+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Vitória histórica:


Ibama barra megatermelétrica do Cerrado!
Movimento #XôTermelétrica celebra conquista popular

VENCEMOS A CARBON BOMB_2

UTE Brasília está oficialmente suspensa


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) indeferiu a Licença Prévia da Usina Termelétrica a Gás Natural Fóssil (UTE) Brasília, projeto de 1.470 MW que ameaçava comunidades, ambiente e direitos sociais no Distrito Federal. A decisão, ancorada no Parecer Técnico nº 132/2025-Coert/CGTef/Dilic, reconhece a inviabilidade ambiental e locacional do empreendimento, além de barrar outros três grandes projetos similares vinculados ao gasoduto Brasil Central (TGBC). O licenciamento do gasoduto está vencido há mais de seis anos, tornando todos os projetos fossilizados inviáveis legalmente e ambientalmente.

Mobilização coletiva derruba “Carbon Bomb”

A luta liderada pelo Instituto Internacional ARAYARA, fóruns socioambientais, famílias da Escola Classe Guariroba, e mais de um milhão de cidadãos, impediu a liberação de usinas que somariam mais de 12 milhões de toneladas de CO₂ equivalente — um verdadeiro risco de “Carbon Bomb” e acidificação para o bioma Cerrado. Ao todo, seriam mais de 2 mil hectares de devastação, comprometendo qualidade do ar, da água e o direito à vida digna no DF

Direitos garantidos pela força da comunidade

  • • Educação: a Escola Classe Guariroba e seus 568 alunos não serão removidos para dar lugar à usina.

  • • Meio Ambiente: mais de 31 hectares de Cerrado nativo preservados; o rio Melchior poupado da captação de água e lançamento de efluentes de baixa qualidade.

  • • Saúde: evitados graves riscos de poluição atmosférica e maximização de doenças respiratórias, especialmente entre populações vulneráveis do DF.

Reconhecimento à mobilização sem precedentes

Em junho de 2025, mais de 400 pessoas ocuparam o Centro Cultural de Samambaia, levando o Ibama a suspender a audiência pública do projeto, com apoio de diversas entidades e representantes parlamentares. Ao longo de 11 meses, foram realizados mais de 100 eventos e oficinas, consolidando a maior mobilização comunitária de resistência socioambiental do DF.​

Suspensão trava “falsa modernização energética”

Além de impedir a remoção da escola e a destruição do Cerrado, a decisão inviabiliza a participação da UTE Brasília no Leilão de Reserva de Capacidade do setor elétrico. Com isso, projetos baseados em estudos ultrapassados, incentivos retirados pelo governo federal e grave risco de racismo ambiental ficam bloqueados.

Acesse a Decisão do IBAMA

Parabéns aos mobilizados e aos técnicos do Ibama!

Esta vitória pertence a todos que resistiram, protestaram, assinaram petições, participaram de audiências e oficinas, fortalecendo compromissos com a saúde ambiental e a justiça social do DF. Seguimos mobilizando contra retrocessos disfarçados de modernização energética e por uma Brasília justa para todxs.​

CONFIRA ABAIXO, O HISTÓRICO DA CAMPANHA!

#XôTermoelétrica - Salve o Rio Melchior e o Futuro do Distrito Federal!

A UTE Brasília é uma ameaça ao meio ambiente, à saúde pública e ao futuro do DF. Junte-se a nós para impedir a instalação dessa termoelétrica a gás fóssil que irá piorar a qualidade do nosso ar!

assine a petição

A proposta de instalação da Usina Termelétrica (UTE) Brasília movida a gás natural no Distrito Federal representa um retrocesso ambiental, um risco à saúde da população e uma contradição às políticas de combate à emergência climática. Precisamos da sua voz para impedir esse desastre!

A UTE Brasília em Números:

•  130 metros de altura das chaminés (equivalente a um prédio de 42 andares).
•  4,7 milhões de toneladas de CO₂ emitidas por ano.
•  144 mil litros de água perdidos diariamente.
•  31,91 hectares de Cerrado destruídos.
•  560 crianças afetadas com o fechamento da Escola Classe Guariroba.

Créditos das fotos: Juliana Duarte ( @junomundo )

O que está em jogo?

•  A qualidade do ar e da água que milhões de pessoas no DF dependem.

•  O futuro do Rio Melchior, já altamente poluído e ameaçado.

•  A saúde pública, especialmente de comunidades vulneráveis.

•  O compromisso com a transição energética sustentável.

Assine a petição e diga #XôTermelétrica!

 Exigimos que o Governo do Distrito Federal e o IBAMA suspendam o licenciamento da UTE Brasília e priorizem investimentos em energias renováveis, como solar e eólica, que geram empregos, protegem o meio ambiente e garantem um futuro sustentável para todos.

Junte-se à Nós!

Juntos, podemos pressionar as autoridades a tomar a decisão certa. Sua assinatura faz a diferença!

Adicione o texto do seu título aqui

IMPRENSA