Vitória histórica:
Ibama barra megatermelétrica do Cerrado!
Movimento #XôTermelétrica celebra conquista popular
UTE Brasília está oficialmente suspensa
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) indeferiu a Licença Prévia da Usina Termelétrica a Gás Natural Fóssil (UTE) Brasília, projeto de 1.470 MW que ameaçava comunidades, ambiente e direitos sociais no Distrito Federal. A decisão, ancorada no Parecer Técnico nº 132/2025-Coert/CGTef/Dilic, reconhece a inviabilidade ambiental e locacional do empreendimento, além de barrar outros três grandes projetos similares vinculados ao gasoduto Brasil Central (TGBC). O licenciamento do gasoduto está vencido há mais de seis anos, tornando todos os projetos fossilizados inviáveis legalmente e ambientalmente.
Mobilização coletiva derruba “Carbon Bomb”
A luta liderada pelo Instituto Internacional ARAYARA, fóruns socioambientais, famílias da Escola Classe Guariroba, e mais de um milhão de cidadãos, impediu a liberação de usinas que somariam mais de 12 milhões de toneladas de CO₂ equivalente — um verdadeiro risco de “Carbon Bomb” e acidificação para o bioma Cerrado. Ao todo, seriam mais de 2 mil hectares de devastação, comprometendo qualidade do ar, da água e o direito à vida digna no DF
Direitos garantidos pela força da comunidade
• Educação: a Escola Classe Guariroba e seus 568 alunos não serão removidos para dar lugar à usina.
• Meio Ambiente: mais de 31 hectares de Cerrado nativo preservados; o rio Melchior poupado da captação de água e lançamento de efluentes de baixa qualidade.
• Saúde: evitados graves riscos de poluição atmosférica e maximização de doenças respiratórias, especialmente entre populações vulneráveis do DF.