FLÁVIO TORRES (presença confirmada – remota)
Gerente-executivo de SMS e Operações do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP)

BETO LUNITTI (presença confirmada – remota)
Prefeito de Toledo (PR)

MARCIO FELIX (presença confirmada – remota)
Presidente da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP)

TELMO GHIORZI (presença confirmada – remota)
Secretário-Executivo da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (ABESPetro)

JULIANO BUENO DE ARAÚJO (presença confirmada – remota)
Diretor técnico do Observatório do Petróleo e Gás

LUIZ FERNANDO SCHEIBE (presença confirmada – remota)
Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

NICOLE FIGUEIREDO DE OLIVEIRA (presença confirmada – remota)
Coordenadora Nacional da Coalizão Não Fracking Brasil

 

Saiba mais sobre o tema em naofrackingbrasil.com.br

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Posts Recentes

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa rede

Sem spam, notificações apenas sobre novidades, campanhas, atualizações.

Leia também

Posts relacionados

ARAYARA na Mídia: Liminar pede exclusão de térmicas a carvão do LRCap

Por: Camila Maia – MegaWhat 05/03/2026 Na petição, o instituto argumenta que as características operacionais dessas usinas são incompatíveis com o objetivo central do leilão, que é contratar potência flexível capaz de responder rapidamente às necessidades do sistema elétrico. O mecanismo foi desenhado justamente para lidar com um sistema com participação crescente de fontes intermitentes, como eólica e solar, que

Leia Mais »

A proteção do Oceano é destaque em agenda no Peru

Nos dias 24 e 25 de janeiro, o Instituto Arayara participou, em Lima (Peru), da Consulta Regional sobre Capacidades Legais para a Proteção do Oceano, promovida pela Asociación Interamericana para la Defensa del Ambiente (AIDA). O encontro reuniu especialistas em temas marinhos de toda a região da América do Sul, em uma oficina de discussão e diálogo, com o objetivo

Leia Mais »

Na Mídia | Flexibilização do licenciamento ambiental entra em vigor nesta quarta com ações no STF alegando inconstitucionalidade

Derrubada de 56 vetos de Lula pelo Congresso restituiu ao texto dispositivos que ampliam modalidades simplificadas, reduzem a participação de órgãos setoriais e restringem exigências previstas em normas anteriores Por Luis Felipe Azevedo — Rio de Janeiro – O Globo   A Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que flexibiliza o processo de concessão de licenças, entrou em vigor nesta quarta-feira, 180

Leia Mais »

Na mídia | Fracking: STJ pode avaliar uso de técnica controversa e redefinir exploração de gás neste semestre

Processo que discute viabilidade jurídica e condições técnicas para o fraturamento hidráulico foi instaurado pelo tribunal após 11 anos de impasse; tema mobiliza mais de 500 municípios brasileiros Por: Gabriela da Cunha –  Estadão.com Com a volta do ano judiciário, em fevereiro, o STJ pode levar a julgamento, ainda neste semestre, a ação sobre o uso do fracking no País.

Leia Mais »