+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Riscos de desmatamento aumentam à medida que o coronavírus dificulta a proteção do Sudeste Asiático

KUALA LUMPUR, 26 de março (Thomson Reuters Foundation) – As florestas tropicais do Sudeste da Ásia enfrentam uma ameaça cada vez maior de madeireiros e caçadores ilegais, já que as restrições ao coronavírus dificultam os esforços de conservação, alertaram grupos verdes na quinta-feira.

Na Malásia e na Indonésia – lar de grandes áreas de florestas protegidas – o pessoal da polícia e do exército está sendo amplamente utilizado em áreas urbanas para reforçar os bloqueios ou ajudar a construir instalações de saúde de emergência para lidar com o surto de COVID-19.

Enquanto isso, a capacidade das plantações, ambientalistas e agências florestais estaduais de monitorar florestas e agir em caso de desmatamento está sendo dificultada por restrições ao movimento impostas por autoridades e organizações para conter a pandemia.

“O bloqueio está impactando os esforços de proteção florestal, já que as equipes de campo não conseguem trabalhar”, disse Arie Rompas, ativista florestal do Greenpeace Indonésia.

“Estamos preocupados que as empresas possam tirar proveito do bloqueio e vê-lo como uma oportunidade de expandir e limpar a floresta”, disse ele à Thomson Reuters Foundation. “Ninguém deve tirar proveito da crise do COVID-19 para seu próprio ganho.”

O mundo perdeu 12 milhões de hectares (30 milhões de acres) de cobertura de árvores tropicais em 2018 – o equivalente a 30 campos de futebol por minuto – segundo o serviço de monitoramento Global Forest Watch.

A Malásia estava entre os seis países com o maior encolhimento florestal naquele ano. Entre 2001 e 2018, perdeu cerca de um quarto de sua cobertura de árvores, equivalente a 7,7 milhões de hectares.

Além de ser uma importante fonte de madeira e produtos de madeira, o país do Sudeste Asiático é o segundo maior produtor de óleo de palma – o óleo comestível mais utilizado no mundo – depois da Indonésia.

Nos últimos anos, as plantações de palmeiras na Malásia e na Indonésia, que possuem a terceira maior floresta tropical do mundo, foram objeto de escrutínio sobre extração de madeira, desmatamento, incêndios e abusos de trabalho.

Oyvind Eggen, diretor da Rainforest Foundation Norway, com sede em Oslo, disse que há limites para quanta floresta pode ser destruída no curto prazo.

Mas se a pandemia de coronavírus durar meses, “certamente veremos proteção (florestal) enfraquecida”, acrescentou.

“Não apenas veremos capacidade reduzida no governo e nas ONGs, mas também espero que a atenção dos governos e políticos seja direcionada para outro lugar”, disse ele.

Os povos indígenas e as comunidades dependentes da floresta, que geralmente trabalham com grupos verdes locais, provavelmente se tornarão mais importantes para os esforços de conservação durante a crise de saúde dos coronavírus, disseram especialistas em florestas.

PESSOAS FLORESTAIS EM RISCO
As plantações de óleo de palma da Malásia e da Indonésia continuaram em grande parte a operar durante o surto de coronavírus, embora alguns distritos da Malásia tenham fechado as plantações.

“Sem dúvida, o COVID-19 interromperá as práticas comerciais habituais para empresas florestais e do agronegócio industrial”, disse Gemma Tillack, diretora de políticas florestais do grupo ambiental dos EUA, Rainforest Action Network.

“O tempo dirá se essas empresas e seus clientes … irão explorar essa situação ou usá-la para acelerar os esforços para eliminar o desmatamento, a degradação das turfeiras e as violações dos direitos humanos de suas cadeias globais de fornecimento”.

Nos últimos anos, as empresas de plantio voltaram-se cada vez mais para a tecnologia para ajudar a monitorar florestas e limpar suas cadeias de suprimentos.

Grupos verdes disseram que, se o desmatamento ocorrer durante o surto de coronavírus, imagens de satélite e outras ferramentas ainda detectariam a limpeza ilegal e o transporte de madeira, para que ações sejam tomadas posteriormente.

As empresas devem, no entanto, permanecer em alerta máximo para tentar manter suas cadeias de suprimentos livres de desmatamento, acrescentaram.

Os governos também podem fornecer ajuda financeira para áreas protegidas, onde as comunidades dependem do turismo para obter renda e terão uma queda na receita à medida que os visitantes ficarem em casa, disseram conservacionistas.

Faith Doherty, líder da equipe florestal da Agência de Investigação Ambiental de Londres, alertou que “pessoas sem escrúpulos sempre tirarão vantagem quando puderem”.

“Uma preocupação constante é a segurança e proteção das comunidades mais vulneráveis ​​à violência na floresta”, disse ela.

Reportagem de Michael Taylor; Edição de Megan Rowling; da Thomson Reuters

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Nossas redes

E-mail: arayara@arayara.org

Sede Nacional
Brasília – DF ( Distrito Federal)
Avenida Rabelo 46D
CEP 70804-020
Fone/WhatsApp: +55 61 999335152

Núcleo Região Sul
Curitiba – Parana
Rua Gaspar Carrilho Junior 001
Bosque Gutierrez- Memorial Chico Mendes
CEP 80.810-210
Fone/WhatsApp: +55 41 998453000

Núcleo Norte
Belém – Pará

Núcleo Sudeste
Macaé – Rio de Janeiro

Núcleo Nordeste
São Luís – Maranhão

Núcleo Centro Oeste
Sinop – Mato Grosso

Contato